Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Salve galera do tópico beleza ? Poderiam me ajudar com uma dúvida recorrente que venho tendo sobre a transição do Cutting para bulking ?

Não irei especificar dados da dieta, apenas para sanar as dúvidas mesmo que estou tendo.

Seguinte, vamos supor que um índividuo X, tenha o GCD em torno de 2200 kcal e a TMB em torno de 1800. (Vamos supor 79.5KG 18%BF, 3 anos de treino, com maturidade muscular e massa magra razoável em vista do BF).

Macros em 30% Carbo, 35% Proteina e 35 %Gordura (Isso é uma suposição apenas, levando em consideração a taxa de gordura para níveis hormonais, em uma pessoa com uma sensibilidade a insulina um pouco inferior).

Indíviduo suplementando termogênico a base de cafeína 420mg dia.

Na 1° Semana de cutting o índividuo X consome 2000 Kcal, sem cárdio.

Na 2° Semana de cutting o índividuo X consome 2000 Kcal, incluindo cárdio moderado de 2 a 3x por semana, resultado, peso reduz e ocorre estagnação(normal).

Na 3° Semana reduzimos mais 100 KCAL da dieta, ou seja, em 1900 KCAL, nessa semana mantemos sem cárdio e na próxima fazemos o mesmo esquema, de cárdio moderado de 2 a 3x semana.

Na 5° Semana seguimos a mesma lógica, mais 100kcal a menos (1800 kcal),  nessa semana mantemos sem cárdio e na próxima fazemos o mesmo esquema, de cárdio moderado de 2 a 3x semana.

No final do Cutting, digamos que a pessoa terminou o cutting em 1200kcal, e reduziu o peso para 73KG E 10% BF.

Supondo que seu GCD esteja em torno atualmente de 2000KCAL, e a TMB em 1800, Para realizar uma transição descente, devemos começar com 1200KCAL(do final do cutting), e semanalmente subir em torno de 250KCAL, até atingir as 2000KCAL de GCD, e consequentemente após umas 2 semanas começar um bulking sem queimar largada, seguindo a mesma lógica? Tendo em noção também a alteração de macros, como por exemplo num bulking futuro, alterar os macros para 40% carbo, 30% prot e 30% gordura, e adicionando 100 a 150kcal semanais para evitar subir o percentual de gordura ???

E já pedindo opiniões, é correto o método utilizado no cutting que citei acima(conforme adaptar a redução dos macros, primeira semana sem cárdio e na próxima com) ?? Obrigado desde já.

PS: TODOS OS DADOS SÃO SUPOSIÇÕES E NÃO FORAM FEITO UM CÁLCULO, É APENAS PARA UMA QUESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA DO PROCESSO*

Lembrando que esses dados são para uma pessoa que sabe calcular os macros, kcal, nível de insulina etc, não sou da área de nutrição nem educa, apenas um entusiasta mesmo da musculação, e querias saber se a lógica do que está escrito está certa de uma maneira geral, criei esse tópico para membros experientes se puderem me ajudar, desde já obrigado.

Postado

Essa dieta 33% é ruim para cutting. É melhor diminuir a gordura, aumentar o carbo e proteínas.

Sim, a transição pode ser exatamente do jeito que citou.

Por que fazer cardio uma semana e parar na outra? isso não faz sentido e é tolice. Faça cardio o máximo que puder, em cutting deveria fazer 50min/dia, no mínimo.

Comer menos que a TMB é a pior coisa para o seu corpo, sendo natural é pior ainda. Se quiser ter um físico ruim e virar um lixo de pessoa, pode fazer cutting até chegar nas 1200kcals.

O bulking segue o mesmo padrão do cutting.

O feeling é mais importante do que qualquer número.

Postado

Mano, estou com acompanhamento de Nutri há quase 1 ano fazendo cutting. Sinceramente, mexer 100kcal na dieta não é nada, utilize algo em torno de 10 a 20% das calorias totais e veja o resultado depois de 30 dias. Vc vai precisar testar e ir adaptando.

Transição de hiopocalórica para hipercaloria, finicie com uma Isocalórica (Kcals da sua GCD), veja o resultado e vai aumentando, tbm entre 10 e 20%. Se mudar de 1200 pra 3000kcals rapidamente, vai engordar mais do que ganhar massa.

E evite fazer um Bulking sujo, só vai te dar mais trabalho pra conseguir definição depois.

Postado (editado)
Em 06/09/2022 em 09:08, Quarta Via disse:

Essa dieta 33% é ruim para cutting. É melhor diminuir a gordura, aumentar o carbo e proteínas.

Sim, a transição pode ser exatamente do jeito que citou.

Por que fazer cardio uma semana e parar na outra? isso não faz sentido e é tolice. Faça cardio o máximo que puder, em cutting deveria fazer 50min/dia, no mínimo.

Comer menos que a TMB é a pior coisa para o seu corpo, sendo natural é pior ainda. Se quiser ter um físico ruim e virar um lixo de pessoa, pode fazer cutting até chegar nas 1200kcals.

O bulking segue o mesmo padrão do cutting.

O feeling é mais importante do que qualquer número.

Opa, obrigado pela opinião amigo, a ideia de cardio semana sim, semana não, é mais questão de feeling mesmo, pois o que ocorre no meu físico era o seguinte, na semana que o peso estagnava apenas na dieta, na outra que entrava com cárdio, reduzia alguma quantia, mas vc está certo, a questão do cárdio, vou incorporar todo dia, uso 10 minutos moderado apenas, por quê ? Pelo fato apenas de que possuo o metabolismo EXTREMAMENTE acelerado, e fazendo cárdio semana sim/não, reduzi 4KG, em aproximadamente 5 semanas, e aparentemente não prejudicou tanto a massa muscular igual em uma dieta mais agressiva saca ? Mas é por feeling mesmo. Mas muito obrigado pela sua opinião, vou incorporar o cárdio todo dia nas próximas semanas (faço 10 minutos moderado na esteira, e contando com ida e volta da acad, vou a pé, dura em média mais 20 minutos, não gosto de usar o carro pra ir para acad).

Questão das gorduras mais altos, é apenas uma adaptação para evitar que os niveís hormonais flutuem tanto em cutting (Meu corpo se adapta melhor com mais gordura na dieta, por experiência própria mesmo) Mas muito obrigado amigo, a dica do cárdio vou seguir, muito obrigado tmjj

Editado por LendaDaClassic
Postado
Em 06/09/2022 em 11:14, Macho Opressor disse:

Mano, estou com acompanhamento de Nutri há quase 1 ano fazendo cutting. Sinceramente, mexer 100kcal na dieta não é nada, utilize algo em torno de 10 a 20% das calorias totais e veja o resultado depois de 30 dias. Vc vai precisar testar e ir adaptando.

Transição de hiopocalórica para hipercaloria, finicie com uma Isocalórica (Kcals da sua GCD), veja o resultado e vai aumentando, tbm entre 10 e 20%. Se mudar de 1200 pra 3000kcals rapidamente, vai engordar mais do que ganhar massa.

E evite fazer um Bulking sujo, só vai te dar mais trabalho pra conseguir definição depois.

Exatamente amigo, minha dieta no bulking sempre é limpa, evito qualquer derivados industrializados e etc..., mas muito obrigado por compartilhar comigo amigo, vou seguir essa dica sempre que me disse da transição da hipocalórica pra hipercalórica, e seguindo com algumas semanas (umas 2 por exemplo) em manutenção, será que seria interessante para o metabolismo ?

Postado
Em 06/09/2022 em 13:30, LendaDaClassic disse:

Exatamente amigo, minha dieta no bulking sempre é limpa, evito qualquer derivados industrializados e etc..., mas muito obrigado por compartilhar comigo amigo, vou seguir essa dica sempre que me disse da transição da hipocalórica pra hipercalórica, e seguindo com algumas semanas (umas 2 por exemplo) em manutenção, será que seria interessante para o metabolismo ?

Eu to nessa transição, porém comecei hormonizar e quero secar, no meu plano é manter por 1 mes pra fazer nova avaliação e decidir o proximo passo. To com 17% de BF e quero chegar nos 10-12%.

Talvez 2 semanas seja pouco tempo pra vc avaliar, mas nada te impede.

Postado

Não se manipula as calorias todas as semanas, é o ápice pra se desesperar e fazer cagada, não existe segredo, faça um bulking, volta as calorias para a manutenção (lembrando que por ter ganhado peso sua manutenção é diferente da anterior antes de iniciar o processo) permaneça por 2-4 semanas e observe se o peso se estabiliza, após isso retire 300-500kcal (dependendo da sua pressa, utilização de hormônios, cardio etc) e acompanhe por no mínimo 3 semanas antes de mexer em alguma coisa, não há parâmetros nem base pra se avaliar em apenas uma semana seu corpo não é tão adaptativo assim.

Postado

Cardio moderado de 10 minutos? foi mal mas isso não existe, é só uma caminhada rápida para criar conforto mental, nada além disso.

Metabolismo extremamente acelerado? conversa fiada, o seu físico desmente essa afirmação.

Postado
Em 06/09/2022 em 14:01, somedieyoung_ disse:

Não se manipula as calorias todas as semanas, é o ápice pra se desesperar e fazer cagada, não existe segredo, faça um bulking, volta as calorias para a manutenção (lembrando que por ter ganhado peso sua manutenção é diferente da anterior antes de iniciar o processo) permaneça por 2-4 semanas e observe se o peso se estabiliza, após isso retire 300-500kcal (dependendo da sua pressa, utilização de hormônios, cardio etc) e acompanhe por no mínimo 3 semanas antes de mexer em alguma coisa, não há parâmetros nem base pra se avaliar em apenas uma semana seu corpo não é tão adaptativo assim.

Exatamente, não estou manipulando as kcal toda semana, assim como disse kkk, manipulo apenas quando estagnar.

Postado (editado)
Em 06/09/2022 em 14:09, Quarta Via disse:

Cardio moderado de 10 minutos? foi mal mas isso não existe, é só uma caminhada rápida para criar conforto mental, nada além disso.

Metabolismo extremamente acelerado? conversa fiada, o seu físico desmente essa afirmação.

Sim existe, 10 Minutos de HIT em alta intensidade, mais 20 minutos em aclive que é o percurso da minha casa, mas como você se referiu ao meu físico e escreveu abaixo também, só complementando meu físico não era o do exemplo, dei o exemplo apenas para saber se a lógica esta certa, mas já que referiu ao meu físico, só recapitulando, fora o tempo de aeróbico intra-extra treino que da 30 minutos, sou militar, e fico em média 1 a 2 horas por dia também no "corre" literalmente(quem me dera se fosse patrulha sempre dentro do carro).

Se quiser posto fotos do meu físico no dia 09 de agosto e agora atual (época que comecei o cutting vs agora), comecei com exatos 17% de BF, 86KG calculados pelo método de dobras de JACK - POLLOCK, mais resultado de 16,8% na balança de bioimpedância HBF-514C da omron que meu amigo tinha recomendado, e atuais 13.3% no método de dobras e 13% na balança (83.2 KG).

Não postei dados referente ao MEU FÍSICO, por que queria saber se a lógica do que escrevi no exemplo estava certa(por que os demais procedimentos eu sigo com cautela), para eu continuar seguindo, mas graças aos amigos do fórum e o devido ajuste, consigo me localizar e me organizar melhor, desde já muito obrigado pela contribuiução.

Obs: Sou hormonizado, não sou natural, seguro um pouco mais de massa que um natural facilmente, Fico fire on o ano todo (apenas testo), acompanho com exames regularmente todo perfil lipídico, dht, testo, e quaisquer outros exames preventivos e colaterais para controlar.

Editado por LendaDaClassic
Complementar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...