Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Experiência de como melhor funciona pra mim: alongo sempre em casa, em horários separados dos treinos, exceto em casos específicos. Por exemplo: andava sentindo um encurtamento no quadríceps direito pra fazer agachamento e legpress, e alongar um pouco durante o aquecimento me ajudou.

Publicidade

Postado
Em 04/11/2021 em 12:05, egoless disse:

Entre "esticar" seu músculo frio e quente, o risco está em alongar frio.

Na verdade o risco está em não saber fazer. Frio ou quente há riscos.

Em 04/11/2021 em 12:05, egoless disse:

A questão de ir além do que você pode, se você está indo além do que seu corpo pode, isso deve causar dor (se vc se sente bem, então não está indo além).

Não necessariamente, claro que o exemplo que vou dar é exagerado (mas real), onde o indivíduo alonga após o treino e estira o músculo, apesar de não ser tão comum, acontece e acontece justamente pelo fato de estar com uma sensibilidade a dor menor. 

Principalmente em pessoas como nós, entusiastas do bodybuilder que temos aquela "cultura" de abraçar a dor e ir além do limite. O conhecimento pessoal sobre seu corpo deve ser muito bem explorado.

Postado

Eu sempre faço umas duas séries de goblet squat antes do treino de pernas por exemplo. Depois de já ter alongado eu faço o goblet com total amplitude, até o chão.

Isso me permite na hora do agachamento mesmo se eu passar da minha amplitude segura com carga alta, eu não vou me machucar, pq deixei o músculo preparado para aquele movimento.

Eu penso sempre dessa forma.

Postado (editado)

Fala meu parça,

Seguinte: aos 16 para 17 anos, eu queria enterrar na tabela do basquete. No final das contas nunca consegui com as duas mãos. Só com uma e ainda durante o treino. Eu acordava, saía da cama e pagava 50 cangurus. Durante o dia iam fáceis 500 a 700 deles. Que aquecimento ou alongamento eu fazia pra isso? kkk. Só que, mano, o tempo passa e as articulações vão cobrando um pedágio. Mas, sinceramente, até a sua idade, eu sequer fazia aquecimento ou alongamento para musculação. Só que, com a informação que temos ao nosso dispor hoje em dia, eu não faria o mesmo.

Você é um atleta de alto desempenho de powerlifting? Se não for, não é tão necessária a recomendação para se não fazer estes movimentos preparatórios que antecedam sua sessão de treino. Sim, quanto mais avizinhado esteja uma sessão de alongamento de seu treino de força, menor poderá ser seu desempenho relativo ao que seria uma sessão de treino sem ter feito o alongamento (tem artigo disso, mas tô com preguiça de procurar). Mas, de novo, seria para o caso de você estar aí, com uma planilha, com macrociclo contadinho, a data do campeonato de agacho, supino e terra, etc. Logo, se não é o seu caso, segue meu palpite abaixo.

Tive a sorte de me consultar com um ortopedista que teve seu auge de atuação na década de 70. É bem velhinho. Ele atendeu dezenas de fisiculturistas e detalhou para mim as diferenças entre eles e suas lesões. Na maioria dos casos de lesões envolvendo joelhos e ombros, a falta de alongamento sempre estava presente. Em contrapartida, aqueles que praticavam alongamento, apareciam para atendimento para tratarem de lesões resultantes de episódios desafortunados (queda de escada, futebol, etc, exceto por terem praticado musculação intensa). Logo, o meu pitaco não se baseia em artigos, mas na prática clínica de um velho ortopedista acostumado com musculação. Ele não só resolveu meu problema (que era devido a má execução de supino, mas também por falta de alongamento) como também me recomendou a realizar aquecimento e alongamento antes, assim como alongamento depois do treino.

Portanto, na sua idade, se você chegar com tempo na academia, sugiro: 1) aquecimento safado (~5-10 minutos de ergométrica); seguido de 2) alongamento dinâmico; 3) musculação; 4) cardio safado; e 5) alongamento estático. Veja aí no youtube o que seja alongamento dinâmico e estático que você já entenderá a diferença.

EDIT: caso já esteja lidando com cargas de respeito nos pesos, procure fazer pelo menos duas séries com cargas intermediárias, como 50 e 75% da carga que você pretenda treinar. E faça com mais repetições. Por exemplo: treino de supino com 5 x 10 x 60 kg, pode requerer aquecimentos com 1 x 18 x 30 kg; 1 x 15 x 45 kg, para só depois disto, iniciar a série com os 60 kg.

Veja bem: esses alongamentinhos de 30 segundos/posição que têm naqueles pôsteres de propaganda na academia, geralmente próximos dos espaldares, é coisa safada, viu? É só visando esta saúde muscular, prevenir lesões, desacelerar o ritmo, sair com cara de brisado da academia, com musiquinha instrumental no smartphone, etc. Nem pense que servirá para você aumentar sua mobilidade. Por exemplo, caso você necessite aumentar a profundidade de seu agachamento, você precisa de uma sessão de treino de alongamento. Tal sessão precisa estar distante da sessão de treino, tipo manhã vs noite. E é uma sessão mesmo, manim, tipo uns dois minutos em cada posição, usando faixa elástica, enfim, relaxar e saber que vão embora ali uns 30 minutos.

Editado por Vecchio
Postado
Em 04/11/2021 em 12:07, Alex_83 disse:

Experiência de como melhor funciona pra mim: alongo sempre em casa, em horários separados dos treinos, exceto em casos específicos. Por exemplo: andava sentindo um encurtamento no quadríceps direito pra fazer agachamento e legpress, e alongar um pouco durante o aquecimento me ajudou.

ia recomentar isso

eu faço mobilidade e alongamento em casa, no trabalho (escada de incêndio vou lá sempre que encho o saco de ficar sentado e alongo um pouco), no supermercado (dica do tio, pegue um carrinho de compras e alongue a lombar usando ele - empurre para longe e sinta a mágica ocorrer)

Postado
Em 04/11/2021 em 11:27, kaiquefb disse:

Falaaa meus caros!

Ontem eu estava na academia e sempre que chego dou aquela alongada basica e então um brother veio e comentou: "deixa pra alongar depois de vc acabar o treino é melhor"

A duvida é: Alongo antes ou depois do Treino ?

OBS: tbm dou uma aquecida com pesos bem baixos sempre antes de iniciar, principalmente os manguitos.

Tudo depende do que é essa alongada básica que tu se refere. Uma rotina bem feita de preparação para o treino envolve:

• alongamento;
  • liberação;
  • ativação;
  • séries iniciais com menor sobrecarga.

Onde o tempo gasto em cada um, vai depender do indivíduo.

O alongamento está ali no meio, porém não como um trabalho específico de flexibilidade, e sim para diminuir determinados níveis iniciais de tensão, para que tens boa amplitude e controle motor durante o movimento.

Agora, se o alongamento que faz é praticamente um treino de flexibilidade, neste caso é melhor deixar como uma sessão de treino a parte e em outro horário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...