Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Café e cafeína - usar, usar pouco ou não usar?


Henrique...

Posts Recomendados

Bom dia pessoal, tudo bom?

 

Gostaria de saber da opinião de vocês.

 

O uso crônico de café e, ou cafeína pode ser prejudicial a longo prazo?

 

Levando em consideração a meia vida da cafeína, que pode ultrapassar 6 horas, o consumo diário e constante de café e, ou cafeína ao longo dos anos, não poderia causar problemas?

 

Com o uso diário, mesmo dentro do limite aceitável (Até 400...420 mg diários) o o empilhamento dessas doses dia após dia, não nos faria ficar sempre com cafeína circulando no corpo? Digo, mesmo consumindo até as 14...15:00, poderíamos estar dia e noite com algum nível de cafeína circulando e estimulando demasiadamente nosso SNC, atrapalhando nosso sono e causando a cacetada de problemas que vem com um sono meia boca?

 

Além disso, o uso de café e cafeína, vai perdendo o efeito com o uso constante, e não podemos ficar aumentando a dose. Isso pode significar, acredito eu, que com o passar dos meses...anos, estaremos usando altas doses de café ou cafeína para manter um nível de energia normal (Que teríamos se não usássemos nada) e colhendo os possíveis colaterais do uso.

 

Qual a opinião de vocês?

 

Acho as informações meio contraditórias na internet:

 

 

Diminuição do cérebro com o uso de cafeína: https://www.google.com/search?q=diminuição+do+cerebro+com+cafeina&sxsrf=APq-WBtnnw-2el0U0RcHLbMkFYgwRJkNiA%3A1646912342571&source=hp&ei=VuMpYuzvILGz5OUPhdUq&iflsig=AHkkrS4AAAAAYinxZkczgekVbLfA_8gvXlBJSxFoXtqA&ved=0ahUKEwjs8pzJurv2AhWxGbkGHYWqCgAQ4dUDCAY&uact=5&oq=diminuição+do+cerebro+com+cafeina&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQgAEKIEMgUIABCiBDIFCAAQogQ6BAgjECc6CAgAEIAEELEDOgsIABCABBCxAxCDAToOCC4QgAQQsQMQxwEQ0QM6CwguEIAEEMcBEKMCOggIABCxAxCDAToRCC4QgAQQsQMQxwEQ0QMQ1AI6CAguEIAEENQCOgUIABCABDoFCAAQsQM6BggAEBYQHjoICCEQFhAdEB46BQghEKABOgcIIRAKEKABOgQIIRAKUABY0jlg_zpoAHAAeACAAbABiAHJGZIBBDcuMjGYAQCgAQE&sclient=gws-wiz

 

Café previne doenças neurodegenerativas: https://www.google.com/search?q=cafe+previne+alzheimer&sxsrf=APq-WBvWEshQA79h8vyydIuzMfrq-Qp4Kg%3A1646912351159&ei=X-MpYu2xCYTZ5OUP-eO5kAo&oq=Café+previne+a&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYADIGCAAQFhAeMgYIABAWEB46BwgAEEcQsAM6BAgjECc6BAgAEEM6BAguEEM6CwgAEIAEELEDEIMBOggILhCxAxCDAToICC4QgAQQsQM6CwguEIAEELEDEIMBOg4ILhCABBCxAxDHARCjAjoGCAAQChBDOgcILhCxAxBDOggIABCABBCxAzoKCAAQsQMQgwEQQzoLCC4QgAQQsQMQ1AI6BwgAEIAEEAo6BQgAEIAEOgcIABCxAxAKOgoILhCxAxDUAhBDOgcIABCxAxBDOhEILhCABBCxAxCDARDHARCvAToLCC4QgAQQxwEQrwE6CAgAEIAEEMkDOgUILhCABDoICAAQFhAKEB5KBAhBGABKBAhGGABQvwlYxjNg1EBoA3ABeACAAdABiAGHEJIBBjAuMTUuMZgBAKABAcgBCMABAQ&sclient=gws-wiz

 

 

Obs adicional: Hoje é o sétimo dia sem café e cafeína (Recomendação da nutricionista). Meu consumo diário era de até 400 ml de café coado. Os níveis de energia começaram a dar uma melhorada lá pelo quinto dia.

 

Editado por Luiz Menegheti
Add infos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 10/03/2022 em 13:20, -freedom disse:

Não conheço sequer 1 idoso que não tome café todos os dias, então foda-se.

Café é vida, o que prejudica é não tomar.

Vale ressaltar que algumas culturas/pessoas optam pelo chá ao invés do café, ou seja, cafeína do mesmo jeito.

 

A região onde meus sogros moram é como se fosse um país separado da Alemanha, por ter uma cultura bem diferente e lá o pessoal toma chá preto todos os dias pelo menos duas vezes ao dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café e Cafeína são coisas diferentes e por isso você encontra informações contraditórias na internet.

 

Por exemplo, café tem ação anti-inflamatória devido a outros componentes do café. E se sabe disso porque não foi encontrado o mesmo benefícios na suplementação de cafeína anidra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2022 em 08:45, Luiz Menegheti disse:

O uso crônico de café e, ou cafeína pode ser prejudicial a longo prazo?

Com uma pesquisa rápida vc vai 1 milhão de estudos com cafeína e nenhum até agora conclui que ela é prejudicial em indivíduos saudáveis 

 

Levando em consideração a meia vida da cafeína, que pode ultrapassar 6 horas, o consumo diário e constante de café e, ou cafeína ao longo dos anos, não poderia causar problemas?

Bagunçou os conceitos com força agora. Meia vida ñ interfere na saturação do receptor e nem na metabolização como costumam achar, como o @Zannedisse oq importa é o tempo de metabolização.  

 

Com o uso diário, mesmo dentro do limite aceitável (Até 400...420 mg diários) o o empilhamento dessas doses dia após dia, não nos faria ficar sempre com cafeína circulando no corpo? Digo, mesmo consumindo até as 14...15:00, poderíamos estar dia e noite com algum nível de cafeína circulando e estimulando demasiadamente nosso SNC, atrapalhando nosso sono e causando a cacetada de problemas que vem com um sono meia boca? 

Aqui entra a MV pra vc calcular e ver a hora que não vai tomar cafeína pra ñ atrapalhar seu sono 

 

Além disso, o uso de café e cafeína, vai perdendo o efeito com o uso constante, e não podemos ficar aumentando a dose. Isso pode significar, acredito eu, que com o passar dos meses...anos, estaremos usando altas doses de café ou cafeína para manter um nível de energia normal (Que teríamos se não usássemos nada) e colhendo os possíveis colaterais do uso.

Só ficar um tempo sem usar que o efeito volta , ou sempre use uma dose baixa junto com outros estimulantes pra agir sinergicamente

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou perto do respanw então  kkkk...

 

mando 1L a 1,5L café dia... TSD. 

o que me fez muito mal foi toma Nescafé (café solúvel) , pé quebrado era mó empenho coar café, estava mandando só nescafé.

comecei sentir dor de estomago, no rins e afins.... 

voltei ao coado, estou safe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2022 em 09:41, projetohuck2 disse:

o que me fez muito mal foi toma Nescafé (café solúvel) , pé quebrado era mó empenho coar café, estava mandando só nescafé.

comecei sentir dor de estomago, no rins e afins.... 

 

Era Nescafé ou hemogenin?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...