Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cientistas descobrem gene associado ao ganho de força muscular durante atividade

Torf

Posts Recomendados

Achado abre caminho para o desenvolvimento de tratamentos que possam imitar os benefícios do exercício

Um grupo de cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriu um gene que é responsável pela força muscular que ganhamos ao praticar atividades físicas. O achado abre caminho para o desenvolvimento de possíveis medicamentos que possam imitar alguns dos benefícios dos exercícios.

O artigo, publicado nesta segunda-feira (25) na revista científica Cell Metabolism, mostra que animais sem o gene C18ORF25 têm desempenho ruim ao fazerem exercícios e músculos mais fracos.

O oposto ocorre com aqueles que possuem o gene C18ORF25, que se tornam mais resistentes e fortes, mas não necessariamente maiores.

O coordenador do estudo, Benjamin Parker, ressalta em comunicado que "identificar esse gene pode afetar a forma como gerenciamos o envelhecimento saudável".

"Promover a função muscular ideal é um dos melhores preditores da saúde geral."

A equipe, que contou com a colaboração dos professores Erik Richter e Bente Kiens  da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, avaliou ainda as semelhanças e diferenças moleculares de diferentes tipos de exercícios. Eles utilizaram biópsias de músculos humanos para verificar mudanças nas células.

Parker explica como as descobertas podem refletir em benefícios no futuro.

“Sabemos que o exercício pode prevenir e tratar doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer. Agora, esperamos que, ao entender melhor como os diferentes tipos de exercício provocam esses efeitos promotores da saúde no nível molecular, a comunidade científica possa trabalhar para disponibilizar novas e aprimoradas opções de tratamento."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu tava lendo um artigo exatamente sobre isso (naum sei se é bem esse gene ai) no mês passado. Se eu achar, posto aqui.

Segundo os pesquisadores, dentro de 20-30 anos as pessoas vão poder tomar um comprimido e ter os mesmos benefícios da atividades física (o que sinceramente duvido muito que na prática seja igual).

Fora que isso me deixa preocupado, cada vez mais a sociedade busca o sedentarismo e o shortcut pras coisas.

Link para o comentário

Em 26/07/2022 em 08:54, SaBiih disse:

Eu tava lendo um artigo exatamente sobre isso (naum sei se é bem esse gene ai) no mês passado. Se eu achar, posto aqui.

Segundo os pesquisadores, dentro de 20-30 anos as pessoas vão poder tomar um comprimido e ter os mesmos benefícios da atividades física (o que sinceramente duvido muito que na prática seja igual).

Fora que isso me deixa preocupado, cada vez mais a sociedade busca o sedentarismo e o shortcut pras coisas.

Ir para balada invés de dropar uma balinha, mando esse bagulho, fico 4 horas fritando e saiu no pump...

ai sim kkk.

só acredito vendo

flw

Editado por projetohuck2
Link para o comentário

Segundo os pesquisadores, dentro de 20-30 anos as pessoas vão poder tomar um comprimido e ter os mesmos benefícios da atividades física

Só imagino os colaterais...

Link para o comentário

(...)

O homem sempre desenvolve tecnicas pra melhorar o conforto e a produtividade e isso é uma faca de dois gumes: por um lado melhora a longevidade e qualidade de vida, por outro nos torna mais preguiçosos e burros. Um cidadao romano no auge do império era bem mais resiliente e inteligente que qualquer um de nós.

A saída ao meu ver é aproveitar os benefícios da tecnologia mas inserir certos desconfortos no dia a dia pra nao perder toda a dureza mental, e a academia seria um desses.

Link para o comentário

Em 26/07/2022 em 09:26, Noviço disse:

O homem sempre desenvolve tecnicas pra melhorar o conforto e a produtividade e isso é uma faca de dois gumes: por um lado melhora a longevidade e qualidade de vida, por outro nos torna mais preguiçosos e burros. Um cidadao romano no auge do império era bem mais resiliente e inteligente que qualquer um de nós.

A saída ao meu ver é aproveitar os benefícios da tecnologia mas inserir certos desconfortos no dia a dia pra nao perder toda a dureza mental, e a academia seria um desses.

Esse é o problema, as pessoas não sabem aproveitar os benefícios e ao mesmo tempo manter os desconfortos necessários.

Não é a toa que hoje obesidade mata muito mais que a fome no mundo, coisa que há poucas décadas atrás seria inimaginável.

Mas é basicamente o que vc citou, a dureza mental é o que diferencia essas pessoas que tem o bom senso de usar a parte boa da tecnologia sem cair no conforto total. 

Link para o comentário

Sim, e na verdade dá pra incluir varios desconfortos em períodos específicos pra manter esse casco. Coisas como banho frio, dormir no chão, acampar no mato com poucos recursos, aprender a caçar, artes marciais, aprender idiomas distantes do pt, acender fogueira, etc.

Sem ficar bitolado e querer virar um espartano, claro. 

Link para o comentário

É cara, mesmo se a gente chegar no absurdo de conseguir os benefícios físicos da atividade física tomando remédio, quem já passou pelo processo e aderiu ao estilo de vida sabe que a parte física é só um dos vários benefícios, e esses outros vc só consegue obter justamente por causa de ter passado pelas experiências.

Link para o comentário

É cara, mesmo se a gente chegar no absurdo de conseguir os benefícios físicos da atividade física tomando remédio, quem já passou pelo processo e aderiu ao estilo de vida sabe que a parte física é só um dos vários benefícios, e esses outros vc só consegue obter justamente por causa de ter passado pelas experiências.

Link para o comentário

Segundo os pesquisadores, dentro de 20-30 anos as pessoas vão poder tomar um comprimido e ter os mesmos benefícios da atividades física

Há 20, 30 anos, alguns previam que hoje íamos estar todos andando de carro elétrico/voador, as desigualdades seriam corrigidas, todos os seres humanos teriam garantidos os seus direitos básicos pra existência... Realidade: convencer as pessoas que a terra é esférica e que não tem chip na vacina. Então sei lá, não boto muita fé nessa previsão, e nem previsões otimistas demais, de modo geral.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...