Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Disclaimer: Textão abaixo explicando a situação, se quiser só pular e olhar os exames, à vontade.

Pessoal, desde o início do ano estou indo atrás de médicos para resolver problemas como pouca vitalidade, baixa disposição, falta de concentração e motivação, sono exacerbado, desanimo nos treinos, dificuldade de perca de gordura e outros. (libido não manifestou.)

Estava pensando que estava com depressão e fui num psiquiatra, mas resolvi marcar um endócrino por causa dos sintomas mais físicos. O psiquiatra me meteu remédio e diagnóstico de Transtorno Bipolar, porém acabou que a testosterona também deu baixa, já não sei até que ponto esse quadro emocional é culpa de hormônio ou realmente o psiquiatra fez um diagnóstico assertivo.

Já fiz um ciclo de 12 semanas de Enantato 250mg/week, oxan only por algumas semanas (já não lembr mais) antes de entrar com a testo. Mas foi em 2018 e nunca mais usei. Fiz TPC com Tamox. (não fiz exame nenhum na época, cagadinha.)

Em Fevereiro: Com endócrinos a experiência não foi tão boa, não me passou segurança. A primeira simplesmente NÃO me deu resposta, disse que ia estudar meu caso e não me retornou mais. Resolvi procurar outro médico.. O segundo avaliou os exames e disse para eu diminuir meu BF e peso, meu sono, melhorar rotina alimentar e exercícios e refazer o exame depois de alguns meses, se nao surtisse efeito entrar com reposição. Então aos poucos voltei a fazer dieta e exercícios com constância e cardios (já fazia isso antes desse grande vale de motivação), troquei de carreira (e impactou muito positivamente no meu sono).

Informações:

Altura: 1,79

Peso: 96kg (estava com 100kg antes de voltar com os exercícios e dieta, em fevereiro)

BF: 22%~ (27% em fevereiro).

Exames:

Data - 17/02/2022

Testo Total - 187 (ref. 249 a 836 ng/dL)

Testo Livre - 6,81 (ref. 5,70 a 17,83 ng/dL) / 2,77% (ref. 1,53 a 2,88%)

FSH - 1,3 (ref. 1,5 a 12,4 mUI/mL)

LH - 2,9 (ref. 1,7 a 8,6 mUI/m)

DHEA - 4,30 (ref. 1,6 A 11,0 ng/mL)

SHBG - 14,5 (ref. 18,3 a 54,1 nMol/L)

Ultrassom das bolas normal.
Fiz ressonância da hipófise e funcionando normal.

A resposta do corpo não foi tão boa nos meses após, mesmo em déficit calórico e hábitos melhores o peso caiu timidamente. No passado a resposta era MUITO diferente e com esse tempo de dieta eu teria abaixo da casa dos 20% com certeza. Minha cintura caiu bem e ganhei um pouco de massa, mas nada demais, o BF caiu de 27% pra 22%.

Refiz os exames depois de alguns meses com esses hábitos melhores:

Data - 09/07/2022

Testo Total - 229 ng/dL (ref. 249 a 836 ng/dL)

Testo Livre - 6,395 ng/dL (ref. 5,70 a 17,83 ng/dL) / 2,96% (ref. 1,53 a 2,88%)

FSH - 1,0 (ref. 1,5 a 12,4 mUI/mL)

LH - 2,6 (1,7 a 8,6 mUI/mL)

Sim, não pediu estradiol em nenhum exame.

---

Resolvi buscar uma segunda (terceira) opinião nesse meio tempo, e ele recomendou tomar Clomid (10mg manipulado) por 1mês e ver como o corpo responderia. Achei a ideia boa, principalmente pq o outro iria para reposição direto antes de tentar alguma outra coisa, embora tenha achado 10mg pouco (vejo TPC com 50mg tsd... ).

Hoje chegou o resultado do exame que fiz UM DIA APÓS o término dos 30 dias com 10mg manipulado

Data 10/08/2022

Testo Total - 531 ng/dL (ref. 249 a 836 ng/dL)

Testo Livre - 15,211 ng/dL (ref. 5,70 a 17,83 ng/dL) / 2,86% (ref. 1,53 a 2,88%)

Estradiol - 40,8 pg/dL (ref. 7,63 a 42,6 pg/mL)

Resultado muito bom na testosterona, sei que ainda vai cair até estabilizar, espero que fique acima de 350. Mas uma coisa que me chamou atenção foi o estradiol, achei bem alto. Normal isso? A tal da proporção E2:Testo tá bem ruim, já que a testo não está nada excepcional mesmo pra níveis naturais.

Conseguem me ajudar com algum insight ou pitaco geral? Deixe sua opinião, por favor, os médicos não estão me passando muita segurança, às vezes vocês me ajudam a sugerir algo pra eles que ainda ñ enxergaram.

Editado por Theus:on
Correção

Publicidade

Postado (editado)

De maneira geral, seu estradiol deu um pouco mais elevado porque ao fazer o uso de algum medicamento que eleve as gonadotrofinas  (LH e FSH) há um maior estímulo na produção de testosterona e, como a expressão da enzima aromatase é genética (no seu caso, me parece que você tem forte tendência a aromatização), acaba que seu E2 é um pouco maior do que o valor de referência. Geralmente, na clínica, o valor do exame é levado em conta, porém o que tem maior relevância são os sintomas, então não se atenha ferozmente ao valor laboratorial.

Minha recomendação para você é que, se possível, reduza ainda mais o percentual de gordura e veja a resposta que terá nesse quadro. Caso não tenha um desfecho positivo nos sintomas e ainda haja o desbalanço T/E2 analise a possibilidade de manipular anastrozol (0,1mg), tomá-lo diariamente e refaça os exames/veja se ainda tem sintomas.

Editado por RAGER
Postado

Vc pode está com hipogonadismo devido ao alto percentual de gordura e esse tbm pode ser o motivo do e2 alto , visto que o tecido adiposo concentra muita aromatase. qq aumento de testo com uso de fármaco é temporário , vai mantê-lo enquanto estiver usando depois volta aos níveis de antes a ñ ser que resolva a causa do problema. Minha sugestão: mantém o uso pra ñ ter sintomas de testo baixa mas enquanto isso faz um programa alimentar e de treinamento pra abaixar esse bf aí , se cair pra 16% + ou - deve resolver seu problema , se precisar contrata um nutri/personal/coach pra te auxiliar alguns tem mais conhecimento que médicos nessa área 

Postado (editado)
Em 10/08/2022 em 18:46, RAGER disse:

De maneira geral, seu estradiol deu um pouco mais elevado porque ao fazer o uso de algum medicamento que eleve as gonadotrofinas  (LH e FSH) há um maior estímulo na produção de testosterona e, como a expressão da enzima aromatase é genética (no seu caso, me parece que você tem forte tendência a aromatização), acaba que seu E2 é um pouco maior do que o valor de referência. Geralmente, na clínica, o valor do exame é levado em conta, porém o que tem maior relevância são os sintomas, então não se atenha ferozmente ao valor laboratorial.

Minha recomendação para você é que, se possível, reduza ainda mais o percentual de gordura e veja a resposta que terá nesse quadro. Caso não tenha um desfecho positivo nos sintomas e ainda haja o desbalanço T/E2 analise a possibilidade de manipular anastrozol (0,1mg), tomá-lo diariamente e refaça os exames/veja se ainda tem sintomas.

Em 10/08/2022 em 18:51, sdmnogueira123 disse:

Vc pode está com hipogonadismo devido ao alto percentual de gordura e esse tbm pode ser o motivo do e2 alto , visto que o tecido adiposo concentra muita aromatase. qq aumento de testo com uso de fármaco é temporário , vai mantê-lo enquanto estiver usando depois volta aos níveis de antes a ñ ser que resolva a causa do problema. Minha sugestão: mantém o uso pra ñ ter sintomas de testo baixa mas enquanto isso faz um programa alimentar e de treinamento pra abaixar esse bf aí , se cair pra 16% + ou - deve resolver seu problema , se precisar contrata um nutri/personal/coach pra te auxiliar alguns tem mais conhecimento que médicos nessa área 

Muito obrigado pela ajuda, pessoal. Sentei pra conversar com o médico e é isso aí - manter o uso por agora e abaixar o BF. Decidimos não entrar com IA por enquanto, apenas se surgirem sintomas de estradiol alto.

Valeu pelos pitacos, me ajudou até pra conversar com o médico!!

Editado por Theus:on
Postado

Bom dia! Fiz alguns exames e gostaria de opiniões sobre o que devo melhorar aí pra aumentar a massa muscular no geral e perder gordura:

prolactin 7,84

t4 total 5,63

t3 95,99

insulina 4,2

HOMA IR: 1,0005

HOMA BETA: 44,598

ESTRADIOL 31,0

TSH 0,962FSH 3,42

LH 5,93

VIT. D 24,3

TESTO TOTAL 488,28

...

Postado
Em 21/08/2022 em 08:17, Oficial Neto2013 disse:

Bom dia! Fiz alguns exames e gostaria de opiniões sobre o que devo melhorar aí pra aumentar a massa muscular no geral e perder gordura:

prolactin 7,84

t4 total 5,63

t3 95,99

insulina 4,2

HOMA IR: 1,0005

HOMA BETA: 44,598

ESTRADIOL 31,0

TSH 0,962FSH 3,42

LH 5,93

VIT. D 24,3

TESTO TOTAL 488,28

...

Dieta limpa, cardio, musculação. Funciona pra 99,9% das pessoas. Vc não deve estar nestes 0.01%.

Postado
Em 21/08/2022 em 21:17, Oficial Neto2013 disse:

Vitgtw, digo com relação às taxas dos exames... para um homem de 42 anos, essa taxa de testo (principalmente) tá num bom padrão para hipertrofia? minha dúvida foi essa... 

Está excelente. E tende a aumentar ainda com dieta balanceada e exercícios. Melhor que de muito garoto de 20 anos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...