Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Devo dar atenção na fase excentrica dos movimentos dentro de treinos de FORÇA?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Pretendo desenvolver uma periodização de treino e estou começando a aprender sobre essas técnicas.  Eis um exemplo de uma  divisão que achei interessante do feitodeiridium.com:

spacer.png

Minha dúvida é, supondo que seja um treino mais focado na explosão, se devo ou não me preocupar com a fase excêntrica com tanto esmero quanto a concêntrica, me atentando a constante contração muscular ante todo movimento.

Editado por P0arad0x

Publicidade

Postado

Não precisa se preocupar em fazer a excêntrica lenta (a não ser que queira melhorar algum aspecto do movimento). Apenas faz a excêntrica controlada e a concêntrica com máxima intenção.

Sobre o treino do exemplo, acho que tem um excesso de volume.

Postado (editado)
Em 03/12/2022 em 13:56, P0arad0x disse:

Minha dúvida é, supondo que seja um treino mais focado na explosão, se devo ou não me preocupar com a fase excêntrica com tanto esmero quanto a concêntrica, me atentando a constante contração muscular ante todo movimento.

Se é um treino focado em explosão, tu não vai te atentar em momento algum contração muscular, a preocupação vai ser a de fazer o exercício o mais rápido possível na fase concêntrica, se possível usando foco externo e NUNCA interno (treino de potência não tem essa bichice).

Sobre a fase excêntrica, novamente, PENSANDO QUE O OBJETIVO DA SESSÃO É EXPLOSÃO MUSCULAR, na grande maioria dos meios de treinamento que tu utilizar, vai ser na máxima manifestação de velocidade - recepção da barra em um derivativo de LPO, saltos pliométricos, etc.

Esse treino nem de longe ta estruturado pra melhorar de maneira eficiente a explosão muscular.

Editado por debew
Postado
Em 03/12/2022 em 13:56, P0arad0x disse: