Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

As expectativas podem influenciar muito a experiência percebida, também conhecido como efeito placebo. As expectativas de alimentos ou bebidas podem ser afetadas por seu preço, o que pode influenciar o sabor percebido.

Este estudo investigou se uma diferença de preço pode influenciar a satisfação percebida do mesmo vinho. Os participantes estavam degustando o mesmo vinho duas vezes: uma quando disseram que era vendido por 5 dólares e outra quando disseram que era vendido por 45 dólares. A agradabilidade percebida foi avaliada usando um questionário de 6 pontos. Além disso, a ressonância magnética funcional foi usada para avaliar a atividade da região do cérebro associada à experiência de prazer.

De fato, os participantes perceberam o vinho como muito mais agradável quando pensaram que era vendido por 45 dólares em comparação com 5 dólares. Além disso, houve maior atividade na região do cérebro associada à experiência de prazer.

Portanto, esperar que alimentos ou bebidas sejam saborosos com base em fatores externos, como preço ou marca, provavelmente resultará em uma experiência mais agradável.

Em conclusão, o preço do vinho (e provavelmente de outras bebidas ou alimentos) pode influenciar muito seu sabor percebido.

Referência:

Plassmann et al. Marketing Actions Can Modulate Neural Representations of Experienced Pleasantness. Proc Natl Acad Sci USA, 2008

sdfsdf.jpg?1647935631

Publicidade

Postado

bem interessante, e tem muita verdade no placebo... eu no caso já não me engano, prefiro muito mais um bom campo largo de 10 pila hahaa, me sinto melhor por ter gasto menos e saboreado mais... hahaha

Postado

Há de fato efeito placebo 

Eu mesmo já pedi para amigo dono de cervejaria artesanal para engarrafar com um rótulo bonito que eu fiz e imprimi em gráfica umas cervejas glacial e dei pro povo no trabalho. Turma que paga caro pra beber brejão experimental 

Adoraram 

No meu caso específico preço me faz ficar mais atento à qualidade e sabor 

Coisas que deixo passar num copo sujo da vida não acho aceitáveis em coisas mais caras.

(E este é um dos motivos de só comer burguer artesanal com indicação forte de gente que confio. É uma bosta pagar caro em algo meio pretensioso e ser ruim.)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...