Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Salve gente, tudo bem?

Comigo não. A água bateu na bunda. Tenho 21 anos e comecei a sentir sintomas de que meu corpo não vai bem, então comecei a treinar Muay Thai há 4 meses e ontem fiz uma avaliação física na academia. O resultado foi bem ruim também, minha pressão estava alta quando cheguei e na esteira comecei a sentir dores no peito depois de correr por 6 minutos e tive que diminuir a intensidade e assim foi até os 12 minutos finais (tenho ansiedade, mas não sei até que ponto isso pode atrapalhar). Engraçado é que no treino de Muay Thai bem raramente sinto essas dores e lá parece ser bem mais intenso do que 12 minutos correndo.

Enfim, como eu não tenho muito dinheiro e investi meus recursos no Muay Thai, não posso pagar para fazer musculação, então vi alguns vídeos no youtube que ajudam a montar um treino que eu posso fazer na academia do condomínio (que é bem simples, deve ter um 5 aparelhos lá) e gostaria de saber a opinião de vocês sobre, por gentileza. Eu ficaria muito grato se alguém com mais experiência pudesse avaliar meu treino. Segue:

==============
Segunda-feira
==============

Muay Thai

==============
Terça-feira
==============

Caminhada leve 5 minutos
Crucifixo 4x8
Supino 4x8
Elevação lateral 4x8
Triceps (séries de 8 até cansar)

==============
Quarta-feira
==============

Muay Thai

==============
Quinta-feira
==============

Caminhada leve 5 minutos
Leg press 4x8
Mesa flexora 4x8
Agachamento 4x8
Flexão lombar 4x8

==============
Sexta-feira
==============

Caminhada leve 5 minutos
Pulley frente 4x8
Flexão Escapula 4x8
Elevação lateral 4x8
Bíceps (séries de 8 até cansar)

Ah, caso seja importante, eu tenho alguns números legais da avaliação física também:

Estatura: 169cm

Peso: 71,50Kg

% Gordura: 27.20%

Massa Gordura: 19,45Kg

% Massa magra: 36%

Massa magra: 25.74Kg

Gordura visceral: 7.00

Postado

O treino está bom sim, vai conseguir avançar bastante se se manter firme e focar na progressão. O que você poderia fazer é colocar supino e agachamento como primeiros exercícios dos dias, visto que eles são mais difíceis, e trocar a flexão de escápula por uma remada. Outra coisa: se você sentir vontade de adicionar mais treinos de musculação, tente apenas espaçá-los dos treinos de muay thai (ex: musculação de manhã, muay thai à noite).

Boa sorte!

Postado

Eu acho difícil você com essa altura e peso ter 27% de gordura - não é impossível, mas se você conseguiu esse resultado com bioimpedância é bem mais provável que seja erro da balança.

E não, não é estranho você conseguir fazer uma atividade física e ter dificuldade em outra. Teu corpo já está condicionado na pratica do muay thai, mas não na corrida. Então eu diria, abaixe um pouco a velocidade da corrida para se adaptar ou escolha fazer bicicleta - se tiver acesso a uma.

Postado
Em 24/02/2022 em 12:17, lfpedrosa disse:

Comigo não. A água bateu na bunda. Tenho 21 anos e comecei a sentir sintomas de que meu corpo não vai bem

Sinto muito.

comecei a treinar Muay Thai há 4 meses

Legal, já deu o primeiro passo! Avante

tenho ansiedade, mas não sei até que ponto isso pode atrapalhar

Nada a ver o cú com a bunda

Engraçado é que no treino de Muay Thai bem raramente sinto essas dores e lá parece ser bem mais intenso do que 12 minutos correndo

São exercícios totalmente diferentes. Vc pode ter mais aptidão pra um e não para o outro, ou talvez vc esteja bem adaptado para um e não para o outro. O corpo é esperto pq sabe que a gente é burro e ele não gasta energia a toa. Com efeito, por mais que vc melhorando em um tipo de atividade vc melhora um pouco a outra de tabela, há a adaptação específica para aquela atividade.

Sobre o treino.

1. Já que a caminhada é leve, eu acredito que vc consiga fazê-la no fim do treino e isto faz mais sentido pra mim, pq se fizer no início vc pode gastar uma energia que vai prejudicar o desempenho do treino. A menos que isto sirva bem como aquecimento, ou se no final do treino vc já tá tão esgotado que realmente não cabe uma caminhada mesmo leve.

2. Outro ponto é que tradicionalmente a gente coloca os exercícios compostos básicos no início do treino pq eles cansam mais. Por exemplo. Vc tá fazendo primeiro o crucifixo e depois o supino. Por quê? Geralmente a gente coloca o supino primeiro pq ele é um exercício mais puxado, e depois os isoladores como crucifixo e exercícios para tríceps. Há exceções, como quando vc por algum motivo não quer aumentar a carga do supino ou quer usar o exercício anterior como pré exaustão para dar um foco maior num músculo específico, etc.

Seguindo este raciocínio, no dia de peito primeiro vem o supino. No dia de pernas primeiro vem o agachamento. E no dia de costas primeiro vem... Pode ser o pulley frente mesmo.

3. No dia de costas. Por que a flexão de escápula? Se não tiver algum motivo especial pra colocar este exercício, eu colocaria uma remada aí. Qualquer remada. Pode ser serrote com haltere, serrote na polia, remada curvada (essa é a boa), ou na máquina se vc tiver. Na minha opinião pessoal, eu acho mais legal fazer barra fixa aí invés de pulley frente, mas eu suponho que vc não consiga, daí tu pode usar o pulley como caminho até chegar na barra fixa.

Boa sorte aí na caminhada, tamo junto!

Postado (editado)
Em 24/02/2022 em 15:19, ViniciusPW disse:

O treino está bom sim, vai conseguir avançar bastante se se manter firme e focar na progressão. O que você poderia fazer é colocar supino e agachamento como primeiros exercícios dos dias, visto que eles são mais difíceis, e trocar a flexão de escápula por uma remada. Outra coisa: se você sentir vontade de adicionar mais treinos de musculação, tente apenas espaçá-los dos treinos de muay thai (ex: musculação de manhã, muay thai à noite).

Boa sorte!

Dei uma pesquisada no exercício de remada, talvez eu consiga fazer com alteres. Vou me ir acompanhando as medições enquanto faço o acompanhamento médico. E eu pretendo no futuro fazer os 5 dias também, mas preciso me adaptar primeiro.

Muito obrigado pelas dicas amigo, tamo junto!

Editado por lfpedrosa
Citação incorrea
Postado
Em 24/02/2022 em 17:13, Mr Nobody disse:

Eu acho difícil você com essa altura e peso ter 27% de gordura - não é impossível, mas se você conseguiu esse resultado com bioimpedância é bem mais provável que seja erro da balança.

E não, não é estranho você conseguir fazer uma atividade física e ter dificuldade em outra. Teu corpo já está condicionado na pratica do muay thai, mas não na corrida. Então eu diria, abaixe um pouco a velocidade da corrida para se adaptar ou escolha fazer bicicleta - se tiver acesso a uma.

O aparelho de bioimpedancia deles parecia ser um pouco antigo, mas eu engordei 10Kg antes de começar no muay thai, então talvez esteja correto mesmo. Vou diminuir a intensidade. Não gosto muito de fazer cardio, mas se vai melhorar meu condicionamento físico então tá ótimo.

Valeu pela dica amigo, tamo junto!

Postado
Em 24/02/2022 em 19:37, RenanTrz disse:

Sinto muito.

Legal, já deu o primeiro passo! Avante

Nada a ver o cú com a bunda

São exercícios totalmente diferentes. Vc pode ter mais aptidão pra um e não para o outro, ou talvez vc esteja bem adaptado para um e não para o outro. O corpo é esperto pq sabe que a gente é burro e ele não gasta energia a toa. Com efeito, por mais que vc melhorando em um tipo de atividade vc melhora um pouco a outra de tabela, há a adaptação específica para aquela atividade.

Sobre o treino.

1. Já que a caminhada é leve, eu acredito que vc consiga fazê-la no fim do treino e isto faz mais sentido pra mim, pq se fizer no início vc pode gastar uma energia que vai prejudicar o desempenho do treino. A menos que isto sirva bem como aquecimento, ou se no final do treino vc já tá tão esgotado que realmente não cabe uma caminhada mesmo leve.

2. Outro ponto é que tradicionalmente a gente coloca os exercícios compostos básicos no início do treino pq eles cansam mais. Por exemplo. Vc tá fazendo primeiro o crucifixo e depois o supino. Por quê? Geralmente a gente coloca o supino primeiro pq ele é um exercício mais puxado, e depois os isoladores como crucifixo e exercícios para tríceps. Há exceções, como quando vc por algum motivo não quer aumentar a carga do supino ou quer usar o exercício anterior como pré exaustão para dar um foco maior num músculo específico, etc.

Seguindo este raciocínio, no dia de peito primeiro vem o supino. No dia de pernas primeiro vem o agachamento. E no dia de costas primeiro vem... Pode ser o pulley frente mesmo.

3. No dia de costas. Por que a flexão de escápula? Se não tiver algum motivo especial pra colocar este exercício, eu colocaria uma remada aí. Qualquer remada. Pode ser serrote com haltere, serrote na polia, remada curvada (essa é a boa), ou na máquina se vc tiver. Na minha opinião pessoal, eu acho mais legal fazer barra fixa aí invés de pulley frente, mas eu suponho que vc não consiga, daí tu pode usar o pulley como caminho até chegar na barra fixa.

Boa sorte aí na caminhada, tamo junto!

Valeu pelas dicas amigo, vou ir acompanhando meus resultados e quem sabe depois posto uma evolução (ainda não tenho auto estima pra postar meu corpo aqui hahaha).

Tamo junto!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...