Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Se você treinar em uma academia onde haja agachamento smith, agachamento hack, cadeira extensora, mesa flexora, leg press 45, cadeira abdora/adutora, vocẽ nem de agachamento necessitará ou, se quiser fazer agachamento 1/4, estará tranquilo.

A questão é: até onde o seu pequeno, grande, médio, "só um pouquinho" de butt wink (a tal da retroversão) é resultado de sua constituição física natural e o quanto é encurtamento de posteriores, pouca mobilidade de tornozelo, entre outras restrições que possam ser melhoradas, como os colegas comentaram acerca de exercícios de alongamento.

Seguramente, 100% de certeza, dá pra se afirmar o seguinte: o agachamento de 315 lb que você mostrou, jamais será apropriado com aquele butt wink monstro, mesmo que o praticante se arvore a afirmar que "tá de boas". Repare que o cabra segura a dorsal, mantém o tórax firme, enfim, deve estar se achando o bichão.

Logo, pra conversa continuar, se não se importar: filme-se, poste aqui pro debate continuar.

Outra coisa: agachamento depende de acetábulo, de tamanho de fêmur, das mobilidades naturais (após o período em que o praticante já conseguiu atingir seus máximos de mobilidade), entre outros fatores. Portanto, é tenso você tomar como padrão um vídeo x ou y, pois sua constituição física poderá ser diferente do executor do vídeo.

E por último, porém não menos importante:

Enfim, a discussão é interminável.

E o debew ainda não apareceu pra botar fogo no parquinho.

Publicidade

Postado
Em 22/08/2021 em 13:46, zB9 disse:

Boa tarde, povo!

Sobre o famoso squat (agachamento livre com barra nas costas), muita gente defende que o agacho deve ser ass to grass, sendo defendido até pelo Waldemar Guimarães se a pessoa tiver mobilidade o suficiente pra isso, claro.

Minha dúvida é sobre a retroversão pélvica, há pessoas que conseguem fazer o squat ass to grass quase sem fazer retroversão pélvica, como é o caso desse cara aqui.

Vale a pena fazer um pouco de retroversão para se ter o máximo de amplitude possível?

No meu squat, eu não faço retroversão se as minhas pernas chegarem ao ponto de paralelismo em relação ao chão. Abaixo disso, começo a ficar assim kkkk.

Trago esse tema a discussão por uma questão de economia: Se eu agachar até o chão, sinto bastante o recrutamento dos glúteos e, principalmente, dos adutores de coxa, mas ai vem a retroversão pélvica de brinde. Como eu não vou além do paralelismo, incluo outro exercício pra pegar bem os adutores: Agachamento sumô. Se eu fizesse o agachamento até o chão completamente, o sumô seria desnecessário, economizaria meu tempo e séries de exercícios.

Todo mundo tem algum grau retroversão no máximo de amplitude de um agachamento, por mais mínimo que seja.

O fato é que a coluna suporta alguns graus de flexão e extensão sem problemas.

Sobre ir ao máximo independente da retroversão, isso depende de cada caso. Dependendo da formação do quadril, proporção entre membros, etc., a amplitude máxima de agachamento vai variar entre os indivíduos. Enquanto ATG para um é sentar no chão, para outro vai ser uma mínima quebra do paralelo.

De fato, retroversão só vira algo preocupante quando é algo muito extremo, uma minima coisa não vai trazer perigo.

No seu caso específico, só avaliando o seu movimento.

No tocante de hipertrofia, agachamento completo causa justamente esse aumento de gluteo e adutores. Coisa que um sumo também faz e com menos amplitude.

E no que diz respeito a performance, full squat é o que possui correlação mais direta a melhoras esportivas.

• 4 semanas depois...
Postado

Para hipertrofia vários livros afirmam que 45 graus é suficiente. Mas, se o individuo tem mobilidade ou um tênis de agachamento, Ass to Grass é uma execução muito bem vinda e de excelente qualidade.

Pessoalmente, prefiro ATG. Minhas pernas são curtas, o que facilita a execução.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...