Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esteroides e Longevidade - Ponderando Fatores Subjetivos

Posts Recomendados

Em 10/07/2023 em 18:03, Guetta disse:

O mínimo que se espero do cara que faz uso de testo é que ele treine com frequência, mantenha um rotina de treinos aeróbicos, uma alimentação regrada, sono regulado, hidratação boa, além de visitar o médico com regularidade.

Esse indivíduo é 1 em 100

Em 06/07/2023 em 14:34, adaounder disse:

Uma coisa que não sei se existe uma forma de mensurar ou não, levando em conta o fator individualidade, é o quanto uma dose tida como segura/baixa de testo prejudica a saúde cardiovascular do cidadão e em quanto tempo os danos necessitam de intervenção 

Tipo, de forma geral, com a famosa 1 dura por semana, em quanto o coração hipertrofia num ponto de correr risco de um avc ou coisa parecida, falando de alguém que treina, faz dieta e mantem o cuidado com cardio etc?

Eu conversei com meu cardiologista sobre o que pode ser feito pra evitar surpresas, e é o seguinte:

• Coração é um músculo, é igual motor, alguns podem nascer com um motor de Parati e outros com um motor de Fuscão 1600.
  • Dose segura = Dose de reposição. Nossos corpos sabem trabalhar com níveis fisiológicos, acima disso o corpo começa a sofrer algumas adaptações para a mudança.
  • Coração é o pico do iceberg. Vc consegue enxergar ele com exames de imagem, o perigo está na pressão alta por longos períodos somado a fatores como o acumulo de placas de gordura nas artérias, e isso não tem como ver em exame. Se uma placa de gordura se soltar, pode provocar um Acidente Vascular.
  • Outro fator é trombose, sangue mais grosso e sob pressão tende a formar trombos mais facilmente. Isso não tem como prever em exames, pq mesmo com tudo regulado ainda existe a chance. Por isso exames de trombofilias e coagulação são úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 meses depois...

Publicidade

Em 19/01/2022 em 08:22, carlosfelipe.bas disse:

Conclusão:

Sei que há um custo de saúde com o uso pontual ou crônico de esteroides, e que esse custo é dose/tempo-dependente. Porém também precisamos considerar na equação os fatores subjetivos que possuem efeito direto no aumento da longevidade do indivíduo.

Excelente conteúdo, mas senti falta de mais profundidade.

@carlosfelipe.bas essa reflexão é algo que tenho feito. Infelizmente, poucos profissionais estão dispostos a travar esse tipo de discussão de forma aberta. Por exemplo, ontem eu fui a um endocrinologista que segue a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia: SBEM. Essa sociedade é veemente contra o uso de esteroides anabolizantes. Mas receita sibutramina (?).

Eu tenho uma filosofia mais ampla sobre saúde/doença que é o conceito de dose/resposta. Obviamente, uma dose suprafisiológica vai trazer consequências. Isso é inevitável.

Porém, é preciso analisar os ganhos de curto/médio prazo. Considerando que a vida da gente não é algo concreto e estanque, mas dinâmica e mutável, precisamos buscar aquilo que nos faça viver a maior parte do tempo bem conosco mesmo e com o nosso entorno.

Se para me sentir melhor, performar e entregar o que espero de cada área da vida eu precisar de um medicamento (por exemplo, os medicamentos psiquiátricos que uso): foda-se, eu vou usar.

O mesmo vale para EAs.

Eu usei durante 8 anos de forma consistente EAs em doses normais (sem exageros) e em 2020 eu cessei o uso por conta da pandemia. Em 2022 meu Eixo HTP estava zerado. E não me acho uma exceção ou alguém abençoado geneticamente, muito pelo contrário.

Logo, na minha humilde visão, a diferença entre remédio e veneno, saúde e doença está no risco/retorno e dose/colaterais.

Simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...