Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento

Ericles96

Posts Recomendados

Em 08/03/2022 em 13:20, frxavier disse:

A recomendação é sempre agachar o mais profundo possível, dentro da sua limitação! Não compensa agachar em retroversão pélvica pra nós, meros praticantes de musculação. Claro, tem gente q faz a vida toda e não tem nenhum problema, mas o risco é grande. 

E apesar de existir um layout meio que padrão para todos, como já mencionaram acima, saiba q cada um tem a sua individualidade, então VC tem q descobrir a sua base e ir melhorando.

Sim, até agora a forma que eu encontrei para fazer o exercício foi esta, eu tenho dificuldade com as pernas mais próximas. Eu não consigo a amplitude máxima mesmo que seja  só o peso da barra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 08/03/2022 em 17:35, ohomemquevendeuomundo disse:

Não tem nada de errado com o agachamento, a forma está boa. Dica pra melhorar depende do que vc quer, tem inúmeras variáveis possíveis:

- Se vc quer usar mais peso, a melhor recomendação é fazer com técnica low bar

- Se quer dar enfase em glúteo e adutores, pode aumentar a abdução e rotação externa dos quadris

- Se quiser enfatizar o quadriceps, pode reduzir a abdução dos quadris e deixar os pés mais próximos e apontados o mais pra frente o possível (menos rotação externa), além de agachar com uma postura mais vertical - um tênis de levantamento de peso pode ajudar nisso.

- Se quiser ganhar agachar mais profundo (ATG), o ideal é reduzir a carga pra agachar com menos tensão e se possível fazer agachamento com pausa e goblet squat pra ajudar na posição do fundo, deixar a base mais estreita ajuda muito também para aumentar a profundidade do agachamento. Hoje em dia a tendência é que pra ganhar mobilidade, passar mais tempo na posição do fundo do agachamento é mais importante que alongamento estático e pouco específico para esse movimento. Um tênis de levantamento de peso com salto ajuda muito tb pra agachar profundo.

- Se quiser aumentar a potência do movimento (explosão), pode treinar agachamento rápido (speed squat) com menos peso, treinar salto e fazer sprint

Tem muito conteúdo bom sobre isso no youtube já (Alan Thrall, Juggernaut Training Systems, Zack Telander, etc)

Obrigado pela resposta!! Bom o meu objetivo é o máximo de hipertrofia nos quadríceps e perna em geral já que são os meus pontos fracos. Tenho dificuldade em agachar com as pernas mais próximas minha mobilidade e flexibilidade não é das melhores.

Essa foi a posição que funcionou pra mim. 

Link para o comentário

Em 08/03/2022 em 13:08, Zanne disse:

Forma "boa", quem tem fêmur longo igual ao teu tem uma desvantagem mecânica enorme.

Exemplo de uma forma perfeita de agachamento são os atletas olímpicos, vai tentando imitar eles e respeitando as suas limitações físicas:

O atleta do vídeo estava usando um tênis que tem um salto no calcanhar. Eu também quando coloco qualquer coisa que eleve um pouco o calcanhar, consigo agachar melhor e profundo. O ruim é que anilhas não são seguro e esses tênis tem o preço bem salgado e não resolveria o problema. 

Link para o comentário

Em 08/03/2022 em 20:28, Ericles96 disse:

esses tênis tem o preço bem salgado e não resolveria o problema. 

Eu discordo. Acho que ajuda muito na sua mobilidade do tornozelo e do quadril. Eu tenho um tênis desses há 7 anos e tá inteiro, foi o meu melhor investimento pra academia até hoje. Com um tênis normal eu simplesmente não consigo agachar nem até 90°, além de inclinar muito o tórax. Com um tênis de levantamento de peso, não só minha postura fica muito melhor, como consigo agachar ATG. O tênis é um fator tão importante que alguns chineses colocam até calço no tênis de alguns pro salto ficar ainda maior que 2cm, pra ajudar a manter uma postura vertical, ajudando também na mobilidade. Existe esse mito de que isso não resolve o problema pq vc não melhora sua flexibilidade, mas a verdade é que tem gente que nunca vai ter a mobilidade pra agachar super profundo e com o tórax vertical por uma questão de individualidade da anatomia do esqueleto.

Leia sobre a importância do tênis com salto aqui:

https://coachdanbell.wordpress.com/2014/01/17/heel-height-and-position/

Link para o comentário

Em 08/03/2022 em 23:06, ohomemquevendeuomundo disse:

Eu discordo. Acho que ajuda muito na sua mobilidade do tornozelo e do quadril. Eu tenho um tênis desses há 7 anos e tá inteiro, foi o meu melhor investimento pra academia até hoje. Com um tênis normal eu simplesmente não consigo agachar nem até 90°, além de inclinar muito o tórax. Com um tênis de levantamento de peso, não só minha postura fica muito melhor, como consigo agachar ATG. O tênis é um fator tão importante que alguns chineses colocam até calço no tênis de alguns pro salto ficar ainda maior que 2cm, pra ajudar a manter uma postura vertical, ajudando também na mobilidade. Existe esse mito de que isso não resolve o problema pq vc não melhora sua flexibilidade, mas a verdade é que tem gente que nunca vai ter a mobilidade pra agachar super profundo e com o tórax vertical por uma questão de individualidade da anatomia do esqueleto.

Boa colocação! Eu sei que o tênis me ajudaria bastante na execução, pois eu consigo agachar mais fundo em rampas ou com anilhas em baixo do calcanhar. Em relação aos ganhos hipertroficos, essa elevação no calcanhar realmente ajuda?

Link para o comentário

Em 09/03/2022 em 09:09, Ericles96 disse:

Boa colocação! Eu sei que o tênis me ajudaria bastante na execução, pois eu consigo agachar mais fundo em rampas ou com anilhas em baixo do calcanhar. Em relação aos ganhos hipertroficos, essa elevação no calcanhar realmente ajuda?

Não, apenas mais conforto.

No entanto, tem gente que não gosta de agachar com aqueles tênis com amortecedor, porque acaba gerando um pouco de instabilidade. Eu, por exemplo, agacho sem tênis, sinto mais concentração. 

Link para o comentário

Em 09/03/2022 em 10:49, frxavier disse:

Não, apenas mais conforto.

No entanto, tem gente que não gosta de agachar com aqueles tênis com amortecedor, porque acaba gerando um pouco de instabilidade. Eu, por exemplo, agacho sem tênis, sinto mais concentração. 

Bom, o tênis citado não é com amortecedor e sim com um calço mais estável adequado para agachar. Ajudar eu sei que ajuda para descer mais fundo pela elevação nos calcanhares, mas queria saber se é realmente benéfico para hipertrofia nos inferiores. 

Link para o comentário

Em 08/03/2022 em 23:06, ohomemquevendeuomundo disse:

O salto não ajuda na mobilidade de tornozelo, muito pelo contrário, se agachar sem o salto, medir a angulação em cima da articulação na fase baixa do movimento, depois agachar com o salto e medir de novo, vai dar a mesma coisa praticamente. O salto serve justamente para não depender tanto de uma boa mobilidade de tornozelo.

Link para o comentário

Em 08/03/2022 em 12:49, Ericles96 disse:
  Mostrar conteúdo oculto

Opa galera. A alguns anos acompanho o fórum, porém essa é a minha primeira postagem. Gostaria de algumas avaliações e dicas para melhorar o meu agachamento!

Link do vídeo agachando: 

https://photos.app.goo.gl/LepbRZqabU5pZPnD7

Com a largura da tua base não têm absolutamente nada de errado. Proporção entre tamanho de perna/fêmur/tronco, formação de quadril, mobilidade entre quadril e tornozelo, são todos fatores que ditam o espaçamento ideal de pés, grau de rotação externa, etc., para O SEU agachamento.

Não existe UM único padrão correto e sim pontos de performance em cima do movimento, como:
- peso distribuído em toda planta do pé;

- o caminha que a barra percorre ser o mais vertical possível e centralizado nos pés;

- o tronco permanecer firme e o mais próximo do neutro independente do grau de inclinação.

Do contrário do que alguns agacharam, teu agachamento me pareceu um pouco instável e até por isso usas um cinto sem necessidade.

Tu tenta descer com o tronco muito vertical, isso pode ser um dos fatores que limita tua amplitude de movimento e controle em cima do mesmo.

O tronco precisa, para a grande maioria das pessoas, se inclinar a frente, principalmente para quem tem o fêmur longo. Inclinar a frente não é arredondar as costas e sim um reflexo da flexão do quadril.

Possivelmente se você permitir um maior grau de inclinação do tronco, consiga ficar com um agachamento muito mais sólido.

Sobre a amplitude atual e desenvolvimento, se o foco for hipertrofia de quadriceps, ta uma amplitude ok, descer mais que isso irá aumentar a hipertrofia de glúteo e adutor sem maiores ganhos de quadriceps. Se tiver algum objetivo mais específico do que apenas isso, talvez seja preciso rever um pouco a amplitude ou até o tipo de agachamento que faz.

Link para o comentário

Em 09/03/2022 em 09:09, Ericles96 disse:

Em 09/03/2022 em 14:03, debew disse:

O salto não ajuda na mobilidade de tornozelo, muito pelo contrário, se agachar sem o salto, medir a angulação em cima da articulação na fase baixa do movimento, depois agachar com o salto e medir de novo, vai dar a mesma coisa praticamente. O salto serve justamente para não depender tanto de uma boa mobilidade de tornozelo.

O macete do tênis é que além de burlar a falta de mobilidade do calcanhar(que deve ser trabalhada com ou sem tênis), ele também tem um solado mais largo, 100% reto e muito mais aderente.

Parece que seu pé foi cimentado no chão.

+ Firmeza e Amplitude = + Força e Hipertrofia

Pessoalmente, acho agachamento livre dispensável...100% substituível pelo Hack 45. 

Não agacho com barra deve ter 10-12 meses...

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...