Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Em 15/02/2022 em 09:45, ConcurseiroNatural disse:

Dado a sua excelente explicação, fiquei curioso para ouvir sua opinião sobre o que você pensa de usar essa mesma estratégia dos carboidratos para a proteína e para a gordura: algo do tipo ''protein ciclying'' e '' fat ciclying". Em dias que eu faltar ao treino, recomenda-se consumir menos proteínas e gorduras para fazer um refeed no dia que eu for treinar pernas pro exemplo ? Se tiver artigos, sempre muito melhor, mas seu empirismo já é extremamente válido. 

Não faz sentido abaixar proteína, se tem que entender que o processo de hipertrofia ocorre principalmente nos dias de descanso dos músculos.

Publicidade

Postado
Em 15/02/2022 em 09:52, Mr Nobody disse:

Não faz sentido abaixar proteína, se tem que entender que o processo de hipertrofia ocorre principalmente nos dias de descanso dos músculos.

Sei que é contrassenso admitir uma hipótese como essa, mas já vi algum bodybuilder falando sobre isso e não me recordo o vídeo e nem quem foi para poder colocar o link( talvez foi o Balestrin que falou isso), por isso gostaria de ouvir a opinião do nosso colega que parece ser bem entendido do assunto. Veja que não estamos falando de cortar abruptamente a proteína no dia de descanso, e também estamos falando de fechar os macros semanais !

Postado

No caso das proteínas, baixar a ingestão implica diretamente na síntese proteica, podendo gerar um balanço nitrogenado negativo.

Por isso o recomendado, além da ingestão diária de proteínas, é que esse total seja dividido entre as refeições, podendo ter uma ingestão maior nas refeições pré (a última antes do treino) e pós treino para melhorar a absorção da mesma.

Postado
Em 15/02/2022 em 11:19, AlemãoVazquez disse:

No caso das proteínas, baixar a ingestão implica diretamente na síntese proteica, podendo gerar um balanço nitrogenado negativo.

Por isso o recomendado, além da ingestão diária de proteínas, é que esse total seja dividido entre as refeições, podendo ter uma ingestão maior nas refeições pré (a última antes do treino) e pós treino para melhorar a absorção da mesma.

Eu entendi o que vc quis dizer e está correto, mas cuidado com o termo usado. Absorção significa que o corpo pegou a proteína e jogou pra corrente sanguínea. Desde que esteja dentro do limite de absorção, a absorção será semelhante independente de vc ingerir a proteína no pré treino, pós, ou seja lá qual for o horário. Porém, o fato de a proteína ser absorvida não significa que ela será utilizada na construção do músculo, e acho que é isso que vc quis dizer, que quando vc ingere a proteína num horário mais adequado, ela é melhor aproveitada para a construção de músculo. 

Enfim, fui o cara chato agora, mas...

Postado
Em 15/02/2022 em 09:52, Mr Nobody disse:

Em 15/02/2022 em 11:14, ConcurseiroNatural disse:

Sei que é contrassenso admitir uma hipótese como essa, mas já vi algum bodybuilder falando sobre isso e não me recordo o vídeo e nem quem foi para poder colocar o link( talvez foi o Balestrin que falou isso), por isso gostaria de ouvir a opinião do nosso colega que parece ser bem entendido do assunto. Veja que não estamos falando de cortar abruptamente a proteína no dia de descanso, e também estamos falando de fechar os macros semanais !

Só um disclaimer antes aqui. Quando se trata de bodybuilding, a parte da dieta é a que eu manjo menos, então pode ser que eu esteja errado no que vou dizer.

Alterar a quantidade de proteínas como se fosse ciclo pode fazer sentido em alguns contextos sim. Veja Mr nobody, que se alguém diz para diminuir a ingestão de proteínas num dia, não significa necessariamente que ela vai diminuir a um nível que vá atrapalhar a construção de músculo. As proteínas são usadas em alguns casos como ferramenta para melhorar a saciedade num contexto dietético onde a pessoa vai comer menos. Pensa só, o cara tá lá acostumado a comer que nem um boi na engorda. Aí chega no dia que ele reduz as kcals. Ele vai sentir fome, certo? Tá acostumado a comer um monte! Porém, se ele aumentar a ingestão de proteínas naquele dia, isto pode o ajudar a ficar mais saciado. Daí no outro dia ele reduz a quantidade de proteínas, mas este fato não implica na redução a níveis sub-otimos. Pode ser que no dia de mais proteínas ele esteja em, sei lá, 2.5g/kg, e no dia de menos proteínas ele esteja em 1.8g/kg. Nos dois dias ele tá comendo proteínas o suficiente para construir músculo.

Postado
Em 15/02/2022 em 09:45, ConcurseiroNatural disse:

Dado a sua excelente explicação, fiquei curioso para ouvir sua opinião sobre o que você pensa de usar essa mesma estratégia dos carboidratos para a proteína e para a gordura: algo do tipo ''protein ciclying'' e '' fat ciclying". Em dias que eu faltar ao treino, recomenda-se consumir menos proteínas e gorduras para fazer um refeed no dia que eu for treinar pernas pro exemplo ? Se tiver artigos, sempre muito melhor, mas seu empirismo já é extremamente válido. 

Ciclagem de gordura nunca ouvi falar, o que signfica que não haja. Eu só nunca li ou ouvi a respeito.

Porém, ciclagem de proteínas foi comentado pelo Pinduca no Monstcast. Procure aí no youtube que, em meio aos causos, ele narrou uma conversa com o Nasser e que, segundo o Pinduca, ele descreveu como ciclar proteínas. Enfim, o fisiculturismo é cheio disso. Tem maluquice, mas também coisas que criaram tentáculos até os dias atuais, por exemplo, ciclagem de carboidratos, aeróbio em jejum, dieta flexível, pra citarmos alguns. É melhor você ouvir do próprio Pinduca isso. Talvez haja até corte sobre isso e você não precise ouvir o cast inteiro.

Em resumo: não sei dar maiores informações pra você dos dois assuntos.

Agora uma dúvida: você já esgotou as estratégias convencionais (macros, cutt, bulk, etc)? Acaba acontecendo é que a gente pensa demais e pode estar deixando de fazer o básico (treino duro, sono suficiente e comida limpa e suficiente). Não estou dizendo que seja o seu caso, mas tem vezes que é uma ansiedade pra obter uma coisa que demora mais tempo.

Postado
Em 15/02/2022 em 11:34, RenanTrz disse:

Eu entendi o que vc quis dizer e está correto, mas cuidado com o termo usado. Absorção significa que o corpo pegou a proteína e jogou pra corrente sanguínea. Desde que esteja dentro do limite de absorção, a absorção será semelhante independente de vc ingerir a proteína no pré treino, pós, ou seja lá qual for o horário. Porém, o fato de a proteína ser absorvida não significa que ela será utilizada na construção do músculo, e acho que é isso que vc quis dizer, que quando vc ingere a proteína num horário mais adequado, ela é melhor aproveitada para a construção de músculo. 

Enfim, fui o cara chato agora, mas...

Não, na verdade a proteína é melhor aproveitada se você fracionar sua ingestão ao longo do dia ao invés de ingerir o total de gramas de uma vez só, visto que elas são degradadas em aminoácidos e esses são absorvidos pelo intestino delgado, podendo levar horas para sua absorção a depender do tipo de alimento ingerido. E não, não existe um limite de absorção, existe limite para a síntese proteica.

Pré e pós treino na verdade são os momentos em que seu corpo irá demandar mais, portanto é sim interessante aumentar a ingestão dos macros (não só proteínas) nessas refeições. 

Postado
Em 15/02/2022 em 11:41, RenanTrz disse:

Só um disclaimer antes aqui. Quando se trata de bodybuilding, a parte da dieta é a que eu manjo menos, então pode ser que eu esteja errado no que vou dizer.

Alterar a quantidade de proteínas como se fosse ciclo pode fazer sentido em alguns contextos sim. Veja Mr nobody, que se alguém diz para diminuir a ingestão de proteínas num dia, não significa necessariamente que ela vai diminuir a um nível que vá atrapalhar a construção de músculo. As proteínas são usadas em alguns casos como ferramenta para melhorar a saciedade num contexto dietético onde a pessoa vai comer menos. Pensa só, o cara tá lá acostumado a comer que nem um boi na engorda. Aí chega no dia que ele reduz as kcals. Ele vai sentir fome, certo? Tá acostumado a comer um monte! Porém, se ele aumentar a ingestão de proteínas naquele dia, isto pode o ajudar a ficar mais saciado. Daí no outro dia ele reduz a quantidade de proteínas, mas este fato não implica na redução a níveis sub-otimos. Pode ser que no dia de mais proteínas ele esteja em, sei lá, 2.5g/kg, e no dia de menos proteínas ele esteja em 1.8g/kg. Nos dois dias ele tá comendo proteínas o suficiente para construir músculo.

Em tese você tem razão, mas vai depender de muitas variáveis e o contexto no geral.

Passar de 2,5g/kg para 1,8g/kg, pouco influenciará na síntese proteica desse indivíduo, mas num cenário em que o cara quer perder gordura, baixando muito as kcal, a proteína seria utilizada para aumentar a saciedade e, será convertida em energia, porém o mínimo recomendado para ele, continuará sendo ingerido.

Postado
Em 15/02/2022 em 11:41, RenanTrz disse:

Entendo, e de fato eu não considerei a possibilidade dessa pessoas estar com uma dosagem maior de proteínas do que o que consideramos ideal para o crescimento. Meu comentário de fato foi voltado a pessoas que estão no intervalo de 1,8~2g/kg de proteína e que tem pouquíssimo espaço para manobrar as calorias. Até mesmo 1g/kg de proteína pode trazer resultados, se devido a questões financeiras é o que você pode ingerir por dia e também nada garante que para você a ingestão de 1,8g/kg seja totalmente absorvida e você não precise de menos proteínas para ter o mesmo resultado.

Agora o que eu vi sobre ciclo de proteínas por exemplo tinha um artigo falando para mulheres limitarem o consumo a no máximo 25g de proteína por dia.

Ou de diminuir de 200g/dia de proteína para 185g/dia. O que é uma redução baixíssima se formos falar sobre redução do saldo calórico diário.

Mas de fato, aumento de proteínas pode ser usado em diversas estratégias como diminuir a fome. E em até alguns estudos chegaram a conclusão de que 3g/kg ainda pode trazer benefícios a alguns atletas, apesar do próprio autor deixar claro que 1,8~2g/kg é o ideal mesmo.

Em 15/02/2022 em 11:14, ConcurseiroNatural disse:

Foi no do Pinduca com o Nasser como o Vecchio citou.

Se você deixar de comer proteína animal hoje, dentro de alguns meses ou ano você não vai ter enzimas para digerir carne. Se você diminuir a ingestão de proteína vai dar uma folga as suas enzimas que estão hoje trabalhando a 100% porque o corpo vai se adaptar ao que você ingere. Se o corpo precisar de mais enzimas ele vai criar novas, se você não atingiu o seu limite.

O que o Pinduca falou era algo melhorar a resposta das enzimas comendo menos proteína.

Postado
Em 15/02/2022 em 11:19, AlemãoVazquez disse:

Concordo que ciclar proteína é burrice, ainda mais pra naturais. Me parece mais coisa pra vender consultoria do que algo científico.

Só não confunda síntese e metabolização com absorção. Os conceitos são BEM diferentes.

@topico

Da pra fazer sim, só deixe pra fazer o treino mais pesado e volumoso nesse dia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...