Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Yoda 3 Training - (Revisão do Zanne)

Posts Recomendados

Postado

Como estamos precisando de um tópico que fale de algo além de esteroides, queda de libido e ginecomastia. Lá vai:

-O Yoda 3 Training(Y3T) é um modelo de treino desenvolvido por Neil Hill após perceber que para treinar com altas cargas por mais tempo, era necessário oscilar a intensidade dos microciclos de treino a fim de permitir que seus tendões e articulações se recuperassem melhor.

-O Y3T é dividido em ciclos de 3 semanas, sendo a primeira semana movimentos compostos e baixas repetições, a segunda semana uma combinação de compostos e isoladores com médias repetições e a terceira semana uma combinação de técnicas avançadas utilizando um volume alto de repetições e cargas baixas.

(Sim, é como se fosse uma periodização ondulatória de microciclos!)

-Como eu uso o Y3T:
Utilizo o Y3T a maior parte do ano, em mesociclos de 9 até 15 semanas.

• Na primeira semana utilizo princípios do Heavy Duty de Mike Mentzer, baixíssimo volume de treino e cargas máximas. Ex: 2-4 exercícios por músculo com 1-2 séries de 6-8 repetições. Priorizando máquinas pela segurança que elas proporcionam e cargas de 90-100% do 6RM
  • A segunda semana, utilizo a mesma quantidade de exercícios, cargas de 70-80% do 6RM, entre 3-5 séries de 8-14 repetições. Priorizando pesos livres.
  • A Terceira Semana, utilizo de 1-3 séries por exercício, 20 até 30 repetições e cargas de 40% do 6RM. Priorizando pesos livres, super-sets e bi-sets.
  • Os treinos costumam demorar entre 15-40 minutos por sessão.

Questionamentos que eu tive:

• Posso usar o Y3T o ano inteiro?

Depende, oscilando entre progressão de carga, volume e frequência, dá pra utilizar em fases de bulking, cutting e transição.

• Qual o benefício do Y3T em cutting?

Por oscilar cargas e volume, vc consegue continuar progredindo cargas mesmo em déficit calórico. Em cutting reduzo o volume e priorizo carga.

• Qual o benefício do Y3T em bulking?

O principal é a oscilação para preservar tendões e articulações. (Eu vivia com joelhos, ombros, pescoço, hérnia de disco e cotovelos doendo!)

Mas também é permite um mesociclo mais longo progredindo cargas máximas e mínimas. (Em bulking utilizo um volume de treino maior)

• Quais os pontos negativos do Y3T?

A evolução do Y3T é lenta, porém pode levar várias semanas até a estagnação de cargas. Então macacos velhos podem se beneficiar dessa estratégia.

Conclusão:

Até o presente momento, estou no Y3T há quase 20 semanas e continuo progredindo cargas e sem dores. É um sistema de treino que me permite treinar pesado por muito mais tempo sem sentir tanto os efeitos negativos de usar cargas altas e/ou volumes altos de treino.

Fonte: Grila, Putz.

Postado (editado)
Em 22/07/2022 em 20:17, Vitgtw disse:

Review by Zanne view. Ty Man.

Hoje mesmo vi uma aula do Jonato Prestes sobre volume de treino, e ele mencionou o benefício de ciclar o volume de treino ao longo do ano em indivíduos treinados.

No caso do Y3T seria ciclar microciclos...se for analisar pela média da literatura, funciona. (ou pelo menos reduz a variância)

@SaBiih, aí ó. É bom reduzir teu volume de treino de 85 séries pra umas 50 por grupo muscular HAUSHAUS

Editado por Zanne
Postado
Em 23/07/2022 em 09:37, Zanne disse:

Hoje mesmo vi uma aula do Jonato Prestes sobre volume de treino, e ele mencionou o benefício de ciclar o volume de treino ao longo do ano em indivíduos treinados.

No caso do Y3T seria ciclar microciclos...se for analisar pela média da literatura, funciona. (ou pelo menos reduz a variância)

@SaBiih, aí ó. É bom reduzir teu volume de treino de 85 séries pra umas 50 por grupo muscular HAUSHAUS

Eu usei ele por 4 meses esse ano, estava com muito pouco tempo e a dieta estava uma bosta e soh com cruise basicamente.

Realmente a parte de desgaste muscular eh uma grande vantagem, mesmo em condições bastante ruins como as minhas tive evolução.

Me considero de iniciante pra intermediário, achei a evolução dele pouco mais lenta, justamente pelo menor desgaste muscular, creio que encaixe bem em intermediário pra avançado.

• 3 meses depois...
Postado
Em 22/07/2022 em 18:48, Zanne disse:

Como estamos precisando de um tópico que fale de algo além de esteroides, queda de libido e ginecomastia. Lá vai:

-O Yoda 3 Training(Y3T) é um modelo de treino desenvolvido por Neil Hill após perceber que para treinar com altas cargas por mais tempo, era necessário oscilar a intensidade dos microciclos de treino a fim de permitir que seus tendões e articulações se recuperassem melhor.

-O Y3T é dividido em ciclos de 3 semanas, sendo a primeira semana movimentos compostos e baixas repetições, a segunda semana uma combinação de compostos e isoladores com médias repetições e a terceira semana uma combinação de técnicas avançadas utilizando um volume alto de repetições e cargas baixas.

(Sim, é como se fosse uma periodização ondulatória de microciclos!)

-Como eu uso o Y3T:
Utilizo o Y3T a maior parte do ano, em mesociclos de 9 até 15 semanas.

• Na primeira semana utilizo princípios do Heavy Duty de Mike Mentzer, baixíssimo volume de treino e cargas máximas. Ex: 2-4 exercícios por músculo com 1-2 séries de 6-8 repetições. Priorizando máquinas pela segurança que elas proporcionam e cargas de 90-100% do 6RM
  • A segunda semana, utilizo a mesma quantidade de exercícios, cargas de 70-80% do 6RM, entre 3-5 séries de 8-14 repetições. Priorizando pesos livres.
  • A Terceira Semana, utilizo de 1-3 séries por exercício, 20 até 30 repetições e cargas de 40% do 6RM. Priorizando pesos livres, super-sets e bi-sets.
  • Os treinos costumam demorar entre 15-40 minutos por sessão.

Questionamentos que eu tive:

• Posso usar o Y3T o ano inteiro?

Depende, oscilando entre progressão de carga, volume e frequência, dá pra utilizar em fases de bulking, cutting e transição.

• Qual o benefício do Y3T em cutting?

Por oscilar cargas e volume, vc consegue continuar progredindo cargas mesmo em déficit calórico. Em cutting reduzo o volume e priorizo carga.

• Qual o benefício do Y3T em bulking?

O principal é a oscilação para preservar tendões e articulações. (Eu vivia com joelhos, ombros, pescoço, hérnia de disco e cotovelos doendo!)

Mas também é permite um mesociclo mais longo progredindo cargas máximas e mínimas. (Em bulking utilizo um volume de treino maior)

• Quais os pontos negativos do Y3T?

A evolução do Y3T é lenta, porém pode levar várias semanas até a estagnação de cargas. Então macacos velhos podem se beneficiar dessa estratégia.

Conclusão:

Até o presente momento, estou no Y3T há quase 20 semanas e continuo progredindo cargas e sem dores. É um sistema de treino que me permite treinar pesado por muito mais tempo sem sentir tanto os efeitos negativos de usar cargas altas e/ou volumes altos de treino.

Fonte: Grila, Putz.

Li que o Y3T é mt feito pra um músculo em específico, deve ser seguido isso?

Postado
Em 24/10/2022 em 20:55, broken38 disse:

Não sei se entendi direito a pergunta. 

Postado
Em 24/10/2022 em 20:55, broken38 disse:

Não precisa. Mas pode usar dessa forma

Postado
Em 24/10/2022 em 21:34, Vitgtw disse:

Não sei se entendi direito a pergunta. 

É ela msm, vi alguns treinadores gringos e brasileiros recomendando o método Y3T para ser aplicado em um músculo por vez, não no treino todo, mas isso é pq manipulam cargas absurdamente altas.

Em 24/10/2022 em 21:55, Zanne disse:

Não precisa. Mas pode usar dessa forma

Valeu!

O que mais me atraiu nesse método é a variação do estímulo, bem único...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...