Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Salve! Tenho 36 anos (1.75m/70Kg falso magro) e depois de um tempo parado voltei a treinar e pela primeira vez na vida decidi obedecer a dieta e calcular os macros direitinho: inicialmente senti maior disposição e energia mas depois do primeiro mês a energia voltou a "normalizar". Decidi fazer exames pra ver como estava o perfil hormonal, resultados abaixo:
-FSH: 6.88 IU/L 

-Testo livre:  8.01 ng/dl (0.278 nmol/L) (calculada)

-Testo total: 281 ng/dl (9.75 nmol/L)

-SHBG: 15.3 nmol/L (bem abaixo do limite)

-TSH: 3.13 mU/L

-T4: 16 pmol/L

-T3: 5.46 pmol/L

-Estradiol/estrogenio: 17 pg/mL (63.3 pmol/L)

-LH: 4.26 IU/L

-Cortisol: 332 nmol/L*
*O lab que eu fiz usa nmol/L como medida padrão, converti alguns números pra facilitar a análise
Diz no relatório que o único fora é o SHBG mas essa testo baixa mesmo com SHBG baixo me parece ruim... Não tenho problemas de libido mas disposição as vezes falta e o não tenho conseguido evoluir nada em cargas no treino, pelo contrário, com a mesma carga tenho mais fadiga e algumas dores nas articulações tem começado a aparecer. Tentei um pre-workout da optimum mas na dose recomendada eu fico sem dormir e muita dor de cabeça, se eu tomar 1/5 ou 1/10 da dose o treino rende muito e as dores aparentam diminuir.

Não considero ciclos nem hormonizar apenas pelo treino mas nessa idade com dificuldade de ganhar massa e indisposto me parece que TRT pode ajudar... Pretendo levar os resultados ao médico assim que retornar de viagem a trabalho, mas queria a opinião de quem ja passou por isso... é caso pra TRT ou seguir natural? Vejo muitos comentando que abaixo de 300/350 ja é caso pra TRT, mas com a libido em dia e a cabeleira indo embora fico na dúvida se isso traria algum risco (pra libido mesmo, porque o cabelo ja estou desapegado). O que esperar da conversa com o médico? Mais alguma coisa além da testo e SHBG a considerar no meu exame?

PS: dieta está OK para os macros, boa ingestão de omega 3, suplementando magnésio, zinco, complexo B e vitamina D, além de albumina pra bater os macros. HDL e LDL em ordem de outro exame que não tenho em mãos.

Publicidade

• 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Postado (editado)
Em 09/11/2021 em 22:30, Jota85 disse:

Salve! Tenho 36 anos (1.75m/70Kg falso magro) e depois de um tempo parado voltei a treinar e pela primeira vez na vida decidi obedecer a dieta e calcular os macros direitinho: inicialmente senti maior disposição e energia mas depois do primeiro mês a energia voltou a "normalizar". Decidi fazer exames pra ver como estava o perfil hormonal, resultados abaixo:
-FSH: 6.88 IU/L 

-Testo livre:  8.01 ng/dl (0.278 nmol/L) (calculada)

-Testo total: 281 ng/dl (9.75 nmol/L)

-SHBG: 15.3 nmol/L (bem abaixo do limite)

-TSH: 3.13 mU/L

-T4: 16 pmol/L

-T3: 5.46 pmol/L

-Estradiol/estrogenio: 17 pg/mL (63.3 pmol/L)

-LH: 4.26 IU/L

-Cortisol: 332 nmol/L*
*O lab que eu fiz usa nmol/L como medida padrão, converti alguns números pra facilitar a análise
Diz no relatório que o único fora é o SHBG mas essa testo baixa mesmo com SHBG baixo me parece ruim... Não tenho problemas de libido mas disposição as vezes falta e o não tenho conseguido evoluir nada em cargas no treino, pelo contrário, com a mesma carga tenho mais fadiga e algumas dores nas articulações tem começado a aparecer. Tentei um pre-workout da optimum mas na dose recomendada eu fico sem dormir e muita dor de cabeça, se eu tomar 1/5 ou 1/10 da dose o treino rende muito e as dores aparentam diminuir.

Não considero ciclos nem hormonizar apenas pelo treino mas nessa idade com dificuldade de ganhar massa e indisposto me parece que TRT pode ajudar... Pretendo levar os resultados ao médico assim que retornar de viagem a trabalho, mas queria a opinião de quem ja passou por isso... é caso pra TRT ou seguir natural? Vejo muitos comentando que abaixo de 300/350 ja é caso pra TRT, mas com a libido em dia e a cabeleira indo embora fico na dúvida se isso traria algum risco (pra libido mesmo, porque o cabelo ja estou desapegado). O que esperar da conversa com o médico? Mais alguma coisa além da testo e SHBG a considerar no meu exame?

PS: dieta está OK para os macros, boa ingestão de omega 3, suplementando magnésio, zinco, complexo B e vitamina D, além de albumina pra bater os macros. HDL e LDL em ordem de outro exame que não tenho em mãos.

Teoricamente, sua testo está dentro da referência (nem todos tem testo nas alturas). Dieta muito restritiva pode ser a causa da fadiga e queda dos níveis de testo.

Editado por andradeoliveira
Postado

Tem que repetir os exames mais umas duas vezes, pra ver se não é um caso de uma medida que bateu abaixo...

Pelos números já permitiria um tratamento, mas isso se aliado a sintomas..... tem que ser honesto consigo mesmo, está querendo experimentar pra sentir os efeitos dos super poderes? ou realmente ta tendo sintomas de hipogonadismo? de toda forma você tem estratégias para aumentar a produção naturalmente antes de partir para TRT... o SHBG não ta preocupante, baixo quer dizer que tem mais testosterona livre ou biodisponível...

TRT é pra vida! ficar se furando semanalmente, e se começar e depois parar muitas vezes é pior do que nunca ter feito...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...