Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Passe nas melhores federais que você certamente vai sair do país depois de um tempo, essa é a melhor área que existe e é o futuro.

Sair sem nada na mão é uma puta burrice, só se você ganhar alguma bolsa fora.

Qual tua idade? o que faz?

Editado por -freedom

Publicidade

Postado

Tô com o @MadrugaDentista: Aqui é muito bom se tens uma certa condição econômica, seja empreendendo ou por ter uma profissão/qualificação que por aqui é muito valorizada.

Ex: Se fores um praticante vais viver aqui como um rei, muito melhor que ser milionário lá fora.

Agora lá fora é mais fácil viver ordinariamente, como uma pessoa comum em um emprego comum. As experiências que eu escuto de colegas é a seguinte: Viver lá com uma família (qualquer país desenvolvido) é ok, pois terás um núcleo de suporte psicológico. Se vais sozinho é muito complicado pois não terá acolhimento nenhum, e a discriminação é muito forte, e não falamos aqui de cor de pele, como é geralmente aqui no BR, mas seu jeito de falar, sua cultura, seus modos, ou seja, aquilo que você dificilmente vai conseguir esconder.

.

Obs: Eu fosse você desencanava de concurso público, não porque tenho algo contra, mas as distorções no baixo e médio funcionalismo tendem a ser minimizadas, e o alto escalão é difícil alcançar, além do fato de que a rotina pode ser bem decepcionante para alguns. Além do mais a inflação tende a acabar com a renda do trabalhador comum e também do funcionalismo.

Eu fosse você, de TI, buscava aprimorar inglês e arrumar trabalhos fora, em dólar, pois aí você se protege, mesmo morando por aqui. Ser empreendedor aqui no BR tá mais interessante e não é esse bicho de sete cabeças não.

Postado

Cara, primeiro sobre concurso público: tem concurso normalmente. A sua área, TI, é uma das que sempre tem vagas em inúmeros concursos que saem. Sempre sai edital de auditor para TI, analistas e técnicos, etc. A questão do concurso (digo por experiência própria) vai te demandar o longo prazo, porque não se sabe quando vai passar. Então, já é algo que você tem que ter em mente. Segunda coisa: se você acha que tem poucos concursos na tua área, pode fazer concursos que cobrem qualquer nível superior. Terceiro: Sei que nem sempre tem concurso no estado onde residimos, porém, se for algo que quer mesmo, e com um certo tempo e base de estudo, você pode começar a viajar e fazer provas. Então, não é que tá "escasso" e a tendência é diminuir não. Todos os dias tem concurso saindo do forno, edital publicado e tal, mas você precisa se decidir se quer mesmo isso ou não. Por fim, um amigo meu é Auditor de TI na esfera federal. Ganha bem (acima de 20k) e é feliz com o que faz. Porém, tem outro que entrou num concurso na área de TI e depois foi tentar concurso em outra área (fez outra graduação) porque não se identificou com o cargo.d

Sobre ir pra gringa (fora da tua área😞 isso é sustentável até uma certa idade. Um colega meu foi pros EUA, fez um curso de inglês e lá desenrolou um emprego na construção civil. Ele ficou quase 10 anos e voltou para o Brasil. Um dos principais motivos foi entender que a rotina de trabalho dele lá, principalmente com o quê ele fazia, não seriam sustentáveis quando ele fosse mais velho. Os outros motivos são bem conhecidos de quem vai pra lá tentar a vida (saudade, etc). Materialmente falando ele tinha tudo, mas nem só de bens materiais se vive, né? Outro colega que ficou lá um tempo na construção civil, saiu do emprego que tinha e abriu uma empresa para limpar piscinas de casas. Hoje, vive disso e não quer voltar para o Brasil. O motivo de não querer voltar vem do trabalho dele que não o suga intensamente como o trabalho anterior.

Sobre TI fora do brasil: Tem MUITA oportunidade, principalmente Portugal. Ache a área que quer trabalhar (backend, front, pentest, data science, etc), obtenha algumas certificações importantes pra ela, comece a montar teu portfólio e vá aplicando para as vagas (linkedin e outros sites que informam). Meu cunhado é desenvolvedor em Portugal há três anos e não volta para o Brasil nem tão cedo. Ele chegou em Portugal com um contrato, teve um problema e no mesmo dia já conseguiu outro emprego (da empresa atual dele). O salário dele, como desenvolvedor jr lá, se convertido, passa de 20 mil reais aqui. Ele vive muito bem lá e a empresa dele/pessoas que trabalham com ele são tranquilas. 

Boa sorte aí!

Postado (editado)
Em 11/01/2022 em 23:04, Bignos disse:

A questão é que ser auxiliar de pedreiro ou ser lavador de banheiro dá mais conforto que viver aqui em certos casos...

Não teria tanta certeza. Bens de consumo, carro, celular, são mais baratos.

Comida, saúde, são muito mais caras. Saúde nos EUA é bem complexo...

O horário de trabalho lá é bem mais puxado que aqui, horário de almoço é 10min e não tem as garantias trabalhistas que temos aqui.

Isso pensando em EUA e talvez Austrália.

Europa, pode ser bem pior e mais complexo do que imagina.

Como programador, vc consegue trabalhar online pra fora e receber em dólar. Tem vários relatos de gente recebendo 5k,10k dolares/mês.

Se quer juntar grana rápido, pega um trampo desses, e fique morando com os pais.

Editado por surf
Postado

Uai, tem varias empresas contratando no BR, pagando salario de 5k de doletas...

da uma olhada no linkedin, aparece varias vagas ... adiciona bastante pessoal de RH, todo dia tenho 2-5 proposta da empregos... 

Postado

A maior ressalva que fazem sobre os EUA principalmente é: "Lá você só não pode ficar doente"

Ignorando o fato de que no Brasil você paga, e paga muito caro pra ter uma saúde pública precária a menos que dê a sorte de cair numa UNICAMP ou AME, se quiser atendimento melhorzinho paga uma bela grana em plano de saúde.

Conclusão, no Brasil você paga duas vezes, ganha mal e é mal atendido. Nos EUA você paga mais, mas paga uma vez só e ainda ganha bem, faça a conta.

Em 11/01/2022 em 23:01, Bignos disse:

Dizem as boas línguas que vai ter boom de commodities assim como em 2002... Se o molusco for eleito, quem sabe as vagas não aumentam mais?

Aumenta o funcionalismo, aumenta o custo da máquina pública, a máquina pública não gera renda alguma, sendo sustentada exclusivamente pelo idiota pagador de impostos que já ta perdendo mais da metade do ano só pra pagá-los. Concluo que se esse lixo for eleito aí que a gente ta na bosta mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...