Ricardo71 3 Postado Julho 31, 2022 às 12:38 Postado Julho 31, 2022 às 12:38 Meu pai tem 115kg e tem 66 anos. Estou buscando o emagrecimento dele. Ele não pratica exercícios, mas é alguém ativo no dia, pega vai pra fora e está sempre envolvido em algo, mas nada de atividade física, estou pensando em fazer um plano alimentar para ele pensando em um aumento de calorias e qualidade de alimentação, para "reativar" o metabolismo dele. Alimentação atual: Café da manhã - 2 ovos pela manhã Almoço - Arroz feijão carne Janta - mesma coisa do almoço ou fazem um café Come muito pouco, mas está subindo de peso, e referente aos exames ele está ok (testo e tals). Ele está animado em que eu faça um cardápio para ele, então estava pensando em começar com: CAFÉ DA MANHÃ Pão 100g ou 4 fatias Ovos 2 unidades Ricota 60g ALMOÇO Salada de folhas legumes variados Carne 200g Arroz 350g Feijão 150g LANCHE Ovos 2 unidades Pão 100g ou 4 fatias Maça 2 unidade JANTAR - 21:00 Salada de folhas legumes variados Carne 200g Arroz 350g Em torno de 2560 calorias, o que acham dessa minha estratégia, então daqui uns 30 dias vou subir umas 200 calorias e depois começar a baixar de 200 em 200, ver se responde no peso dele.
Ericles96 96 Postado Julho 31, 2022 às 13:01 Postado Julho 31, 2022 às 13:01 Em 31/07/2022 em 09:38, Ricardo71 disse: Meu pai tem 115kg e tem 66 anos. Estou buscando o emagrecimento dele. Ele não pratica exercícios, mas é alguém ativo no dia, pega vai pra fora e está sempre envolvido em algo, mas nada de atividade física, estou pensando em fazer um plano alimentar para ele pensando em um aumento de calorias e qualidade de alimentação, para "reativar" o metabolismo dele. Alimentação atual: Café da manhã - 2 ovos pela manhã Almoço - Arroz feijão carne Janta - mesma coisa do almoço ou fazem um café Come muito pouco, mas está subindo de peso, e referente aos exames ele está ok (testo e tals). Ele está animado em que eu faça um cardápio para ele, então estava pensando em começar com: CAFÉ DA MANHÃ Pão 100g ou 4 fatias Ovos 2 unidades Ricota 60g ALMOÇO Salada de folhas legumes variados Carne 200g Arroz 350g Feijão 150g LANCHE Ovos 2 unidades Pão 100g ou 4 fatias Maça 2 unidade JANTAR - 21:00 Salada de folhas legumes variados Carne 200g Arroz 350g Em torno de 2560 calorias, o que acham dessa minha estratégia, então daqui uns 30 dias vou subir umas 200 calorias e depois começar a baixar de 200 em 200, ver se responde no peso dele. Muitas calorias pra alguém de 60 anos que não treina. 1800 tá bom pra começo. De preferência fontes o mais limpas possível.
Ricardo71 3 Postado Julho 31, 2022 às 13:10 Autor Postado Julho 31, 2022 às 13:10 Em 31/07/2022 em 10:01, Ericles96 disse: Muitas calorias pra alguém de 60 anos que não treina. 1800 tá bom pra começo. De preferência fontes o mais limpas possível. 1981 calorias CAFÉ DA MANHÃ Pão 2 fatias ou 50g Ovos 2 unidades Ricota 60g ALMOÇO Salada de folhas legumes variados Carne 150g Arroz 300g Feijão 150g LANCHE Ovos 2 unidades Pão 2 fatias ou 50g Maça 1 unidade JANTAR - 21:00 Salada de folhas legumes variados Carne 150g Arroz 300g Essa para iniciar acha ok? E sobre a estratégia de subir e baixar os macros?
Vitor_Maromba 7890 Postado Julho 31, 2022 às 13:13 Postado Julho 31, 2022 às 13:13 Em 31/07/2022 em 10:10, Ricardo71 disse: 1981 calorias CAFÉ DA MANHÃ Pão 2 fatias ou 50g Ovos 2 unidades Ricota 60g ALMOÇO Salada de folhas legumes variados Carne 150g Arroz 300g Feijão 150g LANCHE Ovos 2 unidades Pão 2 fatias ou 50g Maça 1 unidade JANTAR - 21:00 Salada de folhas legumes variados Carne 150g Arroz 300g Essa para iniciar acha ok? E sobre a estratégia de subir e baixar os macros? Esta melhor. Não suba calorias se não houver atividade física a mais, cardio ou malhar. Ricardo71 e b0rland reagiu a isso 2
Este é um post popular. Vecchio 4821 Postado Julho 31, 2022 às 14:08 Este é um post popular. Postado Julho 31, 2022 às 14:08 (editado) Ricardo, parabéns pela iniciativa! Eu achei o cardápio tá bom, exceto pelo fato de não terem sido incluídas frutas, pois são necessárias. Como você está pensando em bons alimentos, um bom teste que você possa aplicar a seu cardápio seja o seguinte: para cada 1000 kcal deverão corresponder a 14 g de fibras. Logo, no primeiro cardápio que você propôs seriam 2560/1000*14 = 36 g; ou, então, no segundo cardápio, 1981/1000*14= 28 g. Mas o que é igualmente importante, eu diria que precede a aplicação do cardápio, seria uma pequena bateria de exames. Pelo menos sangue e urina. Com o passar do tempo diversas leituras começam a acumular valores muito fora dos padrões de referência e que, de uma noite de domingo pra uma manhã de segunda, a gente descobre da pior forma possível. Triglicérides alto, LDL alto, HDL baixo, glicemia alta, enfim, há exames que servem como norteadores da própria dieta. Só pra semear uma discórdia do bem agora cedo: eu não começaria com o pé no acelerador, aplicando um deficit agressivo com um total de somente 1800 kcal, logo de cara para uma pessoa ativa, eu acho meio arriscado. A depender de como seu pai reaja, ele pode encarar como um "remédio" e segurar a fome, assim como pode sofrer com episódios de TCA (Transtorno de Compulsão Periódica). Como você comentou que quer "trazer" ele pro lado bom da força, reativar o metabolismo dele - o que eu estou interpretando como querer reeducar os hábitos alimentares dele - eu preferiria subir pra faixa entre 2400 e 2500 kcal. Daí, ao final de umas três semanas, você já teria algum tipo de dado planilhado pra tomar decisões como: baixar 5 g de gorduras totais, aumentar 10 g de proteínas, diminuir 15 g de carboidratos, etc. Enfim, você teria espaço pra ajustar o processo de emagrecimento dele. Enfim, eu lembrei destas duas coisas: frutas e exames; e acho que o consumo inicial pode ser generoso pra trazer seu pai pra um terreno onde ele pegue gosto pelo processo, pois é normal a gente terminar o dia saciado se fizer um cardápio limpo devido à quantidade. obs: caso opte por um cardápio de 1800, tem um pronto, completo, proposto pela USP: https://www.endocrinologiausp.com.br/institucional/material-para-download/dieta-de-1800-calorias/ Editado Julho 31, 2022 às 14:09 por Vecchio krebz, Crotoniate, Henrique... e 3 outros reagiu a isso 6
Visitante Postado Julho 31, 2022 às 17:27 Postado Julho 31, 2022 às 17:27 Parem com romantização, um idoso que nunca fez dieta e nunca treinou jamais vai seguir uma dieta montada. A maioria aqui, fazendo musculação, não consegue seguir, imagina... Quer ajudar teu coroa? reeducação alimentar é o melhor caminho. Chama ele para dar umas voltas, que é caminhar mas sem a "força" do nome. Faça a comida dele, retribua o tempo que ele gastou te criando/formando. Eu aposto com qualquer um aqui, dieta de word/papel não serve para idosos que nunca tiveram afinidade com isso. Contar calorias? pesar comida? isso é uma piada das boas. No mais, a intenção é boa mas a aplicação é fantasiosa. Pé no chão, muita conversa e atitude da sua parte para garantir melhor qualidade de vida para quem você ama.
Marlon Henrique01 997 Postado Julho 31, 2022 às 20:00 Postado Julho 31, 2022 às 20:00 Também acho que uma reeducação alimentar e alguns exercícios aeróbicos seja a melhor forma de começar isso. Ricardo71 reagiu a isso 1
Ricardo71 3 Postado Agosto 14, 2022 às 23:50 Autor Postado Agosto 14, 2022 às 23:50 Em 31/07/2022 em 14:27, Terceira Via disse: Parem com romantização, um idoso que nunca fez dieta e nunca treinou jamais vai seguir uma dieta montada. A maioria aqui, fazendo musculação, não consegue seguir, imagina... Quer ajudar teu coroa? reeducação alimentar é o melhor caminho. Chama ele para dar umas voltas, que é caminhar mas sem a "força" do nome. Faça a comida dele, retribua o tempo que ele gastou te criando/formando. Eu aposto com qualquer um aqui, dieta de word/papel não serve para idosos que nunca tiveram afinidade com isso. Contar calorias? pesar comida? isso é uma piada das boas. No mais, a intenção é boa mas a aplicação é fantasiosa. Pé no chão, muita conversa e atitude da sua parte para garantir melhor qualidade de vida para quem você ama. Ele está tentando fazer a dieta, a minha mãe pesa a comida e serve ele, diminuiu 3 kilos nesse período, só que não consegue comer as 1800 calorias que coloquei para ele, estou pedindo para ele forçar pra daqui uns meses começar a baixar.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora