Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Amigos, sobre o resultado desse hemograma que fiz, me chamou atenção essa parte. Ainda não passei no médico, mas como vai demorar um pouco, vou aproveitar a experiência de vcs já para tentar entender isso aqui

fiquei sem entender sobre essa Glicose pós-sobrecarga. Fiz o exame apenas em um dia, o de Glicose em Jejum e e esse Glicose pós-sobrecarga foi em seguida, após o exame de sangue, pois começou quando eu tomei os 75g dextrosol assim que fez a coleta do primeiro exame de sangue. Depois de mais de 2h em jejum, colheram o sangue novamente. o resultado:

spacer.png

Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico?

Publicidade

Postado
Em 31/03/2022 em 22:25, Carcacinha disse:

Amigos, sobre o resultado desse hemograma que fiz, me chamou atenção essa parte. Ainda não passei no médico, mas como vai demorar um pouco, vou aproveitar a experiência de vcs já para tentar entender isso aqui

fiquei sem entender sobre essa Glicose pós-sobrecarga. Fiz o exame apenas em um dia, o de Glicose em Jejum e e esse Glicose pós-sobrecarga foi em seguida, após o exame de sangue, pois começou quando eu tomei os 75g dextrosol assim que fez a coleta do primeiro exame de sangue. Depois de mais de 2h em jejum, colheram o sangue novamente. o resultado:

spacer.png

Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico?

Falta mais coisa:
Insulina em jejum
Hemoglobina Glicada

esses dois são os mais importantes para avaliação de estado glicêmico.

O exame que você mostrou é até bem pouco usado, e ele sozinho não diz muita coisa, porque os níveis e variações de glicemia pós ingestão de carboidratos podem variar muito devido à composição da microbiota intestinal, permeabilidade do intestino para a glicose e claro o principal a resposta de cada um para o estímulo.

O valor por si não diz nada, pois deveria ter a curva glicêmica. Acompanhar os valores de glicemia após a ingestão do alimento e também acompanhar a quantidade de insulina no sangue, a cada 30 ou 15 minutos.
Isso sim irá ter relevância, pois iria mostrar o quanto de insulina ser corpo precisa liberar para absorver essa glicose no sangue.

Por exemplo: se com essa glicemia de 140mg/dl seu pâncreas libera 15mU/ml ou mais significa que já tem um quadro de resistência à insulina, seu corpo precisa de mais insulina para realizar o mesmo trabalho de antes.

mas se com essa glicemia de 140mg/dl seu pâncreas libera 5mU/ml significa uma ótima resposta à insulina, e não tem absolutamente nada errado.

Postado (editado)
Em 31/03/2022 em 22:25, Carcacinha disse:

Abaixo de 140mg/dl...provavelmente vc não tá conseguindo absorver a glicose no tempo normal, é um dos sintomas de alta resistência a insulina.

Desconsidera, li outra coisa.

Em 31/03/2022 em 23:33, cadumonteiro disse:

esses dois são os mais importantes para avaliação de estado glicêmico.

Homa IR e Homa Beta também são interessantes fazer.

Editado por Zanne
Postado
Em 03/04/2022 em 17:10, Zanne disse:

Homa IR e Homa Beta também são interessantes fazer.

Tá caindo um pouco em desuso, é uma cálculo entre o valor da insulina e glicemia em jejum, não necessariamente algo dosado no sangue.

Mas em geral é uma boa indicação de tendência.

O mais relevante é glicemia/insulina/glicada

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...