Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

cara minha opniao, quando treinei pro taf fiz uma dieta de 1300 kcal. meu treino era 10km nos dias impares e treino intervalado nos dias pares. fazia tambem nataçao 1 hora solto, além de barra fixa flexao e abdominal todo dia. eu emagreci mto, só q eu sofri mto pq ficava mto fraco dava mta tontura. eu nao faria dessa forma novamente. como o amigo disse para vc ter um bom rendimento precisa de no minimo uma dieta normocalorica para aguentar os treinos que são exaustivos, pois ajudam na melhora da performace cardiovascular melhorando seu condicionamento ele diminui seu percentual de gordura e consequentemente o peso corporal.

Publicidade

Postado (editado)

Sandro,

 

   1. Você passou pela etapa que, em geral, é a mais ceifadora e difícil de processos de seleção para corporações militares. Parabéns, meu caro.

Porém, há circunstâncias na vida onde não somos capazes de repetir alguns desempenhos e, pensando nisso e supondo que este seja um sonho de longa data seu, não há espaço pra falhas. Um vacilo daqui em diante poderá fazer você se arrepender por muito tempo. Tenha em mente isto para acompanhar o que comentarei a seguir.

 

   2. Certamente, de acordo com o edital do concurso, sua nota final será uma composição que envolva pelo menos a parte escrita, a prova física e, talvez, uma entrevista lá no final. Veja lá o edital pra ter certeza. E mais: o exame de saúde seguramente será eliminatório.

   Mas Sandro: não há espaço para erro em tão pouco tempo.

   Por que repito isso? Você conseguiu montar uma dieta mais radical do que a PSMF (Protein Sparing Modified Fast)[1, 2], que é uma crash-diet que costuma ser usada pra cortes rápidos de peso. Se, na PSMF, já existe um deficit de alguns micronutrientes que requerem suplementação, então na sua você poderá ter problemas sérios.

   Dietas cetogênicas com deficit acentuado servem mais para obesos que, ao entrarem em cetose, dispõem de farta gordura corporal (visceral) para suprirem sua demanda energética diária. Noventa quilogramas pra quem tem 1.81 m colocam você uma escala fofa de sobrepeso. Seria necessário você ter pelo menos uns 100 kg pra se beneficiar com um efeito agudo de estratégias desta natureza.

   Considerando o cronograma que você mencionou, combinado com a necessidade de se preparar fisicamente para as provas do TAF, talvez não seja o melhor caminho, pois é necessário um período que oscila entre quatro a seis semanas pra pessoa se sentir cetoadaptada, que é um estado diferente daquele em que a pessoa entra na chamada cetose nutricional (atingível em poucos dias). Ceto adaptação é uma condição metabólica em que a pessoa extrai de forma otimizada energia a partir de gordura, seja ela dietética ou gordura corporal e consegue obter bons desempenhos em atividades geralmente de endurance.

   No entanto, fazendo uma metáfora aqui, buscar energia em gordura é como "ir ao banco sacar dinheiro" enquanto que obter energia pela via glicolítica "é como pegar dinheiro da carteira", ou seja, você obter energia pela via glicolítica, você assegurará as explosões que poderão ser necessárias em provas curtas (abdominal remador de 60 segundos, 12 minutos com sprint final, barra, etc).

   Por isso penso ser temerário você apostar nessa direção sem um apoio. Logo, acho muito importante você contar com um especialista, que tenha atendimento via WhatsApp e que caminhe com você nesta curta trajetória.

 

   3. Você leu o relato de um colega aí de 1300 kcal? Some ao relato dele o meu na minha época de concurso: eu saí de 118 pra 88 mais ou menos em três meses consumindo entre 1500 e 1800 kcal. Até McDonalds eu comia (acho que era o McChicken com coca zero, sem fritas). Bati ~3000 em 12 minutos com 40 segundos (não me lembro mais ao certo) de 50 metros nado livre. Como você provavelmente passará por uma prova de corrida de 12 minutos e eu estou supondo que suas provas físicas serão classificatórias (você poderá ter uma nota maior que seu concorrente), é muito provável que você necessite da explosão que a glicose deva oferecer. Considere em sua decisão estes fatores, pois um mês e 14 dias (um dia já foi pro saco) passa rápido e o sofrimento tem um motivo, uma causa nobre. 1500 a 1600 calorias de comida limpinha, com 1,6 g/kg de proteína(*) e gordura com um máximo aí de uns 60 gramas e o resto de arroz, feijão, aveia, frutas, castanhas, etc, segura bem, irmão. Logo, acho muito importante você contar com um especialista, que tenha atendimento via WhatsApp e que caminhe com você nesta curta trajetória.

 

   4. Semaglutida, Liraglutida, Clenbuterol, sibutramina, anfetamínicos, diuréticos e tantos outros medicamentos poderão ajudá-lo a conter uma fome fisiológica (até a fome hedônica a depender do trocinho que for escolhido) que seguramente irá bater, sob tais déficits, sejam eles em uma estratégia padrão (item 3) ou cetogênica (item 2) ainda que a saciedade na cetogênica seja maior (porém o desejo por comer hedônico aumenta de forma astronômica).

   Há gente aqui com experiência em medicamentos voltados a esta abordagem? Provavelmente sim. É uma técnica comum tanto no fisiculturismo quanto em alguma lutas, por exemplo, MMA. Aí eu volto no que comentei acima: há espaço para falhas? Na minha opinião não, mano. É uma base de dois quilos por semana que você precisa cortar. E tem outra: passado o dia D da pesagem, precisa começar o desmame de tais trocinhos que você tenha aceitado consumir e o desmame é uma verdadeira arte. Logo, acho muito importante você contar com um especialista endócrino que, em harmonia com o que o especialista da nutrição tenha prescrito, possa abraçar com você alguma medicação apropriada para este período caso seja necessária.

 

   5. Em resumo: sugiro procurar um especialista endócrino que opere em harmonia com algum nutricionista, ambos com registro regular em conselho, carimbo e assinatura nas coisas que vão passar pra você. Discuta com eles as estratégias. Na minha opinião, dada a conquista que você obteve, acho que seja um investimento em si próprio. A parte de treinamento você não comentou como andam seus números. Se estiverem ok ou próximo da nota máxima do TAF, é só manter.

 

[*] 130, 140 gramas, considerando um peso ideal de 80 kg. É bom basear-se em seu peso ideal nesse caso.

[1] https://www.hipertrofia.org/blog/2020/11/23/dieta-psmf
[2] https://www.hipertrofia.org/forum/topic/188633-protocolo-rapid-fat-loss

Editado por Vecchio
Postado

Sandro, tem um rapaz aqui no fórum que eu vejo sempre dar boas contribuições. O nick dele é @Fox e, pelo que ele comenta, é um nutricionista. Além disso, parece-me que é um entusiasta da musculação.

 

O que pode nos parecer uma bomba, para esses profissionais pode vir a ser coisa do dia a dia.

 

Sugiro conversar com ele.

Postado

Referente a parte física . Estou correndo e caminhadas de 10km a 12km em um dia e no outro 5km .

Fazendo corridas 3x por semana de 2.400 em 12min e 30 seg cravados na maiorias das vezes. 

Abdominal e flexão ok, porem a barra tá complicada kk. ( Taf no mês 11)

Exame de sangue já fiz semana passada, porém irei fazer o resto dos exames na próxima semana. 

 

 

 

Postado

Tem 10 quilos de peso para perder em 2 meses? É totalmente possível sim até porque você pode queimar massa, gordura e água para atingir seu objetivo. Encare como uma coisa temporária dado que a parte mais difícil já foi.

Parabéns e acredito que você consiga sim!

Postado

Obrigado. 

Sim no caso teria em 1 mês e 12 dias. 

Tipo Eu até o mês 4 estava com 106, porém consegui abaixar até 90,8. Antigamente usava aquela lowcarb, porém parece que parou de fazer efeito. Essa dieta cetogênica foi indicado por um amigo que perdeu 8kg em uma 3 semanas com ela para o concurso.

As vezes chego a comer uma fruta de carboidratos limpo, porém e muito difícil.

Cafeína ajuda ou atrapalha nesses casos?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...