Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

A maioria das pessoas que querem reduzir o estresse está preocupada com o cortisol. Mas lembre-se, o cortisol é essencial para a vida humana. Ao aumentar os níveis de glicose no sangue, o cortisol fornece os recursos para combater o estresse de doenças, traumas, sustos, infecções e sangramentos, entre outras coisas.

 

Em geral, o cortisol merece um high-five e um tapinha nas costas, mas é um aliado situacional. Há momentos, como descrito acima, em que você deseja níveis mais altos de cortisol na corrente sanguínea, e há momentos em que não deseja um nível mais alto de cortisol. Quando é permitido correr à toa, o cortisol pode afetar negativamente o hormônio do crescimento e a produção de testosterona. Também pode reduzir o crescimento muscular em geral e aumentar a gordura abdominal, nenhuma das quais é boa se você for um levantador de peso.

 

Felizmente, existe uma maneira fácil de impedir os altos níveis de cortisol, e envolve algo que provavelmente já está no seu estoque de suplementos: óleo de peixe.

 

Reduce-Stress.jpg

 

Quando o cortisol está mais alto?


Em geral, os níveis de cortisol são mais altos pela manhã e geralmente diminuem ao longo do dia. Isso é bom, desde que os níveis estejam dentro dos limites normais e saudáveis.

No entanto, o cortisol aumenta durante e após um treino de rebentar a bola. Você preferiria que isso não acontecesse porque pode afetar negativamente a síntese de proteína muscular. E às vezes, os níveis de cortisol, por causa do estresse físico ou mental, podem permanecer perpetuamente elevados ao longo do dia e da noite. Você definitivamente não quer isso.

Claro, os picos de cortisol pós-treino podem ser amplamente controlados pela nutrição adequada, mas às vezes, principalmente durante os treinos particularmente pesados ou intensos, seu corpo precisa de uma ajuda extra. Acontece que uma quantidade modesta de óleo de peixe pode ser exatamente a ajuda que você precisa para reduzir o cortisol, principalmente se tomado na hora de dormir.

 

O óleo de peixe reduz o cortisol, reduz o estresse e a ansiedade.


Um grupo de pesquisadores italianos recrutou 31 alcoólatras para ver se o óleo de peixe poderia diminuir os níveis de cortisol. (Quando os alcoólatras param de beber, seu cortisol aumenta. O efeito é temporário, mas o cortisol é acompanhado por sentimentos de estresse e ansiedade, que podem, por sua vez, frustrar suas tentativas de parar de beber.)

Dez receberam placebo e 21 receberam 1.000 mg. cápsula de óleo de peixe contendo míseros 252 mg. de DHA e 60 mg. da EPA. Os pesquisadores monitoraram as concentrações de cortisol na saliva dos participantes por períodos de 24 horas no primeiro e no último dia do estudo. Enquanto as cápsulas de placebo tiveram efeito zero, o grupo do óleo de peixe teve níveis de cortisol muito mais baixos na saliva ao longo do dia. Eles também relataram sentimentos mais baixos de estresse.

É verdade que esses efeitos foram observados em alcoólatras, mas os efeitos redutores de cortisol do óleo de peixe, conforme apoiado por outros estudos, não são diferentes em não alcoólatras. Observe também que as quantidades de ácidos graxos ômega-3 (DHA e EPA) usadas neste estudo em particular são muito menores do que as encontradas em óleos de peixe superiores.

 

Tome seu óleo de peixe à noite.


Embora o estudo não tenha teorizado sobre a melhor hora do dia para tomar o óleo de peixe, parece lógico que tomar óleo de peixe no jantar ou mesmo na hora de dormir seria o melhor, pois reduziria os níveis noturnos de cortisol e o ajudaria a dormir.

Este protocolo noturno de óleo de peixe também ajudaria durante os períodos de estresse físico, pois reduziria o pico de cortisol matinal mais alto do dia, para não prejudicar a síntese de proteína muscular ou, pior ainda, sacrificar o tecido muscular para aumentar os níveis de glicose.

Tome todas as suas cápsulas de óleo de peixe à noite ou tome algumas delas durante o dia e tome pelo menos uma na hora de dormir.

 

Referência:

Barbadoro, et al, "Fish oil supplementation reduces cortisol basal levels and perceived stress: A randomized, placebo-controlled trial in abstinent alcoholics." Molecular Nutrition and Food Research, 7 June 2013. Vol 57, issue 6.

 

E aí, vocês acham que esse estudo feito com alcoólatras pode ser corresponder à realidade de pessoas saudáveis?

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...