Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Devo dar atenção na fase excentrica dos movimentos dentro de treinos de FORÇA?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Pretendo desenvolver uma periodização de treino e estou começando a aprender sobre essas técnicas.  Eis um exemplo de uma  divisão que achei interessante do feitodeiridium.com:

spacer.png

Minha dúvida é, supondo que seja um treino mais focado na explosão, se devo ou não me preocupar com a fase excêntrica com tanto esmero quanto a concêntrica, me atentando a constante contração muscular ante todo movimento.

Editado por P0arad0x

Publicidade

Postado

Não precisa se preocupar em fazer a excêntrica lenta (a não ser que queira melhorar algum aspecto do movimento). Apenas faz a excêntrica controlada e a concêntrica com máxima intenção.

Sobre o treino do exemplo, acho que tem um excesso de volume.

Postado (editado)
Em 03/12/2022 em 13:56, P0arad0x disse:

Minha dúvida é, supondo que seja um treino mais focado na explosão, se devo ou não me preocupar com a fase excêntrica com tanto esmero quanto a concêntrica, me atentando a constante contração muscular ante todo movimento.

Se é um treino focado em explosão, tu não vai te atentar em momento algum contração muscular, a preocupação vai ser a de fazer o exercício o mais rápido possível na fase concêntrica, se possível usando foco externo e NUNCA interno (treino de potência não tem essa bichice).

Sobre a fase excêntrica, novamente, PENSANDO QUE O OBJETIVO DA SESSÃO É EXPLOSÃO MUSCULAR, na grande maioria dos meios de treinamento que tu utilizar, vai ser na máxima manifestação de velocidade - recepção da barra em um derivativo de LPO, saltos pliométricos, etc.

Esse treino nem de longe ta estruturado pra melhorar de maneira eficiente a explosão muscular.

Editado por debew
Postado
Em 03/12/2022 em 13:56, P0arad0x disse:

Minha dúvida é, supondo que seja um treino mais focado na explosão, se devo ou não me preocupar com a fase excêntrica com tanto esmero quanto a concêntrica, me atentando a constante contração muscular ante todo movimento

Se a prioridade é força,  é mover a carga do ponto A ao ponto B.

Não faz muito sentido explorar a carga do ponto B ao ponto A. Salvo casos específicos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...