Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

O óxido nítrico é geralmente conhecido por sua capacidade de aumentar a vasodilatação e o fluxo sanguíneo, mas as evidências também sugerem que ele pode reduzir o custo energético do exercício, aumentar a captação celular de glicose e atenuar a fadiga muscular.

 

O óxido nítrico também pode aumentar a produção de força, a velocidade de encurtamento e a produção de energia durante ações musculares explosivas, o que pode tornar os ingredientes dietéticos que aumentam o óxido nítrico (como o nitrato dietético) atraentes para quem treina com pesos.

 

Em uma meta-análise recente, os pesquisadores procuraram sistematicamente por estudos cruzados, randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo, para determinar se a suplementação de nitrato na dieta aguda (dose única) ou crônica (5-6 dias) afeta significativamente resultados de potência máxima.

 

A análise incluiu dados de 268 participantes (218 homens, 50 mulheres) em 19 estudos. As doses de nitrato variaram de 6,4mmol a 15,9mmol, sendo geralmente consumidas na forma de suco concentrado de beterraba. Os efeitos variaram e não houve descobertas significativas , mas todos os 19 estudos relataram um relativo efeito positivo (favorecendo o nitrato em relação ao placebo).

 

A suplementação aguda de nitrato levou a um aumento estatisticamente significativo na produção máxima de energia (tamanho do efeito [ES] = 0,54, p < 0,0001). A suplementação crônica também (ES = 0,22, p = 0,004). Isso resultou em um tamanho de efeito geral de ES = 0,42 (modelo de efeito fixo) ou ES = 0,45 (modelo de efeitos aleatórios).

 

No geral, esta meta-análise foi conduzida com rigor e seus resultados indicam que o nitrato aumenta a potência máxima em 5% em média, o que pode ser significativo.

Talvez a maneira mais confiável e econômica de buscar os potenciais efeitos ergogênicos do nitrato é buscar uma ingestão diária de 400-800mg de frutas e vegetais ricos em nitrato (como aipo, beterraba, espinafre, rúcula e romãs ).

 

Referência:

 

Alvares, Thiago Silveira, et al. "Effect of dietary nitrate ingestion on muscular performance: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials." Critical Reviews in Food Science and Nutrition (2021): 1-23.

 

 

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...