Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Primeiramente, gostaria de dizer que sou novo no site, então peço paciência com quaisquer erros cometidos no post.

Comecei a treinar no final de 2019 focando em perda de gordura, sendo apenas calistenia, nem sempre batendo as proteínas diárias, fazendo cutting da pior forma possível (Ingerindo entre 1.200 a 1.600 kcal por dia, baixando muito os carbos e gorduras também).

Na época tinha 15 anos e pesava 90kg com 1,79 de altura.

Em 2020 comecei a estudar melhor treinamento e dieta, corrigindo a parte da dieta, mas sempre em dúvida com relação aos meus treinos, apesar de evoluir força, resistência e estética. Emagreci 30kg durante o ano, cheguei a 59kg e decidi começar a ganhar peso.

De julho a dezembro de 2020 ganhei 11kg, chegando nos 70. Apenas aumentando a quantidade de carbo, sempre gostei de manter as gorduras baixas.

Em maio de 2021, entrei na academia. E ai que surgem minhas dúvidas. Estou fazendo um treino ABC 2x desde que entrei. Fiz pequenas alterações durante esse tempo, estou progredindo lentamente, e queria saber se tem algo que posso mudar (ou tudo).

Estou em bulking há cerca de 1 mês. Antes estava em manutenção sem contar os macros, apenas batendo proteínas diariamente.

Assumo que treinamento é o meu ponto fraco, meu conhecimento é superficial e preciso de dicas, sintam-se livres para criticar.

Tenho atualmente 17 anos, peso 75kg, 1,80cm de altura e 37cm de braço. Buscando os 40 de braço e os 80kg.

Enfim, segue o treino que montei:

Treino ABC

A: Segunda e Quinta:

• Puxador pronado frente 4x12
  • Pulley frente fechado com triângulo 4x12
  • Remada cavalinho 4x12
  • Puxada frente máquina 4x12
  • Rosca direta 4x12
  • Rosca scott 4x12
  • Rosca alternada 4x12

B: Terça e Sexta

• Supino reto com halteres 4x12  
  • Supino inclinado com halteres 4x12 
  • Peck deck (fly) máquina 4x12
  • Supino reto máquina 4x12
  • Desenvolvimento lateral 4x12 superset com supino reto
  • Desenvolvimento lateral 4x12 superset com supino inclinado
  • Desenvolvimento militar 4x12
  • Tríceps corda 4x12
  • Tríceps barra 4x12

C: Quarta e Sábado:

• Agachamento smith 4x12
  • Levantamento terra 4x12
  • Leg press horizontal 4x12
  • Panturrilha em pé 4x12
  • Cadeira extensora 4x12 

Domingo (Descanso):

• Abdominal infra 4x30
  • Abdominal supra 4x30
  • Abdominal oblíquo 4x30
  • Prancha 4x1 min

É importante dizer que meus pontos fracos são: Ombros, tríceps e abdômen.

Os fortes: Pernas como um todo (Apesar da panturrilha ser forte, me falta volume). 
O resto não se destaca e sinto que me falta algo no treino pra atingir um progresso melhor.

Editado por FloydBuilder

Publicidade

Postado (editado)

Pra abc2x tá com bastante volume. Não precisa fazer 4 séries em todos os exercícios, e nem precisa fazer 12 repetições pra tudo. Dificilmente tu vai progredir cargas desse jeito.

No treino de costas, faltam exercícios pra porção escapular.

O treino de peito tem redundância de exercícios (supinos e desenvolvimentos).

No treino de pernas, faltam exercícios pra porção posterior.

O ABC2x pronto aqui do fórum é bem melhor que o teu.

https://www.hipertrofia.org/blog/2018/12/17/treino-abc/

Editado por Alex_83
Postado

Cara, na sua idade, tudo o que você fizer trará uma resposta significativa.

Por isso essa sua brusca oscilação de peso apenas alterando algumas poucas variáveis.

Não vou entrar no mérito da dieta, pois suponho que você saiba a importância dela no processo e fazer dieta sem contar macros é arriscado, as vezes você superestima ou subestima a sua ingestão diária. 

Com relação ao treinamento, está padrão, porém com muito volume, dá pra reduzir esse volume semanal para poder, de fato, progredir as cargas.

Únicos pontos a observar, são a falta de exercícios para posteriores. No seu treino de pernas, é apenas quadríceps e panturrilhas. 

Eu colocaria panturrilhas em algum outro dia, umas 2x por semana e ao menos 3 exercícios para posterior no dia de pernas.

E esse conjugado de ombros e supino, não faz sentido. 

Dps de treinar peito, tenta isolar deltoides, desenvolvimento militar, lateral e talvez frontal.

Postado
Em 05/11/2021 em 10:13, Alex_83 disse:

Pra abc2x tá com bastante volume. Não precisa fazer 4 séries em todos os exercícios, e nem precisa fazer 12 repetições pra tudo. Dificilmente tu vai progredir cargas desse jeito.

No treino de costas, faltam exercícios pra porção escapular.

O treino de peito tem redundância de exercícios (supinos e desenvolvimentos).

No treino de pernas, faltam exercícios pra porção posterior.

O ABC2x pronto aqui do fórum é bem melhor que o teu.

https://www.hipertrofia.org/blog/2018/12/17/treino-abc/

Obrigado pelas dicas, dei uma olhada no treino ABC do fórum e utilizarei.

Estarei apenas fazendo algumas adaptações no treino de peito/tríceps/ombro, substituindo a elevação lateral na polia, por uma elevação lateral com halteres, de bíceps/costas/trapézio a barra fixa pelo pulley frente e o crucifixo invertido na polia pela elevação lateral curvada com halteres.

Qualquer observação a fazer quanto as alterações, agradeço.

Postado

Joga uma anilha de 25kg no maldito que falou para você fazer superset de supino + inclinado + elevação lateral.

Postado
Em 05/11/2021 em 10:18, AlemãoVazquez disse:

Cara, na sua idade, tudo o que você fizer trará uma resposta significativa.

Por isso essa sua brusca oscilação de peso apenas alterando algumas poucas variáveis.

Não vou entrar no mérito da dieta, pois suponho que você saiba a importância dela no processo e fazer dieta sem contar macros é arriscado, as vezes você superestima ou subestima a sua ingestão diária. 

Com relação ao treinamento, está padrão, porém com muito volume, dá pra reduzir esse volume semanal para poder, de fato, progredir as cargas.

Únicos pontos a observar, são a falta de exercícios para posteriores. No seu treino de pernas, é apenas quadríceps e panturrilhas. 

Eu colocaria panturrilhas em algum outro dia, umas 2x por semana e ao menos 3 exercícios para posterior no dia de pernas.

E esse conjugado de ombros e supino, não faz sentido. 

Dps de treinar peito, tenta isolar deltoides, desenvolvimento militar, lateral e talvez frontal.

Muito obrigado pelas dicas irmão.

Irei passar a fazer um treino baseado no ABC do próprio site (https://www.hipertrofia.org/blog/2018/12/17/treino-abc/), com pequenas adaptações, e ir adaptando melhor com um tempo.

Também vou diminuir o volume e aumentar as cargas.

Com relação a dieta, tenho plena noção da importância dela, atualmente dificilmente erro na dieta, já errei muito e ainda estou aprendendo com o tempo. Vou adaptando ela de acordo com a necessidade e do objetivo. 

Atualmente em bulking ingiro 3.413 Kcal, sendo 508g carb, 75g e 169g de proteína.

Postado
Em 05/11/2021 em 15:49, FloydBuilder disse:

Muito obrigado pelas dicas irmão.

Irei passar a fazer um treino baseado no ABC do próprio site (https://www.hipertrofia.org/blog/2018/12/17/treino-abc/), com pequenas adaptações, e ir adaptando melhor com um tempo.

Também vou diminuir o volume e aumentar as cargas.

Com relação a dieta, tenho plena noção da importância dela, atualmente dificilmente erro na dieta, já errei muito e ainda estou aprendendo com o tempo. Vou adaptando ela de acordo com a necessidade e do objetivo. 

Atualmente em bulking ingiro 3.413 Kcal, sendo 508g carb, 75g e 169g de proteína.

Legal, brother.

Só vai. Outra coisa que te digo é, não fica muito preocupado com fazer tudo perfeitamente correto. As vezes esse excesso também pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.

Sinta os sinais do seu corpo, treinar com muita frequência não necessariamente vai te trazer mais resultados ou resultados mais rápidos, descanso não é importante, é FUNDAMENTAL para o desenvolvimento. Se dia ou outro estiver se sentindo indisposto, meio cansado, etc, tira o dia pra descansar. Durma mais cedo, tenha mais horas de sono. Tira pelo menos 1 dia na semana pra capotar e dormir umas 12h.

Use a premissa básica de que a carga "ideal" para hipertrofia é a que você consiga fazer no máximo 12 repetições. 

Coloque uma carga "x" e faça o exercício, se você conseguir fazer apenas 8, beleza. Próximo treino você usa a mesma carga e se esforça pra conseguir fazer 9. E vai assim até conseguir fazer 12, conseguiu as 12, aumenta a carga. Faça isso em todos os exercícios. 

Mas como te falei, sem paranóia, não é sempre que você estará 100%, as vezes em um treino você vai conseguir fazer 10 repetições e no outro com a mesma carga fará apenas 7, ta tudo bem... é isso ai mesmo. 

Olha lá na frente e vai devagar, direção certa é mais importante que velocidade. 

Postado
Em 05/11/2021 em 15:58, AlemãoVazquez disse:

Legal, brother.

Só vai. Outra coisa que te digo é, não fica muito preocupado com fazer tudo perfeitamente correto. As vezes esse excesso também pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.

Sinta os sinais do seu corpo, treinar com muita frequência não necessariamente vai te trazer mais resultados ou resultados mais rápidos, descanso não é importante, é FUNDAMENTAL para o desenvolvimento. Se dia ou outro estiver se sentindo indisposto, meio cansado, etc, tira o dia pra descansar. Durma mais cedo, tenha mais horas de sono. Tira pelo menos 1 dia na semana pra capotar e dormir umas 12h.

Use a premissa básica de que a carga "ideal" para hipertrofia é a que você consiga fazer no máximo 12 repetições. 

Coloque uma carga "x" e faça o exercício, se você conseguir fazer apenas 8, beleza. Próximo treino você usa a mesma carga e se esforça pra conseguir fazer 9. E vai assim até conseguir fazer 12, conseguiu as 12, aumenta a carga. Faça isso em todos os exercícios. 

Mas como te falei, sem paranóia, não é sempre que você estará 100%, as vezes em um treino você vai conseguir fazer 10 repetições e no outro com a mesma carga fará apenas 7, ta tudo bem... é isso ai mesmo. 

Olha lá na frente e vai devagar, direção certa é mais importante que velocidade. 

Ultimamente tenho tentado dormir mais para atingir as 8h de sono, mas com a minha rotina é meio complicado. Aos domingos acordar depois das 10h é de lei haha.

Isso que você falou sobre progressão de carga é muito interessante, ainda não tinha pensado dessa forma. Sempre havia feito 12 repetições, até mesmo diminuindo a carga as vezes. Vou começar a seguir esse estilo de progressão, muito boa observação.

No mais é isso, sempre olhando pra frente e aprendendo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...