Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hipotiroidismo e Hipertiroidismo. Como ajustar ?

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer sobre as manobras para proceder nos casos de hipotiroidismo/hipertiroidismo. Os médicos da minha cidade( atendendo pelo SUS) apenas receitam o T4 e numa dosagem máxima de 100mcg( nunca vi receitarem o T3 e nunca vi receitarem fracionamento de doses ao longo do dia e dosagens maiores para o T4). Outra coisa que nunca ouço é eles pedirem o T3 reverso. Nos casos do T3 reverso estar muito alto, existe alguma forma de corrigir isso ?

OBS: lembrando que é apenas uma dúvida que tenho e que gostaria de ouvir empiricamente como procedem, não há intenção de uso de hormônios tireoidianos. 

• Supermoderador
Postado

Hipotireoidismo só precisa realmente de T4, nunca vi tb endócrino receitando t3 pra fim de reposição.

Hipertireoidismo ai é mais zuado o "tratamento", ate existe medicamento mas até aonde eu sei a opção mais comum é basicamente fazer virar hipotireoidismo (através de cirurgia ou tratamento com radioatividade pra ferra de vez a tireóide) e repor com t4 pro resto da vida.

Postado
Em 24/10/2022 em 20:57, ConcurseiroNatural disse:

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer sobre as manobras para proceder nos casos de hipotiroidismo/hipertiroidismo. Os médicos da minha cidade( atendendo pelo SUS) apenas receitam o T4 e numa dosagem máxima de 100mcg( nunca vi receitarem o T3 e nunca vi receitarem fracionamento de doses ao longo do dia e dosagens maiores para o T4). Outra coisa que nunca ouço é eles pedirem o T3 reverso. Nos casos do T3 reverso estar muito alto, existe alguma forma de corrigir isso ?

OBS: lembrando que é apenas uma dúvida que tenho e que gostaria de ouvir empiricamente como procedem, não há intenção de uso de hormônios tireoidianos. 

Hipo eles receitam 100mg de t4 porque eh próximo do que o corpo produz. Na verdade eles devem começar com 50 e ir aumentando de 25 em 25.

O t4 se converte no corpo em t3. Para fins de tratamento de hipo, eh o suficiente.

Hiper existe medicação para casos leves, n lembro o nome mas no Google tem, certeza. 

Casos mais severos iodo radioativo ou cirurgia.

Postado

Seria possível conjecturar que só se usa T3 para fins estéticos e perfomáticos então ? E não para uso crônico como uma forma de tratamento de hipotireoidismo para o resto da vida como é usado o t4 ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...