Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado
Em 01/11/2021 em 15:45, chapz disse:

Boa tarde a todos, 

De forma a resumir a minha história - tenho 28 anos, 27% bf (calma), 1,75m e 86kg. Na minha vida tive muitas flutuações de peso, desde pesar 66kg a pesar 110kg.

Sou ex militar, e fui durante 5 anos. Após a saída do exército onde pesava 75kg, baixei o peso até aos 66kg. A partir daí um acidente grave de mota atirou-me para o hospital durante 1 ano. O peso subiu aos 90kg, comecei a treinar até ter baixado até aos 80 e assim me mantive alguns anos.

Após algumas situações mais complicadas com a vida, uma depressão (sem utilização de medicação) e com a pandemia cheguei aos 110kg e 44% bf.

Isso foi em Janeiro deste ano e decidi mudar a minha vida - através de exercício e dieta em 4 meses perdi 30kg - apesar disso continuava a sentir-me cansado, deprimido e sempre sem energia. A libido ia e voltava, mas passei de ser um cara que a cada semana, mulher nova para um cara que a cada ano uma mulher nova. Era um sofrimento treinar, e há um par de anos atrás treinar era o melhor momento do meu dia!

Decidi fazer algumas análises, inclusivamente à testosterona livre que acusou 584ng/dl - os números batiam certo, mas acusava todos os outros sintomas de testosterona baixa. Na altura por falta de informação não pedi análises à testo livre nem ao estradiol.

Falei com alguns médicos cá em portugal mas sem chance de me receitarem qualquer tipo de testosterona de forma a descobrir se realmente a testosterona era a culpada. Não duvido que há alguns anos atrás a minha testosterona teria um número bem superior.

Decidi então, sozinho, aplicar um tratamento trt que consiste em uma injeção de cipionato de testosterona da West-Ward (200mg/ml) de 0.5ml a cada 5 dias.

Após a primeira injeção decidi fazer exames ao sangue no dia seguinte e o resultado foi o seguinte:

SANGUE
01-02-2021
HEMOGRAMA
Espectrofotometria, Impedância, Citometria de fluxo, Citometria de imagem, Microscopia
ERITROGRAMA
Hemoglobina 15.9 g/dL 13.2-16.6 15.1
Eritrócitos 5.07 x10^12/L 4.35-5.65 4.85
Volume Globular 43.6 % 38.3-48.6 41.9
Volume Globular Médio 86.0 fl 78.2-97.9 86.4
Hemoglobina Globular Media 31.4 pg 26.5-32.6 31.1
Conc.Hemoglobínica Glob.Med. 36.5 g/dL 32.0-36.5 36.0
R.D.W. 11.5 % 11.8-14.5 11.9
LEUCOGRAMA
Leucócitos 6.190 x10^9/L 3.400-9.600 5.900
% x10^9/L
Neutrófilos 44.7 = 2.770 % 1.560-6.450 3.750
Eosinófilos 2.6 = 0.160 % 0.030-0.480 0.050
Basófilos 0.3 = 0.020 % 0.010-0.080 0.020
Linfócitos 43.3 = 2.680 % 0.950-3.070 1.470
Monócitos 9.0 = 0.560 % 0.260-0.810 0.610
PLAQUETAS
Número 240 x10^9/L 135-317 248
†Volume Plaquetário Médio 10.9 fl 9.3-12.1 10.6
01-02-2021 30-05-2016
Glicose 81 mg/dL 60-110 83 75 ( )
Enzimático espectofotométrico - Enzimático (hexocínase)
Ureia 24 mg/dL 17-51
Espectrofotometria - Enzimático (Urease GLDH)
Creatinina 1.08 mg/dL 0.60-1.20 0.88
Espectrofotometria - enzimático
Calibração baseada no método de referência GC-IDMS.
Proteínas Totais 6.7 g/dL 5.7-8.2
Sódio 140 mmol/L 136-145
Potássio 3.7 mmol/L 3.5-5.1
Cloretos 104 mmol/L 98-107
Aspartato Aminotransferase (TGO) 39 U/L <34 40
Espectrofotometria - Enzimático (IFCC modificado)
Alanina Aminotransferase (TGP) 22 U/L 10-49 35

Gama Glutamil-Transferase 15 U/L <73 23
Espectrofotometria - Enzimático (IFCC modificado)
† Insulina 5.0 μU/ml 3.0-25.0
† Índice de HOMA - IR 1.0 <3.0
TSH 3.778 mUI/L 0.550-4.780 0.746
T3 total 1.02 ng/mL 0.60-1.81
T4 Livre 1.32 ng/dL 0.70-1.58
Prolactina ng/mL 27.9 2.1-17.7
Estradiol 46.9 pg/mL 0.0-40.0
† SHBG 40.9 nmol/L 10.0-57.0
Testosterona Total 778.9 ng/dL 72.0-853.0 584.6
† Testosterona Livre 16.10 pg/mL 4.81-22.42

Em relação à testosterona, tendo em conta estar em níveis fisiológicos, recomendam que mantenha os 0.5ml a cada 5 dias?

A preocupação neste momento é o estradiol, que como seria de esperar está em níveis bastante altos devida à minha BF alta também. Recomendam iniciar já um IA em doses baixas e ir controlando com os exames ou aguardar até ao próximo exame e ver se o nível se mantém? O TSH também teve uma subida abrupta desde o último exame (passou de 0.746 para 3.778)

Para já penso que ainda não senti efeito da testo. Poderia dizer que talvez mais energético, mas pode ser o efeito placebo. Hoje foi o dia da segunda aplicação.

Agradeço desde já qualquer resposta. Toda a ajuda é bem-vinda.

A informação é muita e às vezes é fácil ficar perdido!

Acredito que seu problema não esteja relacionado à testosterona, porque tanto sua testo total quanto a livre estavam em níveis bons. Não está no limite superior, mas está em um número bom que permite viver uma vida saudável. Eu treinava com 400 e pouco há uns anos atrás e tinha bastante disposição.

De 500 para 700 é pouco provável que você sinta algum benefício. Talvez, quando as doses do cipionato começarem a empilhar e somarem com a sua produção natural (que ainda não foi inibida), você ultrapasse o limite fisiológico por um tempo e sinta um "up". Mas assim que seu corpo reduzir a produção endógena isso passa.

Comecei a fazer TRT há pouco tempo, tem uns dois meses talvez. Notei algumas melhoras, mas tenho que confessar que o principal não obtive: disposição. Continuo cansado igual antes. Isso me faz pensar se continuo com a TRT ou não, é uma questão que vou ter que decidir mais para a frente. Só estou dando um tempo para ver o que a TRT pode fazer por mim.

Os sintomas da testo baixa são muito vagos: canseira, perda de libido, etc. Pode ser outras coisas que estejam causando isso. Tem a tal da fadiga crônica pós viral, acontece com muitas viroses, mas agora nesse tempo de pandemia muita gente está reclamando. Tem o fator psicológico, ansiedade, etc.

Você comentou que emagreceu 30kg em 4 meses e continuava cansado. No meu ver, 30kg em 4 meses é um déficit calórico brabo (quase 2kg/semana) e é normal a gente se sentir mais cansado quando está comendo menos do que gasta, ainda mais quando isso se arrasta por vários meses seguidos. E também é normal a testo cair em déficit calórico, depois que termina a dieta ela sobe um pouco outra vez.

Se eu fosse você, não continuaria com a TRT, porque seus níveis já eram bons e mesmo que você recupere depois, às vezes não recupera 100% não. E os problemas podem se agravar durante o período de TPC. Você tem bastante estradiol, talvez só o IA, sem cipionato, em doses leves, já ajudassem a subir seu LH/testo. Mas não sei te falar que dosagem de IA seria segura para esse fim.

Você está procurando descobrir a raiz do problema e resolver, não posso te ajudar muito, mas torço pela sua melhora.

Postado
Em 05/11/2021 em 18:37, Paulo08 disse:

Eu sei o que vc passa, acredite.

De uma olhada na prolactina, se tem algo que te deixa parado é ela.

Sim! Uma amiga, médica, já enviou pedido para fazer uma TAC e descobrir qual será a causa da prolactina alta. Depois da TAC iniciamos medicação!

Em 06/11/2021 em 00:59, emerson36 disse:

Acredito que seu problema não esteja relacionado à testosterona, porque tanto sua testo total quanto a livre estavam em níveis bons. Não está no limite superior, mas está em um número bom que permite viver uma vida saudável. Eu treinava com 400 e pouco há uns anos atrás e tinha bastante disposição.

De 500 para 700 é pouco provável que você sinta algum benefício. Talvez, quando as doses do cipionato começarem a empilhar e somarem com a sua produção natural (que ainda não foi inibida), você ultrapasse o limite fisiológico por um tempo e sinta um "up". Mas assim que seu corpo reduzir a produção endógena isso passa.

Comecei a fazer TRT há pouco tempo, tem uns dois meses talvez. Notei algumas melhoras, mas tenho que confessar que o principal não obtive: disposição. Continuo cansado igual antes. Isso me faz pensar se continuo com a TRT ou não, é uma questão que vou ter que decidir mais para a frente. Só estou dando um tempo para ver o que a TRT pode fazer por mim.

Os sintomas da testo baixa são muito vagos: canseira, perda de libido, etc. Pode ser outras coisas que estejam causando isso. Tem a tal da fadiga crônica pós viral, acontece com muitas viroses, mas agora nesse tempo de pandemia muita gente está reclamando. Tem o fator psicológico, ansiedade, etc.

Você comentou que emagreceu 30kg em 4 meses e continuava cansado. No meu ver, 30kg em 4 meses é um déficit calórico brabo (quase 2kg/semana) e é normal a gente se sentir mais cansado quando está comendo menos do que gasta, ainda mais quando isso se arrasta por vários meses seguidos. E também é normal a testo cair em déficit calórico, depois que termina a dieta ela sobe um pouco outra vez.

Se eu fosse você, não continuaria com a TRT, porque seus níveis já eram bons e mesmo que você recupere depois, às vezes não recupera 100% não. E os problemas podem se agravar durante o período de TPC. Você tem bastante estradiol, talvez só o IA, sem cipionato, em doses leves, já ajudassem a subir seu LH/testo. Mas não sei te falar que dosagem de IA seria segura para esse fim.

Você está procurando descobrir a raiz do problema e resolver, não posso te ajudar muito, mas torço pela sua melhora.

Estou efetivamente a fazer uma dieta com um défice calórico grande e acredito também que poderá ter alguma influência no sintoma do cansaço. Mas mesmo quando comia muito ou regrado acontecia o mesmo.  A realidade é que já procurei soluções noutros lugares, mas sem sucesso.

O TRT talvez seja mais um procedimento tentativa-erro, ou talvez seja a solução. Saberei a tentar ciente dos riscos que corro.

Vou aguardar mais 4 semanas, fazer novos exames e ajustar a medicação consoante o resultado. Até lá ficando atento a todo e qualquer sinal que o meu corpo mostre.

Obrigado por terem tirado um tempo para dar o vosso conhecimento e partilha de experiência

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...