Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Bom dia pessoal, alguém poderia responder confiantemente se: tendo uma dieta-base de 2000kcal

- 2500kcal todos os dias = 2000kcal todos os dias + 1 refeição de 3500kcal.

Peço se é igual no sentido de acumulação de gordura no corpo, deixando de lado a parte de construção de músculos. 

Editado por ConcurseiroNatural

Publicidade

Postado
Em 13/02/2022 em 10:29, ConcurseiroNatural disse:

Peço se é igual no sentido de acumulação de gordura no corpo, deixando de lado a parte de construção de músculos. 

Você vai fazer 6 dias de déficit e no sétimo dia chutar o balde? Vai ficar com uma bela barriga de lombriga.

Larga de gordice, quer inventar manobra pra se entupir de porcaria.

Postado (editado)

Tentei, usei tanto o cérebro que meu bf abaixou em 2% e mesmo assim não entendi nadinha de nada.

:nerd:

Edit: consegui entender. Isso não faz o menor sentido, ou seja, concordo com o Zanne. Uma dica: dê uma freada cara, todo dia é uma loucura diferente.

Editado por -freedom
Postado
Em 13/02/2022 em 11:51, ConcurseiroNatural disse:

Desculpa, perguntei isso por interesse científico, não que eu vá fazer isso ou aquilo. 

Então pra te ajudar:

Leia o livro Metabolismo e Emagrecimento do Dudu Haluch. Vai tirar 90% das dúvidas.

Postado
Em 13/02/2022 em 10:44, -freedom disse:

Tentei, usei tanto o cérebro que meu bf abaixou em 2% e mesmo assim não entendi nadinha de nada.

:nerd:

Edit: consegui entender. Isso não faz o menor sentido, ou seja, concordo com o Zanne. Uma dica: dê uma freada cara, todo dia é uma loucura diferente.

Como dito acima, perguntei por interesse científico, basicamente minha pergunta foi: a nutrição segue uma grandeza linear matemática ? Se eu perguntasse isso, aí sim seria complicado de entender. 

Postado
Em 13/02/2022 em 12:02, ConcurseiroNatural disse:

Como dito acima, perguntei por interesse científico, basicamente minha pergunta foi: a nutrição segue uma grandeza linear matemática ? Se eu perguntasse isso, aí sim seria complicado de entender. 

O problema é que vc tá reduzindo a nutrição toda somente kcals, e o buraco é bem mais em baixo.

Além do livro do Dudu haluch sugerido pelo colega, vc pode pesquisar também a respeito de ciclo de carbos e dieta alternada.

É comum as pessoas fazerem dietas onde nem todos os dias elas comem igual, seja na quantidade de kcals ou na composição dos macros, mas isso não tem nada a ver com a qualidade da comida.

A regra é clara. Tranqueira faz mal e é "dose-dependente". A frequência com que se come lixo também é relevante.

Postado
Em 13/02/2022 em 12:02, ConcurseiroNatural disse:

basicamente minha pergunta foi: a nutrição segue uma grandeza linear matemática ? Se eu perguntasse isso, aí sim seria complicado de entender. 

Porra kk assim eu entenderia mais fácil.

Não.

Praticamente tudo relacionado a exercício e metabolismo segue uma função exponencial.

A variação de curto prazo é alta, mas no final da curva tudo tende a estabilizar bem rápido. A maior dificuldade do fisiculturismo é criar pontos de inflexão, desestabilizar a estabilização ou prolongar a curva de progresso. (isso serve pra tudo relacionado a esportes)

Postado (editado)
Em 13/02/2022 em 10:29, ConcurseiroNatural disse:

Bom dia pessoal, alguém poderia responder confiantemente se: tendo uma dieta-base de 2000kcal

- 2500kcal todos os dias = 2000kcal todos os dias + 1 refeição de 3500kcal.

Pergunta interessante.

Essa sua dúvida já foi explorada no passado.

No livro Dieta Metabólica, o Dr. Mauro Di Pasquale apresenta um conceito de deficit calórico semanal em que, durante a semana a ingestão calórica diária é variável e, lá no final, o praticante passa a régua e bate o deficit. Usando o exemplo da sua pergunta, seria como bater 7x2500 = 17500 kcal ao final do sétimo dia, não importando se na segunda foram consumidas 1000 kcal, na terça 3000 kcal e por aí vai. O que importa, segundo o conceito dele, é bater 17500 kcal.

Lucas Pinheiro também comentou esta estratégia de deficit semanal ciclando carboidratos neste vídeo:

Porém, nestes dois casos, não foi de fato realizado um estudo, um experimento propriamente dito. São relatos. Um recomenda em seu livro e o outro diz o que faz em si mesmo.

--//--

Um estudo foi comentado pelo Felipe Almeida faz um tempo já (*).

Neste estudo:

• Indivíduos treinados foram submetidos ao seguinte experimento:
    • sete semanas
    • 1,8 g/kg de proteína + carboidratos e gorduras igualmente distribuídas ao longo do consumo remanescente
    • um grupo "contínuo" com deficit de 25% durante todo o experimento
    • outro grupo "refeed":
      • déficit de 35% de segunda a sexta
      • consumo sem deficit aos sábados e domingos, ou seja, 100%. Este consumo de manutenção só aumentava o total de carboidratos, mantendo os outros dois macros nos valores constantes praticados de segunda a sexta

image.png

Resultado: ambos os grupos tiveram resultados similares. Porém, o grupo de refeed apresentou dois resultados curiosos: 1) foi o grupo que conseguiu preservar mais massa livre de gordura; e 2) foi o grupo cuja taxa metabólica de repouso sofreu menos ao final das sete semanas.

Logo, o experimento sugere que o deficit semanal com refeed é superior ao deficit contínuo. Aparentemente, de acordo com os autores, este foi o primeiro estudo que trouxe estes resultados.

--//--

Meus palpites:

• Em resposta à sua pergunta:
    • 2000 kcal diários com 3500 kcal de refeição livre batem 7 x 2000 + 3500 = 17500 kcal em uma semana;
    • 2500 kcal diários durante sete dias, também batem 7 x 2500 = 17500 kcal
    • Logo, testar essa refeição livre e esperar encontrar os mesmos supostos benefícios que o estudo mostrou dependerá de quem o faça ser um indivíduo treinado e de se fazer uma refeição livre como se fosse um refeed da seguinte forma:
      • 3500 kcal sendo que 2000 kcal corresponderiam aos macros diários + 1500 kcal exclusivamente de carboidratos.
  • De "livre" çaporra num tem nada, pois "livre" muitos entendem álcool, alimentos cujo cômputo de calorias - e muito menos de macros - fica longe do que realmente seja, entre outras gordices, como comentou o Zanne.

(*) doi:10.3390/jfmk5010019

Editado por Vecchio
Postado
Em 13/02/2022 em 16:15, Vecchio disse:
  • 1,8 g/kg de proteína + carboidratos e gorduras igualmente distribuídas ao longo do consumo remanescente
  •  

Dado a sua excelente explicação, fiquei curioso para ouvir sua opinião sobre o que você pensa de usar essa mesma estratégia dos carboidratos para a proteína e para a gordura: algo do tipo ''protein ciclying'' e '' fat ciclying". Em dias que eu faltar ao treino, recomenda-se consumir menos proteínas e gorduras para fazer um refeed no dia que eu for treinar pernas pro exemplo ? Se tiver artigos, sempre muito melhor, mas seu empirismo já é extremamente válido. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...