Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Eu sempre sentia tontura quando malhava biceps, pegando um peso "pesado",quando forçava muito o musculo, parece que a respiração não acompanhava.
Pelo q vi no canal do Twin, pode ser algo relacionado a capacidade do coração, não entendi muito bem.

Sei que agora eu to na academia fazendo cardio (sempre tentando manter acima de 155/160 bpm), e parece que essa tontura está diminuindo.
Hoje eu senti tontura no cardio, mas foi após +- 3 minutos com o bpm acima de 180.

Vocês que já sentiram isso, melhorou ou até mesmo foi embora com o tempo, quando pegam pesado?
Como tecnicamente é esse problema? De o "coração" não acompanhar os musculos?
E por quanto tempo vocês recomendam fazer cardio?

Eu começo devagar e fico uns 20 +- com os bpm acima de 155/160. E tento manter o mais alto possível nos ultimos minutos (165~185 bpm). Isso faz mal?

PS: lembrando que tenho sobrepeso. +- uns 21% de bf.

EDIT: sempre faço cardio depois de malhar.

Editado por flakesrc

Publicidade

Postado
Em 22/11/2022 em 12:13, flakesrc disse:

Eu sempre sentia tontura quando malhava biceps, pegando um peso "pesado",quando forçava muito o musculo, parece que a respiração não acompanhava.
Pelo q vi no canal do Twin, pode ser algo relacionado a capacidade do coração, não entendi muito bem.

Mais provável ser a apnéia da repetição pesada, do que algo relacionado a baixa capacidade cardíaca.

Sei que agora eu to na academia fazendo cardio (sempre tentando manter acima de 155/160 bpm), e parece que essa tontura está diminuindo.
Hoje eu senti tontura no cardio, mas foi após +- 3 minutos com o bpm acima de 180.

Quanto mais tempo ficares com o bpm elevado assim, ainda mais com sobrepeso, pior é.

Vocês que já sentiram isso, melhorou ou até mesmo foi embora com o tempo, quando pegam pesado?
Como tecnicamente é esse problema? De o "coração" não acompanhar os musculos?

Simplesmente não tem.

O que da a tontura é a baixa oxigenação, que pode vir pela baixa capacidade aeróbica da fibra muscular, excesso de CO2, elevada atividade muscular.

E por quanto tempo vocês recomendam fazer cardio?

Isso depende de N fatores.

Se for um treinamento de resistência de baixa/moderada intensidade e pós treinamento de força, pode ficar entre 20~40min de boa.

Eu começo devagar e fico uns 20 +- com os bpm acima de 155/160. E tento manter o mais alto possível nos ultimos minutos (165~185 bpm). Isso faz mal?

Faz.

O nome é "Defeito da diástole de Meerson". Meerson é o nome do cientista que descobriu isso.

Quando você fica muito tempo com os batimentos elevados 160+, o coração não tem tempo suficiente para completar a diástole, que é quando ele enche de sangue. Na metade dela praticamente ele parte para sistole. 

Isso faz com que o músculo coração entre em bloqueio isquêmico e pare de receber sangue oxigenado, gerando mini infartos e hipertrofia concêntrica da parede do ventrículo, que ocasiona do mesmo suportar um menor aporte de sangue.

Assustador né? Pois é, mas não mata na hora não, sem estresse ahsuhuahsu

PS: lembrando que tenho sobrepeso. +- uns 21% de bf.

Postado
Em 22/11/2022 em 13:13, debew disse:

Mais provável ser a apnéia da repetição pesada, do que algo relacionado a baixa capacidade cardíaca.

Quanto mais tempo ficares com o bpm elevado assim, ainda mais com sobrepeso, pior é.

Simplesmente não tem.

O que da a tontura é a baixa oxigenação, que pode vir pela baixa capacidade aeróbica da fibra muscular, excesso de CO2, elevada atividade muscular.

Isso depende de N fatores.

Se for um treinamento de resistência de baixa/moderada intensidade e pós treinamento de força, pode ficar entre 20~40min de boa.

Faz.

O nome é "Defeito da diástole de Meerson". Meerson é o nome do cientista que descobriu isso.

Quando você fica muito tempo com os batimentos elevados 160+, o coração não tem tempo suficiente para completar a diástole, que é quando ele enche de sangue. Na metade dela praticamente ele parte para sistole. 

Isso faz com que o músculo coração entre em bloqueio isquêmico e pare de receber sangue oxigenado, gerando mini infartos e hipertrofia concêntrica da parede do ventrículo, que ocasiona do mesmo suportar um menor aporte de sangue.

Assustador né? Pois é, mas não mata na hora não, sem estresse ahsuhuahsu

Faço então um cardio mais leve? 155/165 bpm? Sem forçar muito?

Sobre a baixa oxigenação, talvez não seja isso? Eu tenho sobrepeso e era sedentário, além de meu trabalho ser de "escritório". Se for baixa oxigenacao mesmo, esses cardios vao acabando com isso com o tempo?

Postado
Em 22/11/2022 em 13:59, flakesrc disse:

Faço então um cardio mais leve? 155/165 bpm? Sem forçar muito?

Se o objetivo for adaptação cardíaca: 120~140bpm

Em 22/11/2022 em 13:59, flakesrc disse:

Sobre a baixa oxigenação, talvez não seja isso? Eu tenho sobrepeso e era sedentário, além de meu trabalho ser de "escritório". Se for baixa oxigenacao mesmo, esses cardios vao acabando com isso com o tempo?

Como disse ali em cima "baixa oxigenação pela APNEIA DA REPETIÇÃO PESADA".

Quando tu está em uma repetição onde o nível de esforço é muito elevado, o peso se move lento, é normal a pessoa ficar alguns segundos em apneia. Se tu ta em apneia, não capta oxigênio, logo...

Mas sim, o treinamento de endurance vai ajudar nisso.

Postado
Em 22/11/2022 em 14:05, debew disse:

Se o objetivo for adaptação cardíaca: 120~140bpm

Como disse ali em cima "baixa oxigenação pela APNEIA DA REPETIÇÃO PESADA".

Quando tu está em uma repetição onde o nível de esforço é muito elevado, o peso se move lento, é normal a pessoa ficar alguns segundos em apneia. Se tu ta em apneia, não capta oxigênio, logo...

Mas sim, o treinamento de endurance vai ajudar nisso.

Objetivo principal era queimar caloria, ate pq to tentando perder BF. Voltei pra acad tem pouco mais de 1 mes.

Sobre o esforço ser elevado, não entendi a conclusão o.0...  Mas se cardio ajudar, blz. Eu fico com essa tontura nas series q consigo pegar mais peso. Biceps e Lepgress. Biceps comecei ha 1 mes com 5kg cada lado, to fazendo com 8 cada lado agora, talvez consiga com 10. Lepgress comecei com 35 cada lado e agora to fazendo com 50. To tomando creatina + beta alanina que tbm pode estar dando uma força a mais pra essas series, mas a oxigenação pode nao estar acompanhando.

Postado
Em 22/11/2022 em 14:38, flakesrc disse:

Objetivo principal era queimar caloria, ate pq to tentando perder BF. Voltei pra acad tem pouco mais de 1 mes.

Fazer exercício pensando em queimar caloria é um tiro no pé.

Em 22/11/2022 em 14:38, flakesrc disse:

Sobre o esforço ser elevado, não entendi a conclusão o.0...  Mas se cardio ajudar, blz. Eu fico com essa tontura nas series q consigo pegar mais peso. Biceps e Lepgress. Biceps comecei ha 1 mes com 5kg cada lado, to fazendo com 8 cada lado agora, talvez consiga com 10. Lepgress comecei com 35 cada lado e agora to fazendo com 50. To tomando creatina + beta alanina que tbm pode estar dando uma força a mais pra essas series, mas a oxigenação pode nao estar acompanhando.

Vamos de novo...

Série pesada, nível de esforço alto, proximidade da falha.

Quanto mais no talo isso, quanto mais esforço tu faz na série, tende a ficar em apneia enquanto faz força pra mover o peso. Esquece oxigenação e a besteira que o Twin tava falando, o que importa é que em série pesada tem uma tendência dessa tontura acontecer e o treinamento de resistência pode te ajudar nisso.

Postado

Cara, eu sentia tontura no treino de perna (não fazia cardio), depois que comecei com os cardios pós treino (15-20 min correndo na esteira todos os dias, apenas em dia de perna que faço caminhando rápido), só melhoras.

Não sinto mais tontura, melhorou bastante meus treinos e de quebra melhorou muito o físico. Cardio é muito bom, não deixo de fazer mais.

Postado

Quem quer performance tem que periodizar o cardio, e isso também serve para musculação.

Todo sedentário chega no limite dos batimentos com pouquíssimo esforço, e nesses casos é importantíssimo periodizar o cardio.

Dias de frequência máxima, cardios mais curtos, hiits.

Dias de frequência mais baixa, cardios liss.

Dias de frequência moderada, o meio termo entre os dois acima.

Eu curto bastante os modelos como 3/1, 5/2 etc.

Numa planilha bem feita tu consegue melhorar 1000% em pouco tempo, não vai sofrer com canelites, não vai exigir tanto dos joelhos, enfim, tu vai se sentir vivo e funcional.

O problema é que hoje, por causa do fisiculturismo, as pessoas acham que cardio é só caminhar, se correr "cataboliza".

Postado
Em 22/11/2022 em 17:18, Finalista disse:

Quem quer performance tem que periodizar o cardio, e isso também serve para musculação.

Todo sedentário chega no limite dos batimentos com pouquíssimo esforço, e nesses casos é importantíssimo periodizar o cardio.

Dias de frequência máxima, cardios mais curtos, hiits.

Dias de frequência mais baixa, cardios liss.

Dias de frequência moderada, o meio termo entre os dois acima.

Eu curto bastante os modelos como 3/1, 5/2 etc.

Numa planilha bem feita tu consegue melhorar 1000% em pouco tempo, não vai sofrer com canelites, não vai exigir tanto dos joelhos, enfim, tu vai se sentir vivo e funcional.

O problema é que hoje, por causa do fisiculturismo, as pessoas acham que cardio é só caminhar, se correr "cataboliza".

Iniciante/sedentário e quem menos precisa periodizar alguma coisa, pior ainda, é público que menos precisaria fazer um HIIT, o próprio treinamento de força já causaria o comportamento cardíaco que um HIIT faria.

Postado
Em 23/11/2022 em 08:50, debew disse:

Iniciante/sedentário e quem menos precisa periodizar alguma coisa, pior ainda, é público que menos precisaria fazer um HIIT, o próprio treinamento de força já causaria o comportamento cardíaco que um HIIT faria.

Discordo de ti porque estou falando em performance, então usar cardios de alta intensidade se mostram necessários, inclusive para iniciantes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...