Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo - Nitrato e performance muscular


Torf

Posts Recomendados

O óxido nítrico é geralmente conhecido por sua capacidade de aumentar a vasodilatação e o fluxo sanguíneo, mas as evidências também sugerem que ele pode reduzir o custo energético do exercício, aumentar a captação celular de glicose e atenuar a fadiga muscular.

 

O óxido nítrico também pode aumentar a produção de força, a velocidade de encurtamento e a produção de energia durante ações musculares explosivas, o que pode tornar os ingredientes dietéticos que aumentam o óxido nítrico (como o nitrato dietético) atraentes para quem treina com pesos.

 

Em uma meta-análise recente, os pesquisadores procuraram sistematicamente por estudos cruzados, randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo, para determinar se a suplementação de nitrato na dieta aguda (dose única) ou crônica (5-6 dias) afeta significativamente resultados de potência máxima.

 

A análise incluiu dados de 268 participantes (218 homens, 50 mulheres) em 19 estudos. As doses de nitrato variaram de 6,4mmol a 15,9mmol, sendo geralmente consumidas na forma de suco concentrado de beterraba. Os efeitos variaram e não houve descobertas significativas , mas todos os 19 estudos relataram um relativo efeito positivo (favorecendo o nitrato em relação ao placebo).

 

A suplementação aguda de nitrato levou a um aumento estatisticamente significativo na produção máxima de energia (tamanho do efeito [ES] = 0,54, p < 0,0001). A suplementação crônica também (ES = 0,22, p = 0,004). Isso resultou em um tamanho de efeito geral de ES = 0,42 (modelo de efeito fixo) ou ES = 0,45 (modelo de efeitos aleatórios).

 

No geral, esta meta-análise foi conduzida com rigor e seus resultados indicam que o nitrato aumenta a potência máxima em 5% em média, o que pode ser significativo.

Talvez a maneira mais confiável e econômica de buscar os potenciais efeitos ergogênicos do nitrato é buscar uma ingestão diária de 400-800mg de frutas e vegetais ricos em nitrato (como aipo, beterraba, espinafre, rúcula e romãs ).

 

Referência:

 

Alvares, Thiago Silveira, et al. "Effect of dietary nitrate ingestion on muscular performance: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials." Critical Reviews in Food Science and Nutrition (2021): 1-23.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...