Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, 

 

Alguém que faça uso ou tenha experiência com estatina pode relatar sua experiência com a conciliação de treino?

 

Sentiram alguma diferença no treino em si e nos resultados?
 

Tamo junto;

Foco na missão!   

Publicidade

Postado (editado)

Dos 17 estudos ...... Houve 10 estudos que examinaram os efeitos das estatinas no desempenho do exercício aeróbio, apenas 3 dos quais (33%) concluíram que as estatinas diminuíram o desempenho. Dois (25%) dos 8 estudos examinaram os efeitos das estatinas na força muscular e sugeriram que as estatinas diminuíam a força muscular, enquanto 2 (25%) relataram um aumento na força. As estatinas não afetaram consistentemente os níveis de atividade física, uma vez que as estatinas foram associadas a um aumento na atividade em 3 dos 5 estudos que examinaram o exercício habitual. Nenhum dos estudos mostrou uma relação entre o uso de estatinas e exercícios e um aumento na mialgia ou uma diminuição no desempenho nos exercícios. Também não houve correlação entre a intensidade da terapia com estatina e um efeito sobre essas variáveis. [1]

 

 

[1] The effects of statins on exercise and physical activity. J Clin Lipidol Sep-Oct 2017;11(5):1134-1144. doi: 10.1016/j.jacl.2017.07.003

 

--//--

 

Resumindo é isso que o MBD comentou, em outras palavras: de acordo com esta revisão, permanece inconclusivo o efeito de diminuição de treinos de força (e, por suposição, hipertrofia).

 

O que às vezes ocorre é que, por conta de dores musculares ao serem tomadas (a tal da mialgia), muitos desistem da terapia com estatinas.

 

Mas o que me preocupou foi a sua pergunta. Soou como que se, caso as estatinas afetassem a hipertrofia, você* estivesse predisposto a largar a medicação. Seria como que se um diabético tipo 2 estivesse predisposto a largar metformina por ela - de fato - diminuir os ganhos de hipertrofia[2].

 

Se você* recebeu uma prescrição de uso de estatinas e segue uma dieta convencional (com mais de 45% de seu valor energético formado por carboidratos) é meio que padrão alguns médicos prescreverem estatinas pra casos de LDL acima de 100 mg/dL. Mas, pelo que você comentou de relato de emagrecimento e que especula o uso de aes (ou seja, ainda não usa), vou supor que, se foi uma prescrição por causa do LDL, seria importante você normalizar logo essa leitura, pois o mesmo médico que lhe prescreveu poderá retirar a medicação caso constate uma melhora neste número.

 

Se for este seu caso, eu sugiro: 1) reveja seu plano alimentar (há dietas específicas pra otimizar a melhora deste e de outros indicadores), mantenha-se com rotina de treino de musculação e cardio; 2) refaça os exames depois de pelo menos um ou dois meses e verifique se o LDL melhorou; e 3) volte ao médico pra ver se dá pra retirar o medicamento.

 

*você ou a pessoa quem pediu pra que fizesse esta pergunta

 

[2] Metformin blunts muscle hypertrophy in response to progressive resistance exercise training in older adults: A randomized, double‐blind, placebo‐controlled, multicenter trial: The MASTERS trial. DOI: 10.1111/acel.13039

Editado por Vecchio

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...