Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)
Em 22/11/2024 em 15:03, Lucas, o Schrödinger disse:

Eu não sei se é realmente o dobro, só tracei linhas no gráfico e ficou parecendo isso…

Exagerou um pouco, fazendo uma leitura mais precisa achei ~1,9 contra ~1,2 de média e ~0,2 de intervalo de confiança:

Spoiler

Mx1A613Ux.png

Então seria ~60% de ganho pra 100% maior ingestão de proteína, mas isso em média. Considerando o desvio como 0,1 (se o intervalo de confiança é 0,2, deve ficar bem por aí), a distribuição fica assim:

p8-3entTY.png

No fim eu não cheguei a traçar, mas se colocar junto a curva de 2 ou 2,5 g/kg, vai cair na meiota ali, ou da meiota a um pouco pra cima, e ter uma sobreposição grande entre as curvas.

Editado por Super Ogro

Publicidade

Postado
Em 22/11/2024 em 15:03, Lucas, o Schrödinger disse:

Eu não sei se é realmente o dobro, só tracei linhas no gráfico e ficou parecendo isso… acho q a interpretação que fica é mais ou menos aquela da dose resposta e eu acho q essa dose resposta diminui a partir de certo momento, algo ali na faixa de 1,3-1,6 e os ganhos ficam cada vez menores com os aumentos de proteína, embora não seja exatamente isso que vemos no gráfico H da meta.

O gráfico H brilha nos olhos pela tendência traçada.

Minha intenção é terminar a leitura mais tarde e dependendo da conclusão planejar um teste por dois meses metrificando alguns pontos interessantes para comparação com um consumo de 2g/kg que é a proporção que utilizo hoje. 

Postado
Em 22/11/2024 em 15:23, Super Ogro disse:

Então seria ~60% de ganho pra 100% maior ingestão de proteína, mas isso em média. Considerando o desvio como 0,1 (se o intervalo de confiança é 0,2, deve ficar bem por aí)

Seu gráfico ficou bem melhor kkkkk

Mesmo assim, achei 60% muita coisa. Se for isso, é uma diferença absurda. Testa aí 2,2 (que é o padrão) versus 3,0.

Em 22/11/2024 em 15:24, CDR disse:

Minha intenção é terminar a leitura mais tarde e dependendo da conclusão planejar um teste por dois meses metrificando alguns pontos interessantes para comparação com um consumo de 2g/kg que é a proporção que utilizo hoje. 

Só acho dois meses muito pouco pra vc conseguir tirar uma conclusão boa. Se realmente quiser tirar uma conclusão decente, tenta uns 6 meses (não é fácil, mas faz esse sacrifício por nós kkkk)

Postado
Em 22/11/2024 em 15:32, Lucas, o Schrödinger disse:

Seu gráfico ficou bem melhor kkkkk

Mesmo assim, achei 60% muita coisa.

Para quem briga por pequenas porcentagens, 60% é ouro.

Em 22/11/2024 em 15:32, Lucas, o Schrödinger disse:

Só acho dois meses muito pouco pra vc conseguir tirar uma conclusão boa. Se realmente quiser tirar uma conclusão decente, tenta uns 6 meses (não é fácil, mas faz esse sacrifício por nós kkkk)

Dois meses daria para fazer uma análise rasa, consequentemente levando em consideração os 6 meses que você recomendou. Se eu for para frente com esse experimento eu abro um diário para fazer um relato.

Postado (editado)
Em 22/11/2024 em 15:51, CDR disse:

Para quem briga por pequenas porcentagens, 60% é ouro.

Duas coisas a considerar, primeiro que essa é a diferença média. Indivíduo a indivíduo, a diferença real pode ultrapassar 100% em alguns casos e ficar próxima a zero em outros. E a segunda é que esse tipo de estudo é correlacional, ou seja, a ideia é isolar o máximo de fatores possíveis e tentar identificar alguma associação entre dois (ingestão de proteína e ganho de massa magra, no caso), não necessariamente uma relação causal. É possível, por exemplo, que a ingesta de proteína mais alta também esteja associada a outros fatores que falharam em ser identificados, filtrados e indiretamente afetaram o ganho de massa magra nos estudos.

No final, com essa grande variação individual, o negócio é testar mesmo. Em déficit pode valer a pena ir além dos 2 g/kg e em superávit os 1,5 kg/kg podem ser suficientes. Alguns ficam estufados ou com a digestão ruim comendo muita proteína, outros não tem problema com isso. Ou ainda o contrário, se comer pouca proteína fica sentindo fome. Testa uns meses de cada e vê como o corpo e a rotina respondem.

Editado por Super Ogro
Postado
Em 22/11/2024 em 16:49, Super Ogro disse:

Duas coisas a considerar, primeiro que essa é a diferença média. Indivíduo a indivíduo, a diferença real pode ultrapassar 100% em alguns casos e ficar próxima a zero em outros. E a segunda é que esse tipo de estudo é correlacional, ou seja, a ideia é isolar o máximo de fatores possíveis e tentar identificar alguma associação entre dois (ingestão de proteína e ganho de massa magra, no caso), não necessariamente uma relação causal. É possível, por exemplo, que a ingesta de proteína mais alta também esteja associada a outros fatores que falharam em ser identificados, filtrados e indiretamente afetaram o ganho de massa magra nos estudos.

No final, com essa grande variação individual, o negócio é testar mesmo. Em déficit pode valer a pena ir além dos 2 g/kg e em superávit os 1,5 kg/kg podem ser suficientes. Alguns ficam estufados ou com a digestão ruim comendo muita proteína, outros não tem problema com isso. Ou ainda o contrário, se comer pouca proteína fica sentindo fome. Testa uns meses de cada e vê como o corpo e a rotina respondem.

Saquei...

Não é nada certo, mas se eu fizer esse teste vou aderir sua sugestão para futura comparação.

Postado

Deixar registrado esses dois estudos aqui, feitos em bodybuilders:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31618421/

Conclusions: A breakpoint protein intake of ∼2.0 g·kg-1·d-1, which maximized whole-body anabolism in resistance-trained men after exercise, is greater than previous IAAO-derived estimates for nonexercising men and is at the upper range of current general protein recommendations for athletes. The capacity to enhance whole-body net balance may be greater than previously suggested to maximize muscle protein synthesis in resistance-trained athletes accustomed to a high habitual protein intake.

Nesse aqui a faixa encontrada foi do ponto de quebra de 2,01g/kg até o limite superior do intervalo de confiança  de 2,38g/kg. 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30779631/

The EAR for protein and the upper 95% confidence interval were 2.1 and 2.6 g·kg-1·day-1, respectively. 

Nesse segundo a faixa encontrada foi do ponto de quebra de 2,1g/kg até o limite superior do intervalo de confiança  de 2,6g/kg. 

Postado

Mais importante de tudo nesse ótimo tópico não é dizer pras pessoas que comer mais proteína por kg é melhor e sim abrir as mentes que andam bitoladas em dogmas de que única coisa certa é 1,8-2g/kg e comer mais é só desperdício, burrice, queimar dinheiro e etc

Negócio é testar em si, ve como corpo reage e aí ver a sua estratégia.

eu me dou melhor com proteína na casa de 2,5-3, tenho amigo que foram pra quase 4g/kg e colocaram shapes de competição, enquanto tenho outro amigo que come salsicha e mortadela e tem 45cm de braço com abdômen marcado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...