Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação Treino ABCDE


Frangolino de Verão
Ir para solução Solucionado por Coach.Wagner ,

Posts Recomendados

Fala aí galera! Recentemente resolvi mudar meu treino, por muito tempo usei o ABC clássico, depois fui pro ABCD por um período e gostei (usei pra aumentar a frequência do treino de pernas), e agora resolvi testar um ABCDE. Faço academia há muitos anos mas só entendi a ideia de treinar pesado faz 1 ano e meio, então considero isso como meu tempo de treino de verdade

 

Queria umas opiniões de vocês, já ouvi falar que pra natural não é tão bom porque fica muito tempo de intervalo pra cada grupamento muscular mas também já ouvi falar bem. Tinha 3 objetivos principais: ter 2 treinos de perna (um mais focado pra quadríceps e outro pra posterior), ter um treino separado de braço sem juntar com peito/costas, e treinar panturrilha 2x na semana pra ver se cresce kkkk

 

Treino A - Peito e Panturrilha

Aquecimento Supino Halteres - 2x15
Supino Inclinado - 4x12
Supino Reto Halteres (drop-set) - 4x12
Crossover reto (bi-set) - 3x12
Supino Prensado (bi-set) - 3x15

 

Gêmeos Leg Press - 4x12
Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12
 

 

Treino B - Perna (Quadriceps) e Abdominal

Aquecimento Cadeira Extensora Slow - 4x12
Agachamento - 4x12
Leg Press - 4x12
Agachamento Búlgaro - 4x12
 

Abdominal (Reto + Oblíquo) - 3x15
Prancha Abdominal - 3x60s
 

 

Treino C - Tríceps, Bíceps e Antebraço

Aquecimento Tríceps Corda - 2x15
Tríceps Francês unilateral - 3x12
Tríceps Coice Unilateral - 3x12
Tríceps Testa Barra W - 3x12
 

Aquecimento Rosca Polia Baixa - 2x15
Rosca Alternada - 3x12
Rosca Scott Unilateral - 3x12
Rosca na Polia Alta - 3x12
Rosca Inversa - 3x12
Rosca punho Barra W (Rest-Pause) - 3x12
 

Treino D - Posterior + Panturrilha e Ombro

Cadeira Flexora (drop-set) - 4x12
Stiff Smith - 4x12
Gêmeos Leg Press - 4x12
Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12
 

Desenvolvimento Arnold - 4x12
Elevação Lateral c/ Halter - 3x12
Elevação Lateral na Polia - 3x12
 

Treino E - Costas e Trapézio

Aquecimento Remada Curvada - 2x15
Remada Cavalinho - 4x12
Pulley Frente - 4x12
Remada Serrote - 4x12
Remada Baixa (drop-set) - 3x12
 

Encolhimento Halteres - 4x12
Encolhimento Smith - 4x12

 

 

 

Me digam aí o que acham dessa divisão

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Irmão, eu iria um pouco diferente

 

perna

peito e ombro

Costas

perna

braços

 

e tem alguns exercícios, ordem e etc que não me apetecem muito, e no MEU GOSTO eu acho um volume muito baixo, mas isso é MINHA OPINIÃO!!! Tô escrevendo assim porque tem um pessoal que tem dificuldade de cognição ou só gosta de implicar mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2023 em 21:56, MadrugaDentista disse:

Irmão, eu iria um pouco diferente

 

perna

peito e ombro

Costas

perna

braços

 

e tem alguns exercícios, ordem e etc que não me apetecem muito, e no MEU GOSTO eu acho um volume muito baixo, mas isso é MINHA OPINIÃO!!! Tô escrevendo assim porque tem um pessoal que tem dificuldade de cognição ou só gosta de implicar mesmo 

 

Relaxa, minha ideia mesmo era ver a opinião da galera e pegar um pouco de cada um kkkk

 

O que você mudaria de exercícios e de volume? Tentei manter 16-20 séries pra músculos grandes e 9-12 pra pequenos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Queria umas opiniões de vocês, já ouvi falar que pra natural não é tão bom porque fica muito tempo de intervalo pra cada grupamento muscular mas também já ouvi falar bem.

O ponto é que, não é que não seja bom, todavia, treinos mais frequentes TENDEM a ser melhores. Tender a algo não necessariamente diz que com toda certeza vá ser, mas tem uma forte tendência.

No final do dia o que vai importar é a tua adesão aquele programa e taxa de progressão.

Se com uma rotina menos frequênte tu tem uma adesão maior, ela TENDE a lhe trazer melhores resultados.

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Tinha 3 objetivos principais: ter 2 treinos de perna (um mais focado pra quadríceps e outro pra posterior), ter um treino separado de braço sem juntar com peito/costas, e treinar panturrilha 2x na semana pra ver se cresce kkkk

Esse quote é só pra separar mesmo.

Aquecimento ou preparação para o treino, tirando a parte de flexibilidade e etc, é NO EXERCÍCIO.

Se, por exemplo teu treino A, começa com supino inclinado, é nele que tu vai fazer o aquecimento, não em outro exercício.

E não faz a burrada que comentaram de "aquecer até a falha", coisa de quem não sabe absolutamente nada do que ta fazendo e nem pra que serve o aquecimento.

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Treino A - Peito e Panturrilha

Aquecimento Supino Halteres - 2x15
Supino Inclinado - 4x12
Supino Reto Halteres (drop-set) - 4x12
Crossover reto (bi-set) - 3x12
Supino Prensado (bi-set) - 3x15

 

Gêmeos Leg Press - 4x12
Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12

Sempre que for utilizar alguma técnica de densidade, como dropset, tenta jogar para o último exercício daquele grupamento, pois depois dela, tu tende a ter um declínio de performance bem grande, e com ele, a diminuição do estímulo e progressão.

Mesma coisa para o BiSet, sendo nele o melhor até não fazer, a não ser que precise diminuir o tempo da sessão, e mesmo assim ainda seria melhor simplesmente tirar um exercício e aumentar o volume em outro.

 

O que seria "supino prensado"?

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Treino B - Perna (Quadriceps) e Abdominal

Aquecimento Cadeira Extensora Slow - 4x12
Agachamento - 4x12
Leg Press - 4x12
Agachamento Búlgaro - 4x12
 

Abdominal (Reto + Oblíquo) - 3x15
Prancha Abdominal - 3x60s

Sobre aquecimento já dei a letra lá em cima.

Leg press e búlgaro estimam o quadriceps basicamente do mesmo jeito, não tem pq manter os dois no treino.

Seria muito mais proveitoso tirar um dos dois e colocar a extensora de verdade e não essa de mentirinha em slow.

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Treino C - Tríceps, Bíceps e Antebraço

Aquecimento Tríceps Corda - 2x15
Tríceps Francês unilateral - 3x12
Tríceps Coice Unilateral - 3x12
Tríceps Testa Barra W - 3x12

Como já tem esse francês no treino, exigindo bastante da porção alongada do movimento, e o coice (espero que com halter) exigindo no máximo encurtamento, uma extensão tricipital simples em vez do testa seria um complemento bem melhor.

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Aquecimento Rosca Polia Baixa - 2x15
Rosca Alternada - 3x12
Rosca Scott Unilateral - 3x12
Rosca na Polia Alta - 3x12
Rosca Inversa - 3x12
Rosca punho Barra W (Rest-Pause) - 3x12

Aqui as escolhas foram muito boas.

Rosca Scott exigindo do biceps em posição alongada, Rosca na polia alta (espero que seja hércules) exigindo em posição encurtada, um complementando o outro já em cima da fadiga da rosca alternada, top.

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Treino D - Posterior + Panturrilha e Ombro

Cadeira Flexora (drop-set) - 4x12
Stiff Smith - 4x12
Gêmeos Leg Press - 4x12
Gêmeos em Pé Smith (FST-7) - 7x12

novamente:
"Sempre que for utilizar alguma técnica de densidade, como dropset, tenta jogar para o último exercício daquele grupamento, pois depois dela, tu tende a ter um declínio de performance bem grande, e com ele, a diminuição do estímulo e progressão."

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Desenvolvimento Arnold - 4x12
Elevação Lateral c/ Halter - 3x12
Elevação Lateral na Polia - 3x12

Desenvolvimento Arnold é uma baita perda de tempo. Tu aumenta a fadiga no deltóide anterior, utilizando algo que não favorece o crescimento muscular de maneira eficiente que é a isometria.

Seria muito melhor um desenvolvimento com halter convencional ou com barra livre/smith

Em 15/01/2023 em 21:03, Frangolino de Verão disse:

Treino E - Costas e Trapézio

Aquecimento Remada Curvada - 2x15
Remada Cavalinho - 4x12
Pulley Frente - 4x12
Remada Serrote - 4x12
Remada Baixa (drop-set) - 3x12
 

Encolhimento Halteres - 4x12
Encolhimento Smith - 4x12

Aqui as escolhas também foram muito boas.

2 exercícios focados na parte superior das costas (cavalinho e pulley frente, desde que o cavalinho seja com pegada aberta) e 2 para a parte de baixo das costas (serrote e remada baixa).

Dica, se for fazer essa remada baixa com triângulo, mude pra unilateral ou com barra. O triângulo limita o movimento e consequentemente a ação da dorsal.

Spoiler

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Coach.Wagner valeu pelas dicas, ajudaram muito! Vou ajustar essas coisas no meu treino.

 

Em 16/01/2023 em 15:56, Coach.Wagner disse:

O que seria "supino prensado"?

É aquele supino segurando uma anilha entre as palmas das mãos, nunca descobri o nome real desse exercício

 

Em 16/01/2023 em 15:56, Coach.Wagner disse:

Como já tem esse francês no treino, exigindo bastante da porção alongada do movimento, e o coice (espero que com halter) exigindo no máximo encurtamento, uma extensão tricipital simples em vez do testa seria um complemento bem melhor.

Nesse caso aqui, a extensão simples seria tipo um corda / pulley? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2023 em 18:59, Frangolino de Verão disse:

É aquele supino segurando uma anilha entre as palmas das mãos, nunca descobri o nome real desse exercício

Uma das maiores perdas de tempo já criadas dentro de uma sala de musculação. Esse deveria ser o nome desse "exercício".

Em 18/01/2023 em 18:59, Frangolino de Verão disse:

Nesse caso aqui, a extensão simples seria tipo um corda / pulley? 

Com corda não, com barra.

Vale muito mais a pena fazer uma extensão tricipital unilateral no cabo do que com corda, se tiver que optar por ela.

Spoiler

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2023 em 20:11, gustavooliver71 disse:

@Coach.Wagner pq prefere o coice com halter do que com a polia? tava pensando em utilizar no meu treino 

Complemento de estímulo no caso específico do treino dele.

O francês exige do triceps em comprimento alongado, enquanto o coice feito com halter vai ter a maior exigência do triceps em comprimento encurtado.

Um exercício complementa o estímulo do outro.

 

A gente pode fazer o mesmo paralelo comparando um agachamento e uma cadeira extensora (falando em vastos).

Agachamentos exigem do quadriceps em comprimento alongado (quanto mais encurtado, vulgo em pé, mais fácil fica o movimento), enquanto a cadeira extensora exige no pico da contração/encurtamento (pode variar de acordo com a fabricação da máquina e/ou posicionamento no banco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...