Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Um estudo recente realizado na Universidade de Helsinque concluiu que tomar o aminoácido L-cisteína após uma noite de consumo pesado de álcool elimina efetivamente a ressaca.

 

Particularidades

 

Antes de analisarmos quaisquer protocolos, resultados ou interpretações do estudo, preciso salientar que a Catapult Cat Oy, uma empresa que fabrica o suplemento de L-cisteína usado no estudo, financiou os pesquisadores. Isso não nega necessariamente nenhum resultado, mas é uma boa razão para manter uma sobrancelha arqueada ao interpretá-los.

 

Eles recrutaram 19 voluntários saudáveis do sexo masculino para beber 1,5 gramas de álcool por quilo durante três horas. (Várias mulheres manifestaram interesse em participar, mas não deu certo. Uma delas não compareceu após a primeira sessão. Três não tiveram resposta aos sintomas de ressaca em todas as três sessões. Uma estava "participando em diferentes estágios de o ciclo menstrual normal", e outra estava em tratamento prolongado com esteróides e teve náuseas antes mesmo de começar a beber.)

 

O estudo foi randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Todos os 19 homens, durante três sessões separadas, engoliram aleatoriamente 6 comprimidos de placebo, 3 placebo mais 3 comprimidos de L-cisteína e/ou 6 comprimidos de L-cisteína. Em cada ocasião, uma cápsula foi tomada 15 minutos antes das 19, 8, 9, 10, 11 e 12 horas em 6 noites consecutivas de sexta-feira (mesmo que a ingestão tenha sido concluída após apenas três horas).

 

Cada cápsula continha 200 mg. de L-cisteína, então aqueles no topo estavam ingerindo 1200 mg. do aminoácido.

 

Na manhã seguinte, os homens que tomaram as 6 cápsulas do suplemento de L-cisteína experimentaram menos sintomas de ressaca relacionados ao álcool (náuseas, dor de cabeça, estresse e ansiedade) do que aqueles que tomaram 3 cápsulas ou aqueles que tomaram placebo.

 

Além disso, os homens que tomaram a maior quantidade do suplemento relataram menos desejo de beber, o que, se for verdade, poderia ter grandes implicações na redução do risco de dependência de álcool.

 

Analisando por debaixo do pano

 

O pesquisador não descobriu que o suplemento eliminou o álcool do sistema mais rápido, mas ajudou a eliminar o acetaldeído, um metabólito do álcool responsável por muitos dos efeitos nocivos do álcool.

 

Ainda assim, o estudo foi um pouco maluco. Aqui é onde essa sobrancelha arqueada é útil. Se você ler o encarte, verá algumas coisas estranhas, algumas até cômicas.

 

Alguns dos participantes não foram capazes de beber todo o álcool prescrito. Alguns tinham uma "alta tolerância" ao álcool que não sentiam nenhuma ressaca.

 

Outros foram excluídos dos resultados finais porque saíram da sessão de pesquisa e foram para o bar, onde continuaram bebendo. 

 

Em segundo lugar, o suplemento de L-cisteína também continha tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, biotina, ácido fólico, cobalamina e vitamina C. Quem pode dizer que os supostos efeitos benéficos do suplemento não foram, pelo menos em parte, causados pelo complexo B e vitamina C?

 

Por fim, os pesquisadores usaram um misturador de suco de mirtilo/groselha preta, ambos ricos em compostos polifenólicos que poderiam ter atenuado ainda mais os efeitos do álcool.

 

Para realmente chegar à conclusão de que a L-cisteína reduz ou elimina os sintomas da ressaca, você teria que fazer o mesmo experimento (espero que com cobaias um pouco mais comprometidas) usando apenas L-cisteína, não uma matriz nutricionalmente complexa de vitaminas e polifenóis.

 

Fonte:

CJ Peter Eriksson, et al. "L-Cysteine Containing Vitamin Supplement Which Prevents or Alleviates Alcohol-related Hangover Symptoms: Nausea, Headache, Stress and Anxiety," Alcohol and Alcoholism, 18 August 2020.

Publicidade

Postado
Em 19/03/2022 em 16:47, Zanne disse:

Só não beber até passar mal e ficar de ressaca, hábito auto-destrutivo...

 

Por isso que eu levanto a dúvida, quando falamos que hormônio faz isso e aquilo, colesterol etc etc.. mas quando um homem começa usar seus negócios, acabou-se bebida, e a maioria dos hábitos ruins, amém da inserção, certamente, de exercícios físicos! Eu sempre bebi muito, desde que iniciei o uso, não coloco álcool na boca, alimentação tá ótima, ingestão de água.. nessa ponderação, balança, será que hormônio fará mal ou bem? Os malefícios vão superar os de antes e pender para o lado negativo? 

Postado
Em 19/03/2022 em 16:54, Torv1 disse:

Por isso que eu levanto a dúvida, quando falamos que hormônio faz isso e aquilo, colesterol etc etc.. mas quando um homem começa usar seus negócios, acabou-se bebida, e a maioria dos hábitos ruins, amém da inserção, certamente, de exercícios físicos! Eu sempre bebi muito, desde que iniciei o uso, não coloco álcool na boca, alimentação tá ótima, ingestão de água.. nessa ponderação, balança, será que hormônio fará mal ou bem? Os malefícios vão superar os de antes e pender para o lado negativo? 

 

Criei um tópico só pra ponderar isso.

Acho que um usuário de esteroides responsável e moderado provavelmente tem um resultado completamente fora da curva de análise desses estudos de esteroides e longevidade.

 

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...