Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Venho me sentindo um pouco cansado há um tempo, descanso mas logo em seguida já quero dormir novamente, principalmente durante a tarde. 

O endócrino me pediu vários exames, todos deram dentro dos níveis de referência, mas dois me chamaram atenção.

Testosterona Total em 346 e DHEA em 2,5.

Já vi gente falando que decidiu fazer TRT estando com esse nível de testo, pra melhorar a qualidade de vida. Ainda sou novo, tenho 25 anos, a testo e meu DHEA estão "normais"?

Publicidade

Postado
Em 13/08/2021 em 17:22, axegood disse:

Venho me sentindo um pouco cansado há um tempo, descanso mas logo em seguida já quero dormir novamente, principalmente durante a tarde. 

O endócrino me pediu vários exames, todos deram dentro dos níveis de referência, mas dois me chamaram atenção.

Já vi gente falando que decidiu fazer TRT estando com esse nível de testo, pra melhorar a qualidade de vida. Ainda sou novo, tenho 25 anos, a testo e meu DHEA estão "normais"?

Depende ....tem que investigar trt pode ajudar sim porém vai te deixar infértil e vc vai acabar ficando dependente de um fármaco pro resto da vida , ideal é tentar medir tua testosterona várias vezes no mês e tirar uma média assim como de outros hormônios não só sexuais como da tireóide  .

Postado (editado)

Dentre os milhões de motivos, a testo baixa está entre os que menos causam isso... talvez tenha uma chance de 0,5% de ser esse o motivo.

Fica difícil comentar algo no escuro.

edit, sim os valores estão "normais".

Editado por Visitante
  • Supermoderador
Postado

veja outros exames juntos, como o @Bruuninho comentou, isso é um dos motivos entre diversos motivos. As vezes é tireoide, as vezes é dieta, etc

O exame em si nao ta ruim, poderia estar relacionado? Sim, mas exclui outras coisas antes de cair na vida de usar testosterona.

Postado
Em 13/08/2021 em 17:22, axegood disse:

O sistema endócrino é compreendido por hormônios que costumam ter correlação entre si ou precursores de outros hormônios, então pode ser necessário que tu avalie mais coisas além da testosterona isolada e do DHEA.

Se tu quer avaliar teus hormônios sexuais e ver se há algo gerando esse valor um pouco mais baixo, tem que fazer mais exames. Tu tem exames complementares dos que tu fez? LH, FSH, prolactina. Digo isso porque é cada dia mais comum medicamentos elevarem a prolactina, diminuindo o pulso de LH, hormônio sinalizador para produção da nossa testosterona endógena. 

Não está fora da referência, mas qualquer gráfico/tabela/modelo baseado nos valores estimados de uma população, tu vai te encontrar num percentual menor de pessoas dessa faixa etária que possuem esse valor. Diria que dos 20 aos 30 anos, 50% dos homens devem estar por volta de 500ng/dL, ou seja, no mid-range. Não é uma regra, mas se tu é sintomático (ou ter "clínica" como chamam), é motivo pra investigar e tratar. Não há razão pra sofrer por isso, afinal.   

Postado

Valeu galera. Eu fiz todos os outros exames sim. Prolactina, T3, T4, Etc etc. Deram uns 12 exames no total e todos em níveis normais, só o DHEA que eu achei estranho, pq tá muito perto do nível mínimo de referência.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...