Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Espero que possam me ajudar...

Estou fazendo o uso de 300mg de enantato de testosterona por semana somente, a 6 meses.

Esse mês de agosto resolvi fazer alguns exames como: hematocrito, HDL, LDL, Enoglobina glicada, postasio, sódio, TGO e TGP, Ureia, cratinina, Albumina entre outros..

Todos ficaram dentro de sua referência, tudo certo, com exceção do TGP, onde a referência é de 4 a 45u/l.

Meu TGP está em 63u/l.

Sigo a dieta muito bem, não como mais que 1g/kg de gordura por dia, faço refeições livres a cada 2 semana.

Treino a 4 anos de forma intensa já, sai dos 48 kg para os 80kg de forma natural e agora comecei a hormonizar.

Dúvidas

1. Qual o provável motivo de TGP mais alto?

2. Oque posso fazer para controlar isso?

3. É um valor muito alto? A partir de que valor devo realmente me preocupar?

4. A testo pode influenciar o valor do TGP?

Desde já agradeço!

Postado

Não está muito elevado, é realmente preocupante quando está >4x que o valor de referência, que inclusive boa parte dos labs adotam como 56u/l. O aumento da intensidade dos treinos tende a aumentar os níveis de TGO/TGP sem representar um fator de preocupação, necessariamente. De qualquer maneira, é interessante monitorar e fazer exames mais frequentes

Postado
Em 20/08/2022 em 22:41, Amaro_13 disse:

Espero que possam me ajudar...

Estou fazendo o uso de 300mg de enantato de testosterona por semana somente, a 6 meses.

Esse mês de agosto resolvi fazer alguns exames como: hematocrito, HDL, LDL, Enoglobina glicada, postasio, sódio, TGO e TGP, Ureia, cratinina, Albumina entre outros..

Todos ficaram dentro de sua referência, tudo certo, com exceção do TGP, onde a referência é de 4 a 45u/l.

Meu TGP está em 63u/l.

Sigo a dieta muito bem, não como mais que 1g/kg de gordura por dia, faço refeições livres a cada 2 semana.

Treino a 4 anos de forma intensa já, sai dos 48 kg para os 80kg de forma natural e agora comecei a hormonizar.

Dúvidas

Desde já agradeço!

Testo pode influenciar sim no tgp.

Tgo deu quanto?

Tgp eh bem restrito ao fígado, diferente do tgo. Vale uma investigação mais aprofundada com mais exames, embora o valor não seja alarmante.

Postado

A alteração ñ tá muito grande mas tem que investigar.

Treinou no dia anterior ao exame?Fez uso de medicamentos nos dias anteriores?

Precisa verificar o nivel do gama GT e bilirrubinas 

Postado
Em 21/08/2022 em 00:14, Vitgtw disse:

Testo pode influenciar sim no tgp.

Tgo deu quanto?

Tgp eh bem restrito ao fígado, diferente do tgo. Vale uma investigação mais aprofundada com mais exames, embora o valor não seja alarmante.

Meu TGO de 37

Postado
Em 21/08/2022 em 06:31, sdmnogueira123 disse:

A alteração ñ tá muito grande mas tem que investigar.

Treinou no dia anterior ao exame?Fez uso de medicamentos nos dias anteriores?

Precisa verificar o nivel do gama GT e bilirrubinas 

Sim treinei no dia anterior. Sim fiz a aplicação de 150mg no dia anterior. Vou fazer os outros exames..

Postado
Em 20/08/2022 em 23:50, Nicogains disse:

Não está muito elevado, é realmente preocupante quando está >4x que o valor de referência, que inclusive boa parte dos labs adotam como 56u/l. O aumento da intensidade dos treinos tende a aumentar os níveis de TGO/TGP sem representar um fator de preocupação, necessariamente. De qualquer maneira, é interessante monitorar e fazer exames mais frequentes

Entendi, então tá tranquilo, sabe me dizer por qual o motivo o treino intenso altera o TGP? já que é uma enzima bem específica ao dano no fígado?

Postado
Em 23/08/2022 em 18:10, Amaro_13 disse:

Meu TGO de 37

Nada demais. Embora não ache que seja nada, vale dar uma investigada.

Postado (editado)
Em 23/08/2022 em 18:12, Amaro_13 disse:

Entendi, então tá tranquilo, sabe me dizer por qual o motivo o treino intenso altera o TGP? já que é uma enzima bem específica ao dano no fígado?

Aminotransferases não estão relacionadas somente à lesão hepática, também estão relacionadas à lesão induzida em treino de hipertrofia. Só um bioquímico pra te explicar com mais detalhes. Alguns estudos:

https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/16666

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7438350/ (Inglês, tgo e tgp são abreviados como ast e alt, respectivamente, no inglês) 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2291230/

Enfim, esse aumento de TGO/TGP se torna mais expressivo em hormonizados, devido à intensidade do treinamento, quando restrito somente a esse fator. Óbvio que o aumento nem sempre é por isso, ou que um aumento da intensidade necessariamente irá resultar em aumento desses indicadores. 

Editado por Nicogains
Postado
Em 20/08/2022 em 22:41, Amaro_13 disse:

Dúvidas

Desde já agradeço!

1 - Só com resultado do TGP é difícil dizer , pode ser lesão hepática e pode ser nada. Ainda assim ñ saiu muito da referência então se gama gt e bilirrubinas estiverem normais ñ há com que se preocupar.

2 - NAC 600mg/dia e Vit E 400 UI/dia resolvem mas só usaria se os marcadores acima estiverem alterados.

3 - ñ é um valor alto ...TGO e TGP isolados até 3x a referência é comum , o importante é monitorar e ñ ficar assim por muito tempo.

4 - sim mas de forma indireta 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...