Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões sobre dieta para manutenção


Super Ogro

Posts Recomendados

Contexto: 29 anos, 1,70 m, 70 kg, 2 meses de treino (6 vezes por semana), perfil mesomorfo. A bioimpedância da balança da Xiaomi (que eu sei que não presta, mas né) marca 19~20% de BF, as calculadoras e o espelhômetro concordam em algo na casa dos 14~16%.

Acredito que eu tenha facilidade pra ganhar músculo, porque nesses 2 meses já deu uma intumescida legal e perdi uma boa circunferência abdominal. O objetivo é perder um pouco de gordura, ganhar um pouco de músculo e principalmente manutenção da saúde. Inicialmente, essa faixa de 68~72 parece ok, então quero manter e promover uma recomposição corporal. O problema é com a dieta: minha rotina é muito irregular e é difícil conseguir fazer o número de refeições necessárias na hora certa. Tenho alguns problemas com ansiedade e isso as vezes fecha o estômago, outras vezes bate aquela compulsão noturna e como muito. Nessa dieta quebrada, meu peso sempre ficou na casa dos 68 ~ 73. O que fiz até agora foi passar a evitar industrializados e gordura 'ruim' e adicionar mais proteína na dieta (1 dose de whey por dia e + frango e ovo do que comia antes).

Resolvi tomar vergonha na cara pra aumentar a consistência dos resultados do treino (sofro pra caramba na academia e deixar de crescer por não comer direito não dá...) e montei uma dietinha base, com mais ou menos 300 g de carbo, 185 g de proteína, 70 g de gordura e 26 g de fibra. Ficou assim:

Café da manhã - 09:00 (comer antes disso é complicado, acordo de estômago fechado)
2 ovos inteiros
250 ml de leite desnatado
1 banana
30 g de aveia em flocos

Almoço - 12:30
150 g de peito de frango
200 g de arroz integral
50 g de ervilha cozida
100 g de cenoura crua
1 cápsula multivitamínico Growth

Lanche/pré-treino - 16:00
sanduíche de queijo prato
1 maçã fuji
200 ml de suco de uva integral

Pós-treino - 20:00
25 g de maltodextrina (saindo da academia)
Shake com:
1 dose de whey Growth
200 ml de leite desnatado
15 g de farinha de linhaça
50 g de farinha de aveia

Jantar - 21:00
150 g de peito de frango
100 g de batata doce
100 g de brócolis cozido
50 g de milho verde
salada crua a vontade
10 ml de azeite de oliva

Cabe mencionar que minha esposa tá treinando também, no caso dela também quer ganhar massa. Tem 1,70, 53 kg e dificuldade em ganhar peso. Consumiria uma dieta parecida, apenas com um pouco menos de proteína.
Cometi algum erro? Tem coisa que dá pra melhorar considerando o meu objetivo? Agradeço críticas e sugestões!

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

@Scant Então, a dieta já tá dimensionada pra TMB e GET que calculei, GET na casa de 2500~2600 kcal. Objetivos, refeições e horários tão aí. Treino atual acho que não é tão relevante informar por eu estar bem no início, certamente vai mudar rápido (saí do treino inicial em 1 mês, acredito que logo mais esse troca também). Imagino que não fuja do que se espera de um treino iniciante com 2 meses de academia, faço ABCD (peito e ombro - costas e trapézio - pernas - bíceps e tríceps). Eu malho na casa de uns 80~100 minutos, sem corpo mole nem falação, buscando a falha na maioria dos exercícios, +40 minutos de caminhada, ambos 6 dias por semana. Foto do shape vou ficar devendo por enquanto.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2022 em 12:20, Super Ogro disse:

O problema é com a dieta: minha rotina é muito irregular e é difícil conseguir fazer o número de refeições necessárias na hora certa. Tenho alguns problemas com ansiedade e isso as vezes fecha o estômago, outras vezes bate aquela compulsão noturna e como muito.

 

Tenha as refeições prontas e coma quando puder.

Horário de refeição não vai mudar muito o resultado de nós meros mortais.

 

Tenha uma refeição mais volumosa preparada pra esse tipo de situação(compulsão)

Quando sinto que a compulsão vai bater, já pego uma tigela de de mingau de aveia ou um copo de café.

 

E nunca tenha nada que não seja da dieta em casa...

 

Quem sofre de compulsão e/ou gordice, tem que entender que o cérebro se comporta igual ao de um viciado. Na hora da vontade/vício vc não pensa direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2022 em 12:56, Super Ogro disse:

@Scant Então, a dieta já tá dimensionada pra TMB e GET que calculei, GET na casa de 2500~2600 kcal. Objetivos, refeições e horários tão aí. Treino atual acho que não é tão relevante informar por eu estar bem no início, certamente vai mudar rápido (saí do treino inicial em 1 mês, acredito que logo mais esse troca também). Imagino que não fuja do que se espera de um treino iniciante com 2 meses de academia, faço ABCD (peito e ombro - costas e trapézio - pernas - bíceps e tríceps). Eu malho na casa de uns 80~100 minutos, sem corpo mole nem falação, buscando a falha na maioria dos exercícios, +40 minutos de caminhada, ambos 6 dias por semana. Foto do shape vou ficar devendo por enquanto.

  • no café da manha aumente o número de ovos (claras = proteína), mas coma apenas uma única gema (seu corpo já tá cheio de gordura)
  • leite e ovos é peido na certa para a maioria dos mortais: 

 

 

  • aveia em flocos - farelo de aveia tem mais fibras

-----------------------------------------------------------------------------------

Almoço - 12:30
150 g de peito de frango
200 g de arroz integral
50 g de ervilha cozida
100 g de cenoura crua

 

 - mera sugestão:  acho melhor a combinação nesse caso de peixe + arroz + brocolis ou couve por causa da digestão mais fácil + indol 3 carbinol natural

 

https://www.google.com/search?q=Indol-3-Carbinol&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

  • 300 g de carbo, 185 g de proteína, 70 g de gordura e 26 g de fibra

 

achei a gordura alta.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Lanche/pré-treino - 16:00

 

  • sanduíche de queijo prato - melhor queijo cottage (+ proteína). se não tiver $, compra ricota. na pior das hipóteses: queijo minas. ou come pão com sardinha ou atum (omega 3)
  • 1 maçã fuji - pra que serve a maça nesse momento?  pode comer quantas aguentar no pós treino ou no final do dia na "ceia"
  • 200 ml de suco de uva integral - melhor só beber água aqui


 

escrevo mais depois...

 

 

 

 

Editado por Scant
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2022 em 13:17, Scant disse:
  • no café da manha aumente o número de ovos (claras = proteína), mas coma apenas uma única gema (seu corpo já tá cheio de gordura)
  • leite e ovos é peido na certa para a maioria dos mortais: 

Pra mim não tem problema ovo com leite. Tu acha 2 inteiros muito? Fico com mó pena de jogar a gema fora e já que ela tem perto da metade da proteína, encarece bastante o valor por proteína. Aí eu tentei 'limpar' o resto da dieta (pode ver que de gordura mesmo só sobra 1 colher de azeite) pra poder comer 2 inteiros. Mas fico bem receoso mesmo, em alguns lugares dizem que 1 inteiro por dia já pode subir o colesterol, por outro lado há quem como 3, 4 sem problemas de colesterol. Talvez só com exame mesmo pra saber, certo?
 

Em 03/03/2022 em 13:17, Scant disse:

aveia em flocos - farelo de aveia tem mais fibras

Opa, anotado, já mudei aqui. Uma dificuldade mesmo é subir fibra adicionando o mínimo possível de carbo e gordura.

 

Em 03/03/2022 em 13:17, Scant disse:

- mera sugestão:  acho melhor a combinação nesse caso de peixe + arroz + brocolis ou couve por causa da digestão mais fácil + indol 3 carbinol natural

 Gosto muito de peixe, o problema tem sido o preço que tá impeditivo 😔
Mando um atum enlatado (sólido ao natural) de vez em quando, mas mesmo assim é muito alto o R$/proteína. Então é só pra dar uma variada mesmo, base tem que ser o frango.

 

Em 03/03/2022 em 13:17, Scant disse:
  • 300 g de carbo, 185 g de proteína, 70 g de gordura e 26 g de fibra

 

achei a gordura alta.

Tiraria de onde? Talvez 1 gema a menos e só 5 em vez de 10 ml de azeite?

 

Em 03/03/2022 em 13:17, Scant disse:

melhor queijo cottage (+ proteína). se não tiver $, compra ricota. na pior das hipóteses: queijo minas. ou come pão com sardinha ou atum (omega 3)

Vou trocar pra ricota, valeu!
 

Em 03/03/2022 em 13:17, Scant disse:

1 maçã fuji - pra que serve a maça nesse momento?  pode comer quantas aguentar no pós treino ou no final do dia na "ceia"

Bater carbo e combustível pro treino, não? Um pouco de fibra também, mas aí não especificamente pensando em pré-treino.

 

Em 03/03/2022 em 13:17, Scant disse:

200 ml de suco de uva integral - melhor só beber água aqui

Mas aí vou acabar ficando com déficit de carbo, não? Ainda mais tendo que diminuir a gordura. Outra coisa, já tentei pré-treino proteico (frango, ovo e salada) e lá pelos 40, 50 min de treino já fico exausto, últimos exercícios saem cagados porque não tô mais rendendo. Parece que preciso de um carbo de combustível pré-treino. Faz sentido isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pós-treino - 20:00
25 g de maltodextrina (saindo da academia) - pra que comer açúcar caro ? come uma banana prata
 

Shake com:
1 dose de whey Growth
200 ml de leite desnatado
15 g de farinha de linhaça
50 g de farinha de aveia

 

que tal algo mais simples?

 

  • 50g de whey e/ou caseína ou 0,5 gramas por kg de peso magro  
  • Carboidratos de rápido absorção (qq um, vale até paçoca): 0,5 gramas por kg de peso magro
  • 5 g - creatina

escrevo mais depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2022 em 13:58, Scant disse:

25 g de maltodextrina (saindo da academia) - pra que comer açúcar caro ? come uma banana prata

Só por praticidade e necessidade de um açúcar rápido depois do treino. O baixo custo também, fazendo as contas pago mais ou menos 1 real em 25 g de carboidrato da banana, o mesmo sai por uns 45 centavos com a malto. Mas claro que a banana tem outras paradas interessantes junto. Eu vou e volto caminhando (em torno de 20 + 20 min), quando não tomava a malto essa volta eu ia quase bambeando e com um rombo na barriga, a malto dá uma segurada até chegar em casa. Mas vou experimentar substituir por uma banana!

 

Em 03/03/2022 em 13:58, Scant disse:

que tal algo mais simples?

 

  • 50g de whey e/ou caseína ou 0,5 gramas por kg de peso magro  
  • Carboidratos de rápido absorção (qq um, vale até paçoca): 0,5 gramas por kg de peso magro
  • 5 g - creatina

A ideia é principalmente incorporar um pouco de fibra no whey (de quebra um pouco de gordura boa), se for ver uma grande parte dos 26 g da fibra (que já não é muito) vem desses 50 g de aveia e 15 de linhaça. Creatina eu tenho tomado de manhã de jejum, 5 g de creatina + 5 g de malto.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jantar - 21:00

  • 150 g de peito de frango - pode tb trocar por carne de boi (alcatra, maminha, patinho...)
  • 100 g de batata doce - pode tb trocar inhame ou mandioca, 
  • 100 g de brócolis cozido - pode aumentar a quantidade...
  • 50 g de milho verde - melhor trocar por mais brócolis ou couve
  • salada crua a vontade
  • 10 ml de azeite de oliva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...