Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conciliar treino de Hipertrofia + Muay Thai + Jiu Jitsu

Miguel A. Souza

Posts Recomendados

Sempre treinei musculação de segunda a sexta e um tempo atrás comecei a fazer Muay Thai e Jiu Jitsu. Faço Muay Thai segunda e quarta e JJ terça e quinta.

A dúvida que tenho é: como devo dividir os grupos musculares com foco em hipertrofia na academia? Lembrando que sempre irei treinar de segunda a sexta. Outra coisa é que no Muay Thai se utiliza muito às pernas e o JJ usa muito o peitoral. Eu sei que as lutas podem me atrapalhar um pouco, mas eu realmente quero fazer as lutas e focando a Hipertrofia. Sei que pode ser difícil, mas existe alguma forma de otimizar isso? Obrigado a todos que responderem a esse tópico.

Editado por Miguel A. Souza
Correção do título
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Miguel A. Souza mudou o título para Conciliar treino de Hipertrofia + Muay Thai + Jiu Jitsu

Publicidade

Fiz isso uma época. Não sei se fiz certo (antes da galera me atacar, rsrs), mas já treinava peito no dia de jiu e perna no dia de thai. Minha lógica era, se já vai ferrar o músculo, ferra tudo junto de uma vez, rs. Imagino que se treinar algo (jiu ou thai) que usa o músculo que foi usado no dia anterior, pode atrapalhar a recuperação. A questão é que eu já chegava meio roído no treino do jiu, mas dava pra treinar. Lembro de um dia que treinei peito e rolei com um cara 90kg+. Ele ficou na posição dos 100kg em cima de mim. Peguei a parte de cima do kimono e a perna e supinei o cara, rsrs. Ainda tinha sobrado uma força.

No mais, come bem... compensa as kcals gastas. Jiu e thai gastam muitas kcal.

Eu tava maior que hoje, na época, então dá sim pra hipertrofiar. É só ficar atento aos macros.

No mais, é meu achismo, espera a galera mais experiente comentar aí.

Editado por Snowflake
Link para o comentário

Em 12/06/2022 em 15:04, Miguel A. Souza disse:

existe alguma forma de otimizar isso?

1) Separar o máximo possível o horário da academia do horário da luta

2) Se alimentar bem entre as duas atividades

3) Tentar ir na academia primeiro (menos risco de lesão e menos impacto na performance da luta do que vice-versa)

4) Nos dias da semana que o treino de luta for mais leve, aproveitar pra fazer no mesmo dia a série mais pesada da academia

5) Uso de "suplementos proibidos". Se a intenção do treino de luta for competir, esquece isso. Se sua intenção é ser saudável, esquece isso

Obs: se vc exceder sua capacidade sistêmica do corpo se recuperar do esforço físico e não ter descanso o suficiente, vc pode inclusive perder volume muscular.

Minha experiência: anos de musculação(5-6x/semana) + treino de taekwondo (3-5x/semana), sem drogas. Minha prioridade nesse período era muito mais a luta. Os ganhos em hipertrofia foram lentos e poucos em relação ao que que poderia ter conseguido se estivesse focando a academia, só o BF que era bem baixo e sem esforço, mas com pouco ganho de volume muscular (pode ser até que eu nem tenha ganhado nada ou até tenha perdido um pouquinho). Eu atribuo isso mais à dificuldade de me alimentar bem conciliando as duas atividades e minha vida pessoal. Detalhe: se o treino de luta for longo, isso por si só já impacta o tempo que vc tem pra fazer refeição, pq vc não pode se encher de comida antes, e só vai poder se alimentar depois do treino de luta, depois de ir pra casa e tomar banho, etc.

Editado por ohomemquevendeuomundo
Link para o comentário

Sabendo que não há prioridade em nenhuma modalidade, é só comer bem e ir treinar. É inevitável que o físico não evolua tanto em volume, mas você pode construir um shape praia bem tranquilo.

Finais de semana = repouso total.

Link para o comentário

Em 13/06/2022 em 15:04, ohomemquevendeuomundo disse:

3) Tentar ir na academia primeiro (menos risco de lesão e menos impacto na performance da luta do que vice-versa)

4) Nos dias da semana que o treino de luta for mais leve, aproveitar pra fazer no mesmo dia a série mais pesada da academia

5) Uso de "suplementos proibidos". Se a intenção do treino de luta for competir, esquece isso. Se sua intenção é ser saudável, esquece isso

Obs: se vc exceder sua capacidade sistêmica do corpo se recuperar do esforço físico e não ter descanso o suficiente, vc pode inclusive perder volume muscular.

Minha experiência: anos de musculação(5-6x/semana) + treino de taekwondo (3-5x/semana), sem drogas. Minha prioridade nesse período era muito mais a luta. Os ganhos em hipertrofia foram lentos e poucos em relação ao que que poderia ter conseguido se estivesse focando a academia, só o BF que era bem baixo e sem esforço, mas com pouco ganho de volume muscular (pode ser até que eu nem tenha ganhado nada ou até tenha perdido um pouquinho). Eu atribuo isso mais à dificuldade de me alimentar bem conciliando as duas atividades e minha vida pessoal. Detalhe: se o treino de luta for longo, isso por si só já impacta o tempo que vc tem pra fazer refeição, pq vc não pode se encher de comida antes, e só vai poder se alimentar depois do treino de luta, depois de ir pra casa e tomar banho, etc.

Sem mais nada a acrescentar, eh isso daí.

Link para o comentário

Vai depender da estruturação das academias de arte marciais. Existem três tipos de fatores p/se avaliar, sparring, técnica/drills e condicionamento. Se eu fosse você eu treinaria numa academia com baixo foco em condicionamento, porque o condicionamento numa sessão de muay thai é brutal e contraintuitivo a hipertrofia desejada em uma academia, é pura resistência muscular localizada e cardio absurdamente alto, papo de queimar 1000kcal por treino fácil.

Eu faria um treino estilo stronglifts. Você é natural?

Link para o comentário

Em 13/06/2022 em 15:04, ohomemquevendeuomundo disse:

Concordo com os pontos e vou adicionar outros q eu acho q ajudam.

Consumir carboidratos simples entre o primeiro e o segundo treino (após o primeiro de preferência, pra diminuir o cortisol e preparar seu corpo pra uma recuperação mais rápida) 

Capriche no consumo de minerais como sódio, potássio e cálcio. Bebidas isotônicas podem ser bons aliados no seu dia a dia.

Não ingira grandes quantidades de comida antes do jiu jitsu… luto a 4 anos e te digo por prática e teoria: o ideal é se alimentar umas duas horas antes, e cortar a água uma hora antes… boa hidratação não significa ser amassado com a barriga cheia de água e vomitar. Boa hidratação se faz nas outras partes do dia.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...