Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como e quando aplicar isometria ou repetição isométrica?


caps0209

Posts Recomendados

Olá,

 

Treino a cerca de 5/6 meses e estou em dúvida sobre isometria, acho um conceito muito interessante porém não sei como poderia aplica-lo de forma efetiva. Acredito que em movimentos e exercícios unilaterais, mas posso estar errado. Quando seria interessante focar em um treino mais isométrico? Por quanto tempo?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

se tu gosta, faz, mal não vai fazer, só não negligencie seu treino normal, deixar de fazer alguma serie ou exercicio pra fazer isometria, não vejo como algo bom

eu odeio, se for pra ir fazer isometria nem saio de casa, talvez no final de uma rosca direta, ultima série, ficar em isometria com o bíceps flexionado até falhar a concêntrica, seja o mais "legal" que eu consegui fazer quando se trata de isometria, de resto, nunca fiz
 

com 5/6 meses de treino eu nem pensaria nisso, foca no básico, mas como você disse que gosta, faça por prazer, é importante gostar do treino até certo ponto
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2021 em 10:12, Godofredo27 disse:

se tu gosta, faz, mal não vai fazer, só não negligencie seu treino normal, deixar de fazer alguma serie ou exercicio pra fazer isometria, não vejo como algo bom

eu odeio, se for pra ir fazer isometria nem saio de casa, talvez no final de uma rosca direta, ultima série, ficar em isometria com o bíceps flexionado até falhar a concêntrica, seja o mais "legal" que eu consegui fazer quando se trata de isometria, de resto, nunca fiz
 

com 5/6 meses de treino eu nem pensaria nisso, foca no básico, mas como você disse que gosta, faça por prazer, é importante gostar do treino até certo ponto
 

Por mais que eu goste e tal, acredito que não tenho uma maturidade muscular para aproveitar o que a isometria propõe, pensando bem, talvez nem seja interessante por hora. O que acha? Sua resposta me fez refletir kkkkkkkkkk

Editado por caps0209
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2021 em 10:28, caps0209 disse:

Por mais que eu goste e tal, acredito que não tenho uma maturidade muscular para aproveitar o que a isometria propõe, pensando bem, talvez nem seja interessante por hora. O que acha? Sua resposta me fez refletir kkkkkkkkkk

com certeza não tem maturidade o suficiente, eu que treino há quase 4 anos sem interrupções julgo não ter, além de que, não acho que isso faça uma diferença tão grande no shape, talvez em músculos menos desenvolvidos? O Sardinha vende a técnica dele, que trabalha com "isometria" como uma quebradora de platôs, me fugiu o nome, mas é basicamente segurar o movimento na fase excêntrica por 4s e contrair por algumas reps, e quando falhar, fazer uma explosão até a falha concêntrica, eu não tenho paciência pra essas técnicas mas assumo ser negligencia minha, gosto só de fazer o movimento, sem pensar muito além do necessário (conexão mente x músculo) e tá ótimo 
Como disse, se você gosta de isometria, faça, desde que não te atrapalhe, acredito que precisamos sentir prazer no treino como um todo, pois ele tende a ser contraprodutivo em algum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2021 em 10:28, caps0209 disse:

acredito que não tenho uma maturidade muscular para aproveitar o que a isometria propõe

 

E o que você ACHA que a isometria propõe de benefícios?

Espero que a galera que realmente entende de treinamentos possa dar uma olhada aqui no tópico e esclarecer de maneira mais lúcida, mas o pouco que sei é que a isometria é muito específica e em geral não aumenta os resultados, principalmente com relação a hipertrofia. 

Hipertrofia, basicamente, se resume à: VOLUME e INTENSIDADE. Volume é a quantidade de séries para determinado grupamento muscular, normalmente mensurado por semana e Intensidade diz respeito à carga, quanto maior o "peso" que você usar, com qualidade na execução, para realizar de 6-12 repetições, melhor será. Exemplo: -faço supino reto com 30kg de cada lado e já consigo fazer 12 repetições. Aumento 2,5kg de cada lado e isso foi o suficiente pra eu conseguir fazer apenas 10. Continuo com essa carga até conseguir realizar as 12. Após conseguir, aumenta mais. Suponha que dessa vez colocou mais 5kg de cada lado, totalizando 37,5kg e você só consegue fazer 6 reps, fica nessa carga até 12 e assim por diante. 

 

Por isso é de extrema importância você anotar as cargas dos seus treinos e SEMPRE progredi-las. E isso serve para todos os exercícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2021 em 09:56, caps0209 disse:

Olá,

 

Treino a cerca de 5/6 meses e estou em dúvida sobre isometria, acho um conceito muito interessante porém não sei como poderia aplica-lo de forma efetiva. Acredito que em movimentos e exercícios unilaterais, mas posso estar errado. Quando seria interessante focar em um treino mais isométrico? Por quanto tempo?  

 

quando vc quiser um estímulo diferente.

 

Pode ser no inicio de um treino como pré-exaustão, no meio pra aumentar intensidade durante o treino, no final pra terminar de esfarelar o resto de músculo arregaçado.

 

Não é uma técnica só que vai fazer a diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pausas em determinadas fases de um movimento só deveriam ser utilizadas pelo fim certo, que seria aprimorar a taxa de produção de força, o quão rápido se consegue ser forte. É usado em vários esportes na preparação física justamente por esse efeito potencial.

No que diz respeito a hipertrofia, a pausa não faz nada demais de maneira direta mas da pra citar que:

- pode elevar o nível de esforço nas séries;

- quando bem utilizada, por aumentar a força auxilia na progressão de cargas, o que indiretamente auxilia na hipertrofia.

Nas pessoas que só visam hipertrofia é algo sem muito nexo de utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...