Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Fatores que influenciam as pessoas a não conseguirem seguir uma dieta

Nesse post irei abordar um assunto que deve ser uma missão impossível para muitos: seguir com regularidade uma dieta. Quem nunca iniciou uma dieta, extremamente empolgado, e no 5 dia já era, furou a dieta, comeu um docinho aqui, um lanche ali e quando viu já voltou a rotina anterior. Primeiro de tudo, devemos ter em mente que a melhor dieta é aquela que existe, como disse a nutricionista Roberta Carbonari Muzy. A partir dessa premissa, vamos aos principais fatores que causam a falha na dieta: falta de planejamento, falta de foco no objetivo e dietas muito rígidas

1.       Uma dieta bem feita requer uma logística própria, ou seja, planejamento e organização. Exemplos do que uma dieta requer: não deixar faltar os alimentos propostos; preparar as refeições em casa, se a pessoa passa o dia fora de casa; não deixar de levar as refeições com você ao sair de casa; entre outros. A falta de logística vai levar a pessoa, invariavelmente a sair da dieta. Veja bem, se não tem os alimentos da dieta, não vou ficar sem comer, ou se não preparei o almoço em casa para levar ao trabalho, irei a um restaurante (onde perderei a noção de porções e terei alimentos preparados, geralmente, em uma banheira de óleo). Outra coisa, uma dieta precisa se adequar a sua rotina, esses dois trabalham juntos.

2.       Quem não tem foco, quer resultados rápidos e como eles não irão ocorrer em 1 semana ou 2, esse foco se perde, a pessoa vai largando a dieta aos poucos, até largar de vez. As palavras aqui são regularidade e disciplina, sem essas virtudes a pessoa não sobrevive por muito tempo dentro de um plano alimentar.

3.       Aqui é o principal na minha opinião, fazer dietas muito rígidas. Sempre digo, quanto mais rígida for a dieta, menor o tempo de vida dela. Imagina a situação, que é extremamente comum: alguém que está habituado a comer de forma desregrada, come de tudo e nas quantidades que achar que deve, sem restrição alguma, decide começar uma dieta do dia para noite. Essa pessoa opta por fazer uma dieta super rígida que viu na internet, pois quer resultados rápidos. Vocês acham que esse indivíduo vai continuar fazendo dieta por muito tempo? Obvio que não. Claro, que quando falo que não deve ser muito rígida me refiro a uma dieta com extrema restrição calórica, ou zero carbo, ou uma dieta com baixa variedade de alimentos (frango, batata doce e ovo). Certamente, dietas rígidas seguidas a risca irão ter resultados espetaculares, no entanto deve-se levar em conta uma variável que é a adesão do paciente ao plano alimentar, o que engloba o tempo que ele conseguirá se manter na dieta sem furar e se ele consegue realiza-la de forma integral. 

Publicidade

Postado

Você acabou de me descrever, infelizmente.

Eu sou uma pessoa que não vê problema em seguir uma dieta restrita ou algo do gênero, sempre como o que tem ( aqui há um gargalo enorme ) sem importar se é a mesma comida todos os dias.

Minha família é a típica família baiana, nordestina... e como todos sabem, os pratos típicos da região são sempre muito calóricos, gordurosos e afins. Isso acaba me prejudicando muito, uma vez que a dieta aperta, por questões financeiras, sou forçado a comer o que tem em casa e, geralmente, são alimentos pesados, calóricos e extremamente gordurosos. Bom, se fosse somente este fator de não encontrar os alimentos limpos para uma dieta padrão não seria de todo mal, já que com uma mente equilibrada e uma mínima disciplina ajuda a manter o foco na dieta, mas o meu caso vai um pouco mais além.

Do começo de 2020 até o atual momento, venho passando por uns problemas pessoais que estão mexendo fortemente com minha saúde emocional/física. Desde então ganhei em torno de 20/25kg de gordura, pois desenvolvi uma compulsão alimentar terrível e um certo nível de ansiedade. Aí junta todos esses fatores e o resultado é: um gordola cheio de problemas.

Não estou aqui tentando me justificar de nada, essa não é a minha intenção. Até porque eu já identifiquei vários fatores que posso mudar e ainda não mudei. Seja por preguiça ou por um receio bobo de começar um projeto e dar errado. 

Penso em criar um diário posteriormente, mas ( aqui vai mais uma desculpa em potencial ) não me sinto motivado o suficiente para tal.

Abraços

Postado
Em 24/12/2021 em 09:20, Fazz disse:

Eu sou uma pessoa que não vê problema em seguir uma dieta restrita ou algo do gênero, sempre como o que tem ( aqui há um gargalo enorme ) sem importar se é a mesma comida todos os dias.

Minha família é a típica família baiana, nordestina... e como todos sabem, os pratos típicos da região são sempre muito calóricos, gordurosos e afins. Isso acaba me prejudicando muito, uma vez que a dieta aperta, por questões financeiras, sou forçado a comer o que tem em casa e, geralmente, são alimentos pesados, calóricos e extremamente gordurosos. Bom, se fosse somente este fator de não encontrar os alimentos limpos para uma dieta padrão não seria de todo mal, já que com uma mente equilibrada e uma mínima disciplina ajuda a manter o foco na dieta, mas o meu caso vai um pouco mais além.

Do começo de 2020 até o atual momento, venho passando por uns problemas pessoais que estão mexendo fortemente com minha saúde emocional/física. Desde então ganhei em torno de 20/25kg de gordura, pois desenvolvi uma compulsão alimentar terrível e um certo nível de ansiedade. Aí junta todos esses fatores e o resultado é: um gordola cheio de problemas.

Não estou aqui tentando me justificar de nada, essa não é a minha intenção. Até porque eu já identifiquei vários fatores que posso mudar e ainda não mudei. Seja por preguiça ou por um receio bobo de começar um projeto e dar errado. 

Penso em criar um diário posteriormente, mas ( aqui vai mais uma desculpa em potencial ) não me sinto motivado o suficiente para tal.

Abraços

Me desculpem pelo texto não ter uma certa coesão, tenho uma grande dificuldade em seguir uma linha de raciocínio e concluí-la.

Postado
Em 24/12/2021 em 09:20, Fazz disse:

Abraços

Mano, uma dica que sempre dou para quem tem problemas de âmbito psicológicos associados à compulsão alimentar: não tente fazer dieta restritiva enquanto não solucionar esse problema, pois só vai piorar, visto que a fome, própria da dieta, vai gerar mais episódios de compulsão. Lembre-se, quem comando o corpo é a mente e não ao contrário, então antes de pensar na estética pensa na saúde mental. Com a cabeça em dia tu vai conseguir o resto. Espero ajudar.

Postado
Em 24/12/2021 em 10:15, Salim disse:

Mano, uma dica que sempre dou para quem tem problemas de âmbito psicológicos associados à compulsão alimentar: não tente fazer dieta restritiva enquanto não solucionar esse problema, pois só vai piorar, visto que a fome, própria da dieta, vai gerar mais episódios de compulsão. Lembre-se, quem comando o corpo é a mente e não ao contrário, então antes de pensar na estética pensa na saúde mental. Com a cabeça em dia tu vai conseguir o resto. Espero ajudar.

Ajudou sim, mano. Foda é que minha mente não aceita o meu estado atual, sempre me cobrando.

No entanto, a mesma mente que me cobra melhoras, é a mesma que me põe pra baixo todos os dias. É foda!

Postado
Em 24/12/2021 em 10:43, Fazz disse:

Ajudou sim, mano. Foda é que minha mente não aceita o meu estado atual, sempre me cobrando.

No entanto, a mesma mente que me cobra melhoras, é a mesma que me põe pra baixo todos os dias. É foda!

Primeiro passo é buscar ajuda profissional, se já não o fez. Geralmente médicos comunitários (de UBS mesmo) conseguem manejar esse tipo de problema e dar o encaminhamento adequado, digo com propriedade isso pois sou estudante de med quase formado e trabalho na rede.

Postado
Em 24/12/2021 em 10:57, Salim disse:

Primeiro passo é buscar ajuda profissional, se já não o fez. Geralmente médicos comunitários (de UBS mesmo) conseguem manejar esse tipo de problema e dar o encaminhamento adequado, digo com propriedade isso pois sou estudante de med quase formado e trabalho na rede.

Vou buscar mais informações sobre. 

Muitíssimo obrigado e um feliz Natal, mano ! 🙏

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...