Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hipotiroidismo e Hipertiroidismo. Como ajustar ?


Posts Recomendados

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer sobre as manobras para proceder nos casos de hipotiroidismo/hipertiroidismo. Os médicos da minha cidade( atendendo pelo SUS) apenas receitam o T4 e numa dosagem máxima de 100mcg( nunca vi receitarem o T3 e nunca vi receitarem fracionamento de doses ao longo do dia e dosagens maiores para o T4). Outra coisa que nunca ouço é eles pedirem o T3 reverso. Nos casos do T3 reverso estar muito alto, existe alguma forma de corrigir isso ?

 

OBS: lembrando que é apenas uma dúvida que tenho e que gostaria de ouvir empiricamente como procedem, não há intenção de uso de hormônios tireoidianos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Hipotireoidismo só precisa realmente de T4, nunca vi tb endócrino receitando t3 pra fim de reposição.

 

Hipertireoidismo ai é mais zuado o "tratamento", ate existe medicamento mas até aonde eu sei a opção mais comum é basicamente fazer virar hipotireoidismo (através de cirurgia ou tratamento com radioatividade pra ferra de vez a tireóide) e repor com t4 pro resto da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2022 em 20:57, ConcurseiroNatural disse:

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer sobre as manobras para proceder nos casos de hipotiroidismo/hipertiroidismo. Os médicos da minha cidade( atendendo pelo SUS) apenas receitam o T4 e numa dosagem máxima de 100mcg( nunca vi receitarem o T3 e nunca vi receitarem fracionamento de doses ao longo do dia e dosagens maiores para o T4). Outra coisa que nunca ouço é eles pedirem o T3 reverso. Nos casos do T3 reverso estar muito alto, existe alguma forma de corrigir isso ?

 

OBS: lembrando que é apenas uma dúvida que tenho e que gostaria de ouvir empiricamente como procedem, não há intenção de uso de hormônios tireoidianos. 

 

Hipo eles receitam 100mg de t4 porque eh próximo do que o corpo produz. Na verdade eles devem começar com 50 e ir aumentando de 25 em 25.

O t4 se converte no corpo em t3. Para fins de tratamento de hipo, eh o suficiente.

 

Hiper existe medicação para casos leves, n lembro o nome mas no Google tem, certeza. 

Casos mais severos iodo radioativo ou cirurgia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...