Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Em uma dieta hipocalórica fala-se que primeiramente perde-se água seguido de glicogênio muscular para posteriormente perder a gordura em si, levando isso em conta em uma dieta hipocalórica os estoques de glicogênio nunca serão repostos? 
e se no meio da dieta, dia do lixo, a pessoa ingerir maior quantidade de calorias, os mesmos irão virar glicogênio e o que sobrar irá virar gordura?

Editado por Gym Rat

Publicidade

Postado
Em 27/11/2022 em 10:21, Gym Rat disse:

primeiramente perde-se água seguido de glicogênio muscular para posteriormente perder a gordura em si

No quesito perda de peso, se você está ingerindo carboidratos insuficientes pra suprir seu glicogênio, sim haverá uma perda de peso de glicogênio + 2,7g de água por cada grama de glicogênio, mas isso não quer dizer que você só vai perder gordura depois de estar depletado.

em uma dieta hipocalórica os estoques de glicogênio nunca serão repostos? 

Parcialmente sempre será, mesmo com carbo zerado, a questão é que será suficiente apenas pra te suprir necessidade fisiológicas e não vai te trazer melhora alguma na performance.

A reposição irá vir através do processo de neoglicogenese, lá no fígado, que transformará aminoácidos (catabolismo de proteínas) e também de glicerol em glicose.

dia do lixo, a pessoa ingerir maior quantidade de calorias, os mesmos irão virar glicogênio e o que sobrar irá virar gordura?

Todo excesso de glicose não utilizada como fonte de energia tende a sofrer a lipogênese e se transformar em ácido graxo.

Ainda assim o aumento de glicogênio nesse dia em questão da refeição lixo, se for muito distante do próximo treino poderá ser quase insignificante pois não é só em exercícios de intensidade que usamos glicogênio, o corpo irá acabar utilizando-o pra outras funções no decorrer do dia.

Postado
Em 27/11/2022 em 11:05, Schrödinger disse:

A depleção de glicogênio ocorre durante o treino e tem relação com o volume do treino. Via de regra, mais volume resulta em mais depleção. A depleção também é específica pro que é treinado: se não treinar pernas, por exemplo, não depleta os estoques de glicogênio das pernas, independente da dieta.

Mesmo em déficit calórico, caso haja uma ingestão de carboidratos suficiente, os estoques de glicogênio podem permanecer cheios.

Tem algumas aproximações básicas que podem ser utilizadas:

1. Cada set em medias repetições deve consumir 2-3g de glicogênio;
  2. Cada 30min de aeróbicos em média intensidade devem consumir 40-50g de glicogênio;
  3. O cérebro usa 100g de glicose por dia (isso sai da alimentação).

Um treino de 20 sets ou meia hora de corrida em média intensidade gastam cerca de 40-50g de glicogênio. Somando com a demanda do cérebro,  150g de carboidratos da dieta supririam esse consumo, mantendo os estoques cheios.

Ou seja, mesmo em déficit calórico é perfeitamente possível manter os estoques de glicogênio em níveis adequados.

Bacana esses dados, beeem bacana. 

Deixa bastante claro do pq eh contra producente zerar carbo em qualquer que seja a dieta.

Postado
Em 27/11/2022 em 11:05, Schrödinger disse:

O cérebro usa 100g de glicose por dia (isso sai da alimentação).

Em 27/11/2022 em 11:13, Vitgtw disse:

Deixa bastante claro do pq eh contra producente zerar carbo em qualquer que seja a dieta.

Acho que essa é a informação mais importante, pra quem trabalha em areas que necessitam do cérebro e não sejam atletas é burrice zerar o carbo, os 100g pode ser um bom limite pra manter ao menos as capacidades mentais parcialmente intactas.

Imagina você que quer apenas emagrecer, mas trabalha em um banco, é um professor ou qualquer coisa que precise usar ao menos 2 neurônios kkk vai ficar mal-humorado, memoria ruim, raciocínio mais lento... A custo de nada

Postado
Em 27/11/2022 em 11:16, Rafael_176Lbs disse:

Acho que essa é a informação mais importante, pra quem trabalha em areas que necessitam do cérebro e não sejam atletas é burrice zerar o carbo, os 100g pode ser um bom limite pra manter ao menos as capacidades mentais parcialmente intactas.

Imagina você que quer apenas emagrecer, mas trabalha em um banco, é um professor ou qualquer coisa que precise usar ao menos 2 neurônios kkk vai ficar mal-humorado, memoria ruim, raciocínio mais lento... A custo de nada

Concordo totalmente.

Postado

Tem mais algumas nuances...

Quem treina com mais volume, acompanhado de uma alta ingestão de carbos, tende a ter estoques acima do "normal". Ao reduzir o volume de treino (o que costuma ocorrer em déficit calórico) e ingerir apenas o suficiente para repor os estoques, provavelmente o nível de glicogênio saira desses níveis acima do "normal", supercompensados, e voltará a níveis mais comuns. Portanto, é possível/provável, que mesmo ingerindo ali o suficiente pra repor os estoques, haja uma redução nos níveis de glicogênio (e, consequentemente, de água também, numa proporção de 3-4g de água pra cada grama de glicogênio).

Postado

Depois de um tempo adapta. Provavelmente vai entrar num estado de cetose e o cérebro vai começar a usar menos glicose. Eu acho que o impacto maior é na performance em treinos anaeróbicos.

Postado

e tem uma nutricionista que trabalha cmg que defende dieta 0 carbo...

Postado
Em 27/11/2022 em 11:21, Schrödinger disse:

Eu acho que o impacto maior é na performance em treinos anaeróbicos.

Aah isso sem dúvidas, eu mesmo em bulking cheguei a mais de 600g de carbo por dia, qnd baixei aos 200g ja notei uma mega diferença na performance (gradativo, provavelmente pq os estoques se reduziram e adaptaram como vc disse), enquanto as capacidades mentais se mantiveram normal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...