Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A luta diária de um (quase ex) obeso que tenta construir um shape

East~

Posts Recomendados

Publicidade

• 4 semanas depois...

Caras, to vindo aqui mais pra um desabafo mesmo, os resultados melhoraram depois que eu contratei a consultoria do @Stein, estamos trilhando uma linha reta, obviamente com um tropeço ou outro da minha parte, mas no geral estou buscando.

Mas hoje eu to vindo aqui falar o porquê de ser tão difícil você emagrecer, o cara que come compulsivamente não é diferente do tabagista, alcoolatra ou toxicomano, os impulsos são parecidos, os meios para obtenção da saciação do vício são a única diferença.

Ontem eu vi o quão impotente a gente pode ser e que tal como no AA, o segredo é evitar o primeiro gole (mordida, fatia, pedaço, afins).

Estava na minha sala, quando de repente chegou o pessoal pra uma auditoria, aqui na empresa eles tem essa cultura de agradar os caras com comida, e lá foram montar aquela mesa generosa de café da manhã, com salaminho, provolone, pães, bolos, rocambole, bolachinhas e tudo de mais gostoso que uma mesa de café da manhã a nível hotel internacional pode oferecer.

Felizmente não foi armada na minha sala, o que me deu uma certa segurança, não to vendo, passo ileso e enquanto eu não vi foi tranquilo mesmo. Até que começaram a me confrontar, "O louco, não vai comer? Só você não comeu" e lá fui eu na esperança de ter algum suco natural sem açúcar, uma fruta ou na pior das hipóteses um lanche natural... Não tinha.

Peguei um pedacinho de bolo de fubá, pensei "Bom já já eu vou treinar, fica sendo meu pré treino, um pedaço não trará grandes prejuízos", ocorre que quando eu me dei conta já tinha ido mais de um pedaço, aí já virou refeed e conclusão, comi até estourar e não fui treinar porque estava entupido.

Sempre achei balela essa parada de vício em comida, mas eu to vendo do pior jeito que isso existe e que a força de vontade pra lutar contra tem que ser imensa.

Não o bastante, chegam as fotos do casamento em que minha mulher e eu fomos padrinhos, ela estava tão maravilhosa e eu bem diferente de quando começamos a namorar... Enfim, caras, estou focado na mudança, quero sair desse ciclo de quase chegar lá, mas hoje eu aceito que não é tão fácil quanto eu achava que era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parada de recusar o primeiro gole, trago ou pedaço é a pura realidade. Foi no primeiro? já era, sua mente te engole e você vai chutar o balde. Isso acontece com 100% das pessoas que tem algum grau de dependência.

Caiu? levanta, o importante é aprender a controlar os impulsos. Segundo a psicologia, você não deixou de treinar por estar estufado mas sim porque você procrastinou por ter sentido que falhou naquele dia, é tipo aquele papo "puts errei então vou ficar de boa hoje e amanhã eu recomeço sem errar nada, 100% certo"

Brother, já pensou em tocar o foda-se e seguir teu objetivo? sendo mais claro, aprender a dizer não. Tente, você vai gostar, parece um papo motivacional chatão esse negocio de aprender a dizer NÃO mas na real não é, tudo fica mais fácil.

Link para o comentário

Em 17/12/2021 em 09:23, East~ disse:

Até que começaram a me confrontar, "O louco, não vai comer? Só você não comeu"

Isso é o pior. Aqui toda a semana tem gente trazendo tortas, cucas, etc pro trabalho. Obviamente começam com piadinhas tipo "vive a vida, que diferença vai fazer? é fit o tempo inteiro?.."

Custam a entender que tô satisfeito com minha rotina, não faço questão de comer tudo de bom que colocam na minha frente. Na verdade, parece que a minha disciplina incomoda quem não consegue se controlar. E aí querem me puxar pro buraco.

Link para o comentário

Em 17/12/2021 em 09:23, East~ disse:

Peguei um pedacinho de bolo de fubá, pensei "Bom já já eu vou treinar, fica sendo meu pré treino, um pedaço não trará grandes prejuízos", ocorre que quando eu me dei conta já tinha ido mais de um pedaço, aí já virou refeed e conclusão, comi até estourar e não fui treinar porque estava entupido.

Sempre achei balela essa parada de vício em comida, mas eu to vendo do pior jeito que isso existe e que a força de vontade pra lutar contra tem que ser imensa.

Não o bastante, chegam as fotos do casamento em que minha mulher e eu fomos padrinhos, ela estava tão maravilhosa e eu bem diferente de quando começamos a namorar... Enfim, caras, estou focado na mudança, quero sair desse ciclo de quase chegar lá, mas hoje eu aceito que não é tão fácil quanto eu achava que era.

Juro que não era minha intenção cair naquela conversa que tivemos em outro tópico a respeito de psicólogos, e gerações e o quanto se necessitam de profissionais do tipo
Mas men, compulsão alimentar se trata em consultório, não é com dieta pesada e com esse pensamento de "esforço", isso ta afetando todo o seu psicológico e auto estima, e repito: não vai ser com esse papo motivacional que precisa ser feito blablabla que as coisa vão mudar pra ti, vai cada vez mais e mais ter recaídas graves
Procure um profissional da saúde de fato, de verdade

Link para o comentário

Em 17/12/2021 em 09:50, Godofredo27 disse:

compulsão alimentar se trata em consultório

Não necessariamente, já fiz essa cruzada outra vez e fiquei bem por anos, foi nuns perrengues que deixei a peteca cair e quando ela cai é mais difícil sustentar de volta, mas te agradeço pelo conselho, estou tendo avanços com a dieta regrada, treino, mas tropeços apesar de serem uma merda, infelizmente são naturais. Meu padrasto é ex alcoolatra há mais de 30 anos e obteve a mudança que precisava sem ir pra terapia.

Em 17/12/2021 em 09:47, Alex_83 disse:

Na verdade, parece que a minha disciplina incomoda quem não consegue se controlar. E aí querem me puxar pro buraco.

Cara, resumidamente é isso, mudar incomoda, até a própria família te sabota.

Em 17/12/2021 em 09:39, -freedom disse:

Brother, já pensou em tocar o foda-se e seguir teu objetivo? sendo mais claro, aprender a dizer não.

Agradeço por tudo o que disse e essa é a mais pura realidade, eu achei que poderia dominar meus estímulos, mas na condição inicial que eu estou não tenho "casca" o suficiente para isso e quanto antes eu aceitar, antes vou me blindar!

Em 17/12/2021 em 09:39, -freedom disse:

"puts errei então vou ficar de boa hoje e amanhã eu recomeço sem errar nada, 100% certo"

hahahahahaah é exatamente isso mano! Mas eu também estava entupido, e treinar alimentado me faz vomitar.

Agradeço por todos os feedbacks, no final das contas trocar ideia mesmo que num forum acaba tirando alguns pesos do corpo.

Link para o comentário

Em 17/12/2021 em 09:59, East~ disse:

Não necessariamente, já fiz essa cruzada outra vez e fiquei bem por anos, foi nuns perrengues que deixei a peteca cair e quando ela cai é mais difícil sustentar de volta, mas te agradeço pelo conselho, estou tendo avanços com a dieta regrada, treino, mas tropeços apesar de serem uma merda, infelizmente são naturais. Meu padrasto é ex alcoolatra há mais de 30 anos e obteve a mudança que precisava sem ir pra terapia.

exceções exceções e mais exceções, enfim, boa sorte

Link para o comentário

Cara, lidar com compulsão alimentar (por experiência própria) não é fácil. Porém, existem algumas coisas que nós temos que ter em mente e estarmos dispostos a fazer pra que isso mude. 

O teu plano nutricional tem que ser algo condizente com quem tem a compulsão. Tem muita gente que já quer sair cortando o açúcar, o doce, enfim, a junk food por si só da dieta de uma vez. Com isso, você não tem adesão nenhuma. Tem que ir diminuindo aos poucos, até o ponto que você já aderiu bem e consegue se manter sem. 

Muita gente olha pra compulsão pensando apenas no prato, no motivacional, mas a real é que você precisa replanejar a tua vida inteira. Além disso, precisa estar pronto pra lidar com os imprevistos de uma maneira forte. Esse replanejamento inclui os teus hábitos, inclui as pessoas com as quais você divide teu tempo e se relaciona, os locais que frequenta e, principalmente, qual o tipo de "vínculo" que atrai as pessoas pra tua vida. Uma das coisas que eu preciso dizer, porque não concordo, é o teu comentário de "as pessoas querem te puxar pro buraco". Podem até tentar, mas quem dá o braço pra ser puxado é você. Cara, eu sei quantas vezes o pessoal me chamou de chato porque eu tava com marmita, porque eu fui num outback da vida e só tomei um refri zero enquanto o povo comia e trocava ideia, porque recusei ir num local tal e assim vai. Porém, eu não me arrependi de ter feito essas escolhas. E pra que essas escolhas fossem tomadas, eu precisei replanejar a vida inteira. O que fazia na hora que acordava, o que fazia no tempo ocioso do trabalho, o que fazia de noite, etc. Inclusive, as mesmas pessoas que me chamaram de chato e bla bla bla são pessoas que hoje eu não tenho contato nenhum. Ao longo do tempo, por terem objetivos diferentes dos meus, eu fui restringindo o contato e abertura até um certo ponto.

Tem gente que tenta lidar com o imprevisto deixando sempre algo próximo pra lembrar. Por exemplo: já conheci algumas pessoas que levantavam de madrugada pra comer que deixavam um post-it ou um recado próximo a maçaneta do quarto com alguma mensagem. Não é nada dessas babaquices motivacionais não, mas algo que a lembrasse naquele momento que não era pra tomar aquela decisão. Outras que colocaram planos de fundo no celular, alarmes sem vibração no telefone (apenas pra notificar na tela mesmo) de "x" em "x" tempos com algo que as lembrasse do plano que estavam traçando e seguindo. 

Tem gente que não recorre a um profissional, como psicólogo, psiquiatra (em alguns casos), por vergonha e etc. Não estou dizendo que seja o teu caso. Porém, se o "convencional" não resolver, é preciso buscar essa ajuda profissional. Do contrário, vai ser uma pessoa que passa uma semana bem, outra semana mal. 

Boa sorte aí e segue relatando. 

Editado por rbtm
Link para o comentário

Cara, relato de qm já teve compulsão alimentar e superou.

Acredito que a melhor forma seja fazer um detox de comidas "sujas", independente das calorias q vc estiver consumindo, mas ter uma dieta apenas com alimentos saudáveis. Aquela bolachinha de apenas 200kcal pós-treino que n tem nenhum prejuízo? Tira! Refeição livre no final de semana? Tira!

Apenas depois de conseguir fazer isso por 30 dias, sem errar, vc vai estar no seu controle. Provavelmente nesse período vai conseguir os seus maiores resultados, o que apenas vai ajudar a continuar. Depois disso, volte com as refeições livres 1x por semana, principalmente nos momentos sociais, em q vc vai num churrasco com amigos e toma aquela cerveja, come uma carne e no final aquela sobremesa.

Depois, com o tempo, vc n vai ver tanta necessidade nos alimentos sujos, vai ver q n é refém deles, e finalmente se livrar desse vício. Sei q realmente é foda, mas com essa estratégia acima, consegui superar a compulsão. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...