Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário del Vecchio: Experimentos & Fisiologia de Boteco


Vecchio

Posts Recomendados

Publicidade

Em 27/01/2022 em 09:58, Vecchio disse:

eu preciso manter uma rotina antes de brincar de flexibilizar demais as coisas.

 

Realmente, a flexibilização pode se tornar um problema, seja em relação aos treinos ou na dieta. Vários gatilhos surgem ao decorrer da rotina e, se deixarmos, eles só aumentam  e progressivamente só causam mais problemas.

 

 

Já tentei seguir uma dieta mais flexível, no entanto, a minha própria mente me sabota. É muito triste, mas fazer o quê? O que me resta é saber lidar e apertar a dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2022 em 09:58, Vecchio disse:

Tiozões e lesionados: o relato de hoje, quinta, que será feito amanhã, talvez seja de vosso interesse. Segredo será mantido pra "aumentar o engajamento".

 

Opa, tô no primeiro grupo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2022 em 10:07, Fazz disse:

Realmente, a flexibilização pode se tornar um problema, seja em relação aos treinos ou na dieta. Vários gatilhos surgem ao decorrer da rotina e, se deixarmos, eles só aumentam  e progressivamente só causam mais problemas.

 

 

Já tentei seguir uma dieta mais flexível, no entanto, a minha própria mente me sabota. É muito triste, mas fazer o quê? O que me resta é saber lidar e apertar a dieta.

 

Você mencionou uma palavra-chave aí: gatilho. Esta semana em especial eu separei pra registrar o conjunto de eventos e momentos que precedem uma falha ou a vontade de falhar.

 

Sinceramente eu fiquei surpreso com algumas coisas. E já está surtindo efeito. Era pra que eu furasse a dieta ontem ou estivesse planejando furar hoje. A vontade de jacar surge furtivamente, aos poucos e, num primeiro momento de distração o vacilo ocorre. Até conversei com o @Luizinguitar tempos atrás sobre criar um tópico sobre compulsão alimentar, onde os colegas relatassem suas estratégias, seus erros e acertos. Mas, enfim, escrevo isso hoje, sexta, no relato que darei de ontem, quinta. Amanhã é que saberei se a sexta foi como esta está sendo, de sucesso até agora. Faço isso de relatar o dia de treino no dia seguinte, pois alguns compulsivos como eu só podem dizer que o dia "tá pago" depois que abrirem os olhos, pela manhã, no dia seguinte.

 

Em 27/01/2022 em 10:08, Alex_83 disse:

 

Opa, tô no primeiro grupo!

 

Em 27/01/2022 em 10:14, Verdura disse:

 

Pertenço aos 2 grupos kkkk, vou ver qual é!

 

Em 27/01/2022 em 22:34, Vitgtw disse:

Despertou interesse, aguardando.

 

Ps: bombou velha guarda no tópico.

 

Em 27/01/2022 em 23:39, Schrödinger disse:

Oi

 

Ah... você já sabe. Não tem graça.

 

Em 27/01/2022 em 23:50, brenojoca disse:

O cara deixou um cliff hang no ar

 

Em 28/01/2022 em 06:51, Azyzz Br Remastered disse:

De olho aqui

 

E agora? O que que eu faço? Isso me lembrou umas propagandas que tinham na TV onde tal dia, a tal hora, determinado segredo seria revelado, coisa e talz. Daí, todos com a TV sintonizada, pipoca, coisa talz... era a propaganda de lançamento de uma loja (*)

 

Tudo o que irei comentar encontra-se aqui no fórum. O texto virou um romance. Procurei grifar as partes que achei serem importantes.

 

Quem aqui já treinou numa academia de bairro, daquelas instaladas em casas que foram adaptadas, uma sala com leg press, outra sala com duas ou três esteiras, portaria instalada na sala de entrada, etc? Pois é, nestas mesmas academias você já pode ter se deparado com um simpático quadro, junto aos espaldares, parecido com esse aqui.

image.png

 

"20 segundos em cada posição antes ou após a atividade física"...

Mano, fiz a vida toda esse troço e tal ação nunca aliviou ou preveniu a ocorrência das lesões que tive.

 

Foi quando aqui mesmo, no fórum, cavocando lá na seção de treinamento, descobri um tópico que hoje tem dez anos de existência. Trata-se do ...

 

Este tópico sobre mobilidade foi criado e abastecido por um supermoderador, o Aless, que parava, lia, estudava e traduzia praticamente cada um dos vídeos do Kelly Starret. Hoje em dia o Kelly já está careca, privou o acesso ao site, enfim, mas muita coisa ainda está disponível, basta navegar pelas 37 páginas.

 

Pelo que pude entender, os exercícios de mobilidade focam em articulações cujas amplitudes encontram-se limitadas e que sejam capazes de serem melhoradas por meio deles. Neste sentido, eu tenho:

  • as articulações dos ombros com problemas:
    • Eu tenho um acrômio tipo 2, o que me dificulta um pouco o movimento do arranco olímpico
    • Não bastasse isso eu também me lesionei fazendo supino antigamente, o tal do supino guilhotina. Vazou líquido sinovial e eu pensei que nunca mais iria poder treinar pesado
  • tenho encurtamento de posteriores: o meu agachamento era praticamente aqueles agachamentos 3/4 não por ter medo de descer, mas por notar que era até ali onde dava pra ir
  • tornozelos: eu nem sabia que tinha essa articulação com limitações. Depois de fazer alguns testes ali dos vídeos senti que parecia quase "um osso" me impedindo de articular os pés.

   E foi experimentando aqueles vídeos, junto com umas dicas dos usuários que praticamente sumiram esses impeditivos e as dores, da mesma forma, sumiram. Desapareceram. Literalmente.

 

    Uma das coisas que também percebi foi a seguinte: não são aqueles tais 20 segundos desses alongamentos clássicos. Eu usei 30-60 segundos para as articulações quaisquer, isto é, aquelas que aparentemente estão boas, porém eu fiquei 90-120 segundos em cada uma das posições de mobilidade das regiões com encurtamento ou aquelas que eu preciso "curar". Dou dois exemplos de posts deste tópico que me ajudaram bastante: [1] e [3], lembrando do que eu tenho de caco pra ajeitar. Cada um de vocês pode ter outros parafusos com problema e precisam navegar pelo tópico pra encontrar qual dos vídeos ajuda mais em seus casos específicos.

 

   Eu preferi realizar essas sessões de mobilidade/alongamento em intervalos distantes da sessão de ginástica, seja ela com pesos ou cardio. O único problema é que realmente demora um tempo. No mínimo uns 30 minutos a depender da lanternagem que tenha de ser feita na lataria.

 

   Um brinquedinho me ajudou nisso. É um relógio-cronômetro de parede, daqueles usados em crossfit. Eu queria comprar um desses desde a época em que um user, o @LuizLeandro fez um vídeo de agacho na home-gym dele e eu vi ali, um reloginho desses. A percepção relaxante de se concentrar na posição e ligar o cronômetro em contagem regressiva, só se preocupando em cessar o estímulo ao beep do aparelho é única. Parece que eu saio de uma sessão de massagem. Não foi caro [3]. No entanto, como mencionei, é só um brinquedo. Qualquer smartphone com Android tem essa mesma função e com beep e serve ao mesmo propósito. Eu já conhecia o tópico do MobilityWOD. O que houve de diferente é que, desta vez, com a contagem regressiva, demorando os tais 120 segundos, eu estou fazendo sumir uma pinçada no ciático que tenho desde 2016.

 

Bom era isso.

 

--//--

 

Quinta-feira, 27/01/2022

 

   Dia off, só de alongamento, 50 minutos.

 

   Ambos os joelhos inchados por causa das cordinhas. Muito pesado ainda. Preciso voltar pra bike horizontal geriátrica. Mas a cordinha era divertida. Nos vemos em breve, cordinha.

 

 

 

(*) Na década de 80, Munir Calluf, jornalista esportivo paranaense, ficou provavelmente uma semana anunciando na TV que dia x, hora y, um grande comunicado aos curitibanos seria dado. Era só a voz dele, com uma lâmpada piscando na tela. No dia tal, hora tal, era pra fazer o lançamento do Mercado das Armações, uma loja de óculos... ta queos pariu... lembrando que à época só havia rádio e TV.

 

[1]

 

[2] 

 

[3] https://www.amazon.com.br/gp/product/B084HPCXVN/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...