Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Em 30/12/2022 em 13:18, Zanne disse:

Não sei de onde vc tirou que volume menor = menos estímulo.

É um equívoco, é menos trabalho, mas não necessariamente menos estímulo. 

A magnitude do estímulo de um treino, fixando taxa de esforço e intensidade, é uma parâmetro QUANTITATIVO...diretamente relacionado ao volume da sessão.

Publicidade

Postado
Em 30/12/2022 em 13:20, debew disse:

A magnitude do estímulo de um treino, fixando taxa de esforço e intensidade, é uma parâmetro QUANTITATIVO...diretamente relacionado ao volume da sessão.

Mas por que eu fixaria a taxa de esforço e intensidade se elas também variam na prática? 🤔

É tipo desprezar a resistência do ar nos cálculos de física.

Postado
Em 30/12/2022 em 13:23, Zanne disse:

Mas por que eu fixaria a taxa de esforço e intensidade se elas também variam na prática? 🤔

Porque lógicamente foram fixadas pra não tem babaquice de:

- "ah mas se a pessoa treina fofo?";

- "ah mas e se eu faço isso";

- "ah mas se eu faço aquilo".

Spoiler

E mesmo assim ainda conseguiram criar um mimimi em cima por não entender...

Magnitude de estímulo se da pelo volume.

Se manipula as outras variáveis para jogar mais ou menos volume e exposição a um determinado estímulo.

...

Em 30/12/2022 em 13:23, Zanne disse:

É tipo desprezar a resistência do ar nos cálculos de física.

Seria se eu tivesse dito:

- " não importa o que tu fizer de esforço ou a intensidade que usar"

AI SIM seria como desprezar algo.

No momento que eu fixei, foi justamente o contrário.

Postado (editado)
Em 30/12/2022 em 11:24, askywalker disse:

Olá pessoal, faço treino ABCDE, sendo segunda peito, terça costas, quarta perna, quinta ombro e trapézio e sexta braço, e estava querendo após o cutting começar uma periodização no peito, treinando-o também na quinta junto com ombro, começando com peito e depois indo pra ombro. Então na segunda faria um treino de peito em que o musculo secundário seria mais o triceps como supinos e na quinta o ombro como crucifixo e crossover. Minha dúvida é, quantas séries eu vou ter que fazer em cada treino de peito? No momento eu faço 16 séries pra peito na semana sendo na segunda, mudando agora pra esse modelo continuarei a fazer 16 series na segunda e farei mais 16 na quinta ou dividirei essas 16 series na semana, sendo 8 na segunda e 8 na quinta, ou ainda fazendo 12 séries na segunda e 12 na quinta. Alguém consegue me dizer qual seria o melhor?

Na primeira hipótese, você estaria dobrando o seu volume de treino do nada. Então não sei se é uma boa.

8 séries eu acho pouco também.

E será que é uma boa fazer o treino da segunda sem crucifico ou crossover? Você basicamente ficaria só nos supinos. Haja tríceps e ombro. 

Eu treino ABCDE também. Faço peito, na segunda feira, entre 16-20 séries. Meto o pau nos supinos e depois que estou morto vou para os isolados (crucifixo, cross). 

Aí na quinta eu dou somente um estímulo no peito depois do treino de ombro. Até porque você não quer gastar seu tríceps para o treino de braço no dia seguinte.

Com isso eu senti melhora no meu peitoral. Por mais que eu tacasse volume no peitoral no passado, ele não respondia tão bem. Quando comecei a dar estimulo duas vezes na semana, ainda que um estimulo pequeno no segundo dia de treino, senti uma melhora no desenvolvimento e força. 

Editado por Alan Luan
Postado
Em 30/12/2022 em 13:34, Alan Luan disse:

Na primeira hipótese, você estaria dobrando o seu volume de treino do nada. Então não sei se é uma boa.

8 séries eu acho pouco também.

E será que é uma boa fazer o treino da segunda sem crucifico ou crossover? Você basicamente ficaria só nos supinos. Haja tríceps e ombro. 

Eu treino ABCDE também. Faço peito na segunda entre 16-20 séries na segunda feira. Meto o pau nos supinos e depois que estou morto vou para os isolados (crucifixo, cross). 

Aí na quinta eu dou somente um estímulo no peito depois do treino de ombro. Até porque você não quer gastar seu tríceps para o treino de braço no dia seguinte.

Com isso eu senti melhora no meu peitoral. Por mais que eu tacasse volume no peitoral no passado, ele não respondia tão bem. Quando comecei a dar estimulo duas vezes na semana, ainda que um estimulo pequeno no segundo dia de treino, senti uma melhora no desenvolvimento e força. 

Boa man, isso que eu queria. Faço assim também, começo nos supinos depois vou pros isolados. No caso no estimulo de quinta vc faz quais exercícios e quantas ´series(pra peito)?

Fazer só isolados no segundo dia(crucifixo e cross) dps do treino de ombro, 4 séries pra cada seria uma boa?

Postado (editado)
Em 30/12/2022 em 13:41, askywalker disse:

Boa man, isso que eu queria. Faço assim também, começo nos supinos depois vou pros isolados. No caso no estimulo de quinta vc faz quais exercícios e quantas ´series(pra peito)?

Fazer só isolados no segundo dia(crucifixo e cross) dps do treino de ombro, 4 séries pra cada seria uma boa?

Eu faço uma pré exaustão no crossover ou no fly. 4 séries aqui. 8-12 repetições. Depois vou para supino inclinado com halter. 4 séries aqui também.

Meu pensamento é o seguinte: como eu não quero abusar na carga, já que tenho treino de triceps no dia seguinte, eu dou uma cansada no peito lá no crossover/fly para ele falhar antes do tríceps no supino inclinado. O fly/cross também vai jogar  sangue no músculo e ajudar a melhorar a conexão mente/músculo. Eu particularmente tinha dificuldade em contrair o peitoral, com sangue no músculo, acho mais fácil. Só que esse supino inclinado eu priorizo muito mais a técnica do que no meu supino da segunda, que é mais bruto.

Assim, eu dou um estimulo onde eu quero, preservo meu tríceps para o treino seguinte e ainda coloco um pouquinho mais de volume no ombro, já que supino inclinado recruta um pouco de ombro também.

PS: Se eu estiver falando muito abobrinha, me corrijam.

Se eu vejo que parei de evoluir, ai então eu adiciono mais algumas séries de peito no treino da quinta, para ver como o corpo responde. Resumindo: eu não sou contra 16 séries de peito na quinta, eu sou contra a começar já com 16 séries nesse segundo treino. Talvez não seja AINDA necessário.

Editado por Alan Luan
Postado
Em 30/12/2022 em 13:54, Alan Luan disse:

Como eu priorizo superior de peito, eu faço uma pré exaustão no crossover ou no fly. 4 séries aqui. 8-12 repetições. Depois vou para supino inclinado com halter. 4 séries aqui também.

Meu pensamento é o seguinte: como eu não quero abusar na carga, já que tenho treino de triceps no dia seguinte, eu dou uma cansada no peito lá no crossover/fly para ele falhar antes do tríceps no supino inclinado. Isso também vai jogar um sangue no músculo e melhorar a conexão mente/músculo. Eu particularmente tinha dificuldade em contrair o peitoral, com sangue no músculo, acho mais fácil. Só que esse supino inclinado eu priorizo muito mais a técnica do que no meu supino da segunda, que é mais bruto.

Assim, eu dou um estimulo onde eu quero, preservo meu tríceps para o treino seguinte e ainda coloco um pouquinho mais de volume no ombro, já que supino inclinado recruta um pouco de ombro também.

PS: Se eu estiver falando muito abobrinha, me corrijam.

Se eu vejo que parei de evoluir, ai então eu adiciono mais algumas séries de peito no treino da quinta, para ver como o corpo responde. Resumindo: eu não sou contra 16 séries de peito na quinta, eu sou contra a começar já com 16 séries nesse segundo treino. Talvez não seja AINDA necessário.

Show, boa estratégia.

Mas com essas 8 séries na quinta vc teria uma carga semanal de 24 séries no peito, não seria muito?

Como vou começar agora essa estratégia, acho que vou iniciar com 4 séries na quinta e ir aumentando até chegar em 8, ou diminuir um pouco a intensidade do treino de segunda, o que acha?

Postado (editado)
Em 30/12/2022 em 14:06, askywalker disse:

Show, boa estratégia.

Mas com essas 8 séries na quinta vc teria uma carga semanal de 24 séries no peito, não seria muito?

Como vou começar agora essa estratégia, acho que vou iniciar com 4 séries na quinta e ir aumentando até chegar em 8, ou diminuir um pouco a intensidade do treino de segunda, o que acha?

Para mim é tranquilo. Mas testa aí com 4-5 séries; pode dar certo . Eu não diminuiria a intensidade do treino da segunda. Eu moeria na segunda e um estímulo na quinta. 

A ideia da quinta não é bater PR ou pegar as mesmas cargas que você pegou na segunda feira. 

O que acontece, pelo menos para mim, é que eu consigo progredir mais no próximo treino da segunda, quando eu faço essas séries na quinta. Quando eu treinava peito uma vez na semana(somente na segunda), achava mais difícil de progredir por mais que eu tacasse volume nesse treino. 

Editado por Alan Luan
Postado
Em 30/12/2022 em 21:19, Schrödinger disse:

Mais volume = mais hipertrofia, até certo ponto.

Mas volume é individual. E o máximo de volume, até onde mais volume vai ser melhor, vai variar mais ou menos com características como as seguintes: 

Se vc tem mto estresse, vai tolerar menos volume;

Se dorme pouco, vai tolerar menos volume;

Se bebe mto, vai tolerar menos volume;

Se for homem, vai tolerar menos volume (mulheres toleram mais volume);

Se for velho, vai tolerar menos volume;

Se não usa esteroides, vai tolerar menos volume;

E por aí vai…

O nível de esforço (RPE ou RIR, que é basicamente a distância da falha) nos treinos também vai ter um papel determinante no volume (número de sets). Quanto maior o nível de esforço, menor o volume máximo tolerável.

Então mais volume semanal é melhor, mas tem que se recuperar desse volume. E não adianta entupir uma única sessão de volume, que vai perder boa parte do esforço despendido nela; é melhor dividir o volume em mais sessões.

Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...