Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo de descanso longo vs curto

Takashicudefoice

Posts Recomendados

Em 05/02/2023 em 13:31, Vitor_Maromba disse:

Se são 2 minutos, 4 minutos, 3 min e 24 segundos foda se, seu corpo não cronometra. 

Só que o corpo também não "pesa" (como uma balança), mas levantar 100 kg é diferente de levantar 97 ou 105. Assim como descansar 2 minutos é diferente de descansar 1,5 ou 3 minutos. A densidade é uma das variáveis de treino, mas fazendo descanso "ad libitum" perdemos o controle sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pra simplificar:

- Descanso curto para exercícios voltados pra pump/técnica/isolados em que altas cargas não são tão interessantes.

Ex: elevações lateral ou frontal, exercícios no cabo e etc.

-Descano longo para exercícios em que a carga faz sentido, de preferência os compostos.

Ex: supino, remada curvada, agachamento, terra e etc...

O interessante é mesclar os dois dentro do seu treino. 

Nada te impede de inverter isso, usar um estilo ou outro isolado, fazer periodizacões e afins.

O que importa é ter consciência do que está sendo feito e avaliar se os resultados estão coerentes.

Link para o comentário

Em 05/02/2023 em 21:16, Super Ogro disse:

Só que o corpo também não "pesa" (como uma balança), mas levantar 100 kg é diferente de levantar 97 ou 105. Assim como descansar 2 minutos é diferente de descansar 1,5 ou 3 minutos. A densidade é uma das variáveis de treino, mas fazendo descanso "ad libitum" perdemos o controle sobre ela.

Todo método tem suas vantagens e suas desvantagens.

A ideia não eh um descanso infinito, na verdade eh o mínimo possível pra que vc consiga dar a máxima intensidade possível na próxima série.

Assim como tem dias que estamos mais dispostos, tem aqueles dias que o cansaço bate. Eh normal. Nesse dia vc precisa de mais descanso entre uma série e outra, se manter o tempo cronometrado, não sairá igual, e perderá em intensidade.

Sobre a densidade que vc citou, desde que não se perca o aquecimento muscular com o descanso, acho mais proveitoso manter intensidade do que se preocupar com ela. O corpo não cronometra, te diz se está mais descansado ou pronto, mas carga eh algo que ele lê mais prontamente, então no seu exemplo de 97 pra 105kg a uma bela diferença, prefiro os 105 com mais descanso.

Talvez não tenha deixado claro no meu primeiro post, deixo agora. Foi um divisor de águas PRA MIM. Se vc eh mais constante e segue bem cronometrando, não há problema algum, eu prefiro o intuitivo, e assim como o @TheAlchemist.coach bem colocou, com tempos bem distintos de acordo com o exercício e grupo muscular trabalhado.

Editado por Vitor_Maromba
Link para o comentário

Vou te dizer o que eu gosto de fazer, eu começo o treino com os compostos pesados, então eu priorizo a carga, dando um intervalo mais longo de descanso, mais para o fim do treino, fazendo isoladores, máquinas e/ou dropsets/bisets e etc eu dou menos tempo de descanso. Simples assim.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...