Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nível de Treinamento na Musculação

Visitante

Posts Recomendados

Postado

Muitas pessoas vem ao fórum procurando treinos avançados, mirabolantes, que vão fazer com que desenvolvam-se como se não houvesse o amanhã, pensando estar em um nível de treinamento que na realidade não estão.

Com base nisso, resolvi trazer alguns dados utilizados como parâmetros que definem os níveis de treinamento dos praticantes.

Parâmetros verificados:

• Tempo ininterrupto de treinamento;
  • Tempo de destreinamento;
  • Tempo de experiência prévia ao destreinamento;
  • Técnica de execução;
  • Níveis de força.

spacer.png

spacer.png

spacer.png

A totalidade dos parâmetros é que define se você é ou não intermediário ou avançado. Por mais que tenhas 2 anos de experiência prévia, se não tiveres os parâmetros de força relacionados, não pode se considerar um avançado, se não tiveres a consistência técnica adequada, não pode se considerar um avançado.

Sempre que procurares alguma orientação sobre treinamento, certifique-se de que realmente seja algo voltado a SUA realidade.

Referência:
SANTOS JUNIOR, E. R. T.; DE SALLES, B. F.; DIAS I.; RIBEIRO, A. S.; SIMÃO, R.; WILLARDSON, J. M. Classification and determination model of resistance training status. STRENGTH AND CONDITIONING JOURNAL, 2021.

Postado
Em 04/08/2021 em 11:30, Alex_83 disse:

Boa, só faltou especificar se esse parâmetros de força são para 1RM. É isso?

É vero, sim são de 1RM.

• 4 meses depois...
Postado

Cara, eu não sei se concordo com essa parada aí. Acho que dá pra colocar uma categoria a mais. Tipo, iniciante, novato, intermediário e avançado.

Além disso, acho que se essas medidas são em 1rm, eu já tô quase passando pra avançado com um ano de treino com base nessa tabela, porém eu não acho que isso está certo; eu me considero intermediário se forçar um pouco a barra, e numa visão mais realista eu seria novato (tipo acima de iniciante mas antes de intermediário).

Outro ponto é a barra fixa. Cara, quando eu comecei a treinar eu conseguia fazer tipo umas 3 barras, hoje eu faço séries de 10 sem falhar, falhando é capaz de eu lançar umas 15 se for com pegada supinada.

Como que um intermediário, que faz 1rm no supino com o mesmo peso do corpo só faz UMA barra? Isso seria pra barra com peso então? Tipo, põe o mesmo peso do corpo de carga pra fazer a barra e faz uma barra, daí isso é o 1rm?

Só pra não ficar sem dados, eu comecei a treinar em dezembro de 2020, então tenho um ano de treino, tenho 171cm de altura, comecei com 58kg e hoje tenho 70kg. Nunca medi meu bf mas sempre foi baixo a vida toda, 4 pack aparecendo o tempo todo mesmo com abdômen pouco hipertrofiado.

Postado (editado)

Li o artigo que você colocou na fonte

https://musculacaosr.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Classification_and_Determination_Model_of.99201.pdf

Achei muito vago, não há dados concretos sobre grupos de estudo. Muito silogismo aleatório.

Achei o comentário do colega acima bem pertinente e vou além: acho improvável que qualquer iniciante consiga, mesmo que 1rm, 100% do peso no terra e/ou 80% no agachamento. 

Editado por ForeverAlone
Postado (editado)
Em 01/01/2022 em 22:04, RenanTrz disse:

Cara, eu não sei se concordo com essa parada aí. Acho que dá pra colocar uma categoria a mais. Tipo, iniciante, novato, intermediário e avançado.

Além disso, acho que se essas medidas são em 1rm, eu já tô quase passando pra avançado com um ano de treino com base nessa tabela, porém eu não acho que isso está certo; eu me considero intermediário se forçar um pouco a barra, e numa visão mais realista eu seria novato (tipo acima de iniciante mas antes de intermediário).

Outro ponto é a barra fixa. Cara, quando eu comecei a treinar eu conseguia fazer tipo umas 3 barras, hoje eu faço séries de 10 sem falhar, falhando é capaz de eu lançar umas 15 se for com pegada supinada.

Como que um intermediário, que faz 1rm no supino com o mesmo peso do corpo só faz UMA barra? Isso seria pra barra com peso então? Tipo, põe o mesmo peso do corpo de carga pra fazer a barra e faz uma barra, daí isso é o 1rm?

Só pra não ficar sem dados, eu comecei a treinar em dezembro de 2020, então tenho um ano de treino, tenho 171cm de altura, comecei com 58kg e hoje tenho 70kg. Nunca medi meu bf mas sempre foi baixo a vida toda, 4 pack aparecendo o tempo todo mesmo com abdômen pouco hipertrofiado.

Em 02/01/2022 em 15:55, ForeverAlone disse:

https://musculacaosr.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Classification_and_Determination_Model_of.99201.pdf

Achei muito vago, não há dados concretos sobre grupos de estudo. Muito silogismo aleatório.

Achei o comentário do colega acima bem pertinente e vou além: acho improvável que qualquer iniciante consiga, mesmo que 1rm, 100% do peso no terra e/ou 80% no agachamento. 

Vocês tão pensando apenas em carga. A tabela também considera tempo de treinamento e, importantíssimo, técnica de execução. O que mais vejo é gente socando carga nos exercícios, mas com execução totalmente cagada. E normalmente nem imaginam que a execução tá cagada, não sabem diferenciar uma flexão de quadril de uma flexão lombar, por exemplo. Barra fixa, que foi comentada, na boa: conto nos dados quem já vi executando bem, usando as dorsais, não os braços.

Acho os dados da tabela bastante pertinentes, inclusive volta e meia cito este tópico pra galera ler.

Editado por Alex_83
Postado

Não são valores de força nada difíceis de se alcançar mesmo, principalmente pensando em alguém leve que possui maior força relativa.

Porém, como mencionaram já, mover um determinado peso de qualquer forma e mover esse mesmo peso com técnica e amplitude dentro do padrão, são coisas totalmente diferentes. Não digo no teu caso em específico mas se for pegar um quadro geral, poucas são as pessoas que tem alguma marca de força próxima de avançado, com um nível técnico apropriado.

Nesse contexto ainda entram vários pontos como background esportivo, aptidão inata e mais uma renca de coisa que pode fazer alguém alcançar os níveis de força ali mais rápido ou mais devagar.

Quantas pessoas hoje tu encontra na academia que conseguem fazer pelo menos UMA repetições bem de barra fixa? Garanto que um número ridículo de baixo, ainda mais se for comparar com o supino dessas mesmas pessoas.

óbvio que não, não faz sentido na verdade pensar isso.

supino = padrão de empurrar de membro superior

barra fixa = padrão de puxar de membro superior

O que faz que 1RM de supino com 1BW tenha que se ter 1RM de barra fixa de 2BW? Não faz o menor sentido.

Tu ta empurrando seu peso e puxando seu peso. Daria pra jogar o supino ainda mais pra cima, poderia ser algo como 1,5xBW pra supino e 1xBW pra barra fixa, tendo em vista que todo o contexto do supino pode ajudar a mover o peso, na barra fixa não.

Postado

Os níveis de força utilizados já são padrão de praticamente toda avaliação de força realiza nos esportes, porém, eles ainda colocam esses valores para baixo, justamente para serem níveis mais acessíveis.

A classificação é literal para o público convencional.

Exatamente por isso que na classificação de iniciante está escrito que ATÉ essas marcas e não que a pessoa PRECISA TER ESSAS MARCAS para ser considerado iniciante ahsuhauhsua

Postado

Colegas, obrigado pelos esclarecimentos.

Eu entendi melhor a tabela e concordo com tudo nela, exceto o lance da barra fixa.

Em 02/01/2022 em 20:11, debew disse:

óbvio que não, não faz sentido na verdade pensar isso.

supino = padrão de empurrar de membro superior

barra fixa = padrão de puxar de membro superior

O que faz que 1RM de supino com 1BW tenha que se ter 1RM de barra fixa de 2BW? Não faz o menor sentido.

Tu ta empurrando seu peso e puxando seu peso. Daria pra jogar o supino ainda mais pra cima, poderia ser algo como 1,5xBW pra supino e 1xBW pra barra fixa, tendo em vista que todo o contexto do supino pode ajudar a mover o peso, na barra fixa não.

Se for pra comparar "função" de empurrar e puxar pra ter uma proporção de força, tem que levar em consideração também o sentido do movimento e quais os músculos envolvidos.

Supino empurra pra frente, barra não puxa pra trás que seria o oposto, puxa pra baixo. Eu acho que se for pra manter uma força proporcional entre puxar e empurrar, teríamos que comparar supino com uma remada, talvez a curvada? Aí sim. Em um ano de treino é possível chegar no intermediário, é possível chegar em 1rm de 1bw no supino, e algo próximo disso na remada curvada, talvez um pouco menos na remada pq é um exercício mais complicado de estabilizar. Ao mesmo tempo, barra fixa 1bw tu faz repetições a essa altura do campeonato.

Se for colocar a barra fixa versus um de empurrar oposto, acho que este seria o desenvolvimento militar (OHP). Só que daí a proporção entre os lifts não seria de 1:1 porque na barra tu usa uns puta músculos fodas e no OHP vc tem o tríceps que é bastante forte e os deltóides que são bem menos fortes. Eu faço OHP com 15kg de cada lado mais 10kg da barra totalizando 40kg, e faço menos reps do que na barra fixa com o peso do corpo, 70kg.

Na boa, qualquer Zé Mané faz UMA barra fixa com um mês de treino. No site strength level, os padrões para pull up são, com o peso do corpo, menos de 1 rep para iniciante, 6 reps para novato, 14 reps para intermediário, e por aí vai (pra quem pesa 70kg). Se for levar em consideração a tabela que foi colocada aqui, em barra fixa eu seria muito avançado, sendo que nos outros lifts, levando em consideração a técnica e ROM, eu seria tipo intermediário. Eu não acho que a minha força é tão desproporcional assim e eu sou fortão de dorsal e foda nas barras, eu acho que é a tabela que está errada na parte da barra fixa, ou então eu que tô entendendo errado alguma coisa aí, porque segundo o strength level .com eu sou intermediário nas barras também... A diferença entre os padrões é gritante, ou, novamente, eu tô entendendo algo errado. 

Postado

A tabela eh um ótimo referencial. 

Note-se que na iniciante ela diz "ateh 80-100%."

Pra mim eh isso mesmo, demora pra fazer agachamento e terra e atingir essas marcas, normalmente alguns aninhos de treino, ateh lá, iniciante.

Postado
Em 03/01/2022 em 08:19, RenanTrz disse:

Na boa, qualquer Zé Mané faz UMA barra fixa com um mês de treino. No site strength level, os padrões para pull up são, com o peso do corpo, menos de 1 rep para iniciante, 6 reps para novato, 14 reps para intermediário, e por aí vai (pra quem pesa 70kg). Se for levar em consideração a tabela que foi colocada aqui, em barra fixa eu seria muito avançado, sendo que nos outros lifts, levando em consideração a técnica e ROM, eu seria tipo intermediário. Eu não acho que a minha força é tão desproporcional assim e eu sou fortão de dorsal e foda nas barras, eu acho que é a tabela que está errada na parte da barra fixa, ou então eu que tô entendendo errado alguma coisa aí, porque segundo o strength level .com eu sou intermediário nas barras também... A diferença entre os padrões é gritante, ou, novamente, eu tô entendendo algo errado. 

Como já comentei, e o @debew também: se puxar pra cima na barra é relativamente fácil, mas com a execução correta? Execução correta seria: começar o movimento com a adução de escápulas, "trazer" a barra em direção ao peitoral (não necessariamente tocando nele, porque aqui entra a questão da mobilidade) ao mesmo tempo que os cotovelos se movimentam em direção a linha de cintura... cara, isso raríssimas pessoas fazem. Na minha academia, sou eu e mais dois professores que fazem certo.

Outro ponto: pra ser considerado no nível avançado, tem que cruzar todos os parâmetros da tabela: pelo menos um ano de treino ininterrupto, execução no mínimo "boa" nos exercícios citados, e bater todas as cargas do nível avançado.

Postado

qualquer Zé Mané faz UMA barra fixa com um mês de treino

Discordo completamente disso. Quaquer Zé Mané se puxa pra cima com um mês de treino.

14 reps para intermediário

Duvido um intermediário fazer 14 reps com execução correta. Eu consigo por aí, 14-15 repetições na primeira série, 16-18 repetições num dia que esteja com energia sobrando. E faço barra fixa desde sempre, muito antes de começar a musculação, com 14 anos eu nadava e já fazia barras.

Postado (editado)

@Alex_83

Cara, é verdade que muitos não fazem a barra com a execução perfeita, porém, é um exercício infinitamente mais fácil de corrigir a execução se comparado com... qualquer outro exercício eu acho kkkkkkkkkk ou quase. Então o que eu quero dizer é que, se um cara com alguns meses de treino faz, sei lá, 5 séries de 7 barras com o peso do corpo com a execução medíocre mas não ruim, com certeza ele é capaz de fazer pelo menos uma com a execução perfeita.

Outra coisa. Eu não tô dizendo que eu sou muito avançado, eu entendi que nessa tabela pra tu "passar de nível" é necessário bater todos os requisitos daquele nivel. O que eu tô dizendo é que pra mim não faz sentido eu estar dentro do intermediário em tudo nessa tabela, menos na barra fixa que eu tô explodindo pra muito avançado. Muito avançado de barra é você, não eu. Daí que eu acho que a tabela está errada na barra fixa.

Em 03/01/2022 em 08:34, Alex_83 disse:

Duvido um intermediário fazer 14 reps com execução correta. Eu consigo por aí, 14-15 repetições na primeira série, 16-18 repetições num dia que esteja com energia sobrando. E faço barra fixa desde sempre, muito antes de começar a musculação, com 14 anos eu nadava e já fazia barras.

Então, mas daí entra a questão do peso corporal. O intermediário faria 14 reps, se o peso corporal dele for 70kg. Levando em consideração que o teu peso é 82kg (acabei de consultar no seu diário, o qual eu acompanho quando posso), intermediário faria 12. Se for levar em consideração que para o intermediário não é requisito a execução perfeita, eu acho que tá dentro.

Pra mim, do mesmo jeito que a barra fixa na tabela deste tópico está errada para menos, eu acho que o strengthlevel.com talvez esteja errado para mais, porque ele cria esses padrões e médias de acordo com os dados dos usuários (eu acho que é isso, posso estar enganado), daí a gente poderia dizer que nem todo mundo que diz lá pro site que faz 14 barras faz as repetições com a execução correta.

Editado por RenanTrz
Postado

Colegas, obrigado pelos esclarecimentos.

Eu entendi melhor a tabela e concordo com tudo nela, exceto o lance da barra fixa.

Se for pra comparar "função" de empurrar e puxar pra ter uma proporção de força, tem que levar em consideração também o sentido do movimento e quais os músculos envolvidos.

Supino empurra pra frente, barra não puxa pra trás que seria o oposto, puxa pra baixo. Eu acho que se for pra manter uma força proporcional entre puxar e empurrar, teríamos que comparar supino com uma remada, talvez a curvada? Aí sim. Em um ano de treino é possível chegar no intermediário, é possível chegar em 1rm de 1bw no supino, e algo próximo disso na remada curvada, talvez um pouco menos na remada pq é um exercício mais complicado de estabilizar. Ao mesmo tempo, barra fixa 1bw tu faz repetições a essa altura do campeonato.

Se for colocar a barra fixa versus um de empurrar oposto, acho que este seria o desenvolvimento militar (OHP). Só que daí a proporção entre os lifts não seria de 1:1 porque na barra tu usa uns puta músculos fodas e no OHP vc tem o tríceps que é bastante forte e os deltóides que são bem menos fortes. Eu faço OHP com 15kg de cada lado mais 10kg da barra totalizando 40kg, e faço menos reps do que na barra fixa com o peso do corpo, 70kg.

Por padrão, é utilizado supino e barra fixa por ser mais fácil de se manter um padrão aceitável entre indivíduos. Remada curvada é muito mais fácil de se roubar do que uma barra, assim como OHP já foi até tirado de esporte por não ter como controlar a execução padrão.

O principal ponto que tu não ta conseguindo entender é que, a capacidade individual de alguém para um determinado movimento, não diz absolutamente em nada sobre a capacidade para o restante da população. Como comentamos, MUITO dificilmente se vê alguém fazendo uma repetição de barra fixa, quando a faz, logo, a capacidade individual de alguém, por exemplo a tua, para esse movimento, não faz com que o parâmetro utilizado esteja errado.

Da mesma forma, pode chegar alguém aqui com uma habilidade inata de agachar, proporção corporal incrível para e falar que os números para agachamento estão errado porque ele em menor tempo já faz tudo aquilo ali então é avançado, não pode. Claro que pode, tu ter parâmetro em um determinado movimento, não faz com que o todo te encaixe lá, a unica coisa que mostra é que possivelmente tu tens uma habilidade a mais para esse movimento, seja ela por algo relacionado a estrutura corporal, seja em algo relacionado a distribuição do treino, e por ai vai.

E de novo, é um modelo de população geral, eu não concordo com ela em vários parâmetros de força não só de barra, porém, para a população geral, todos os níveis ali condizem e muito com eles.

Postado
Em 03/01/2022 em 08:57, RenanTrz disse:

@Alex_83

Cara, é verdade que muitos não fazem a barra com a execução perfeita, porém, é um exercício infinitamente mais fácil de corrigir a execução se comparado com... qualquer outro exercício eu acho kkkkkkkkkk ou quase.

Milhões de vezes mais fácil corrigir um supino, um OHP, qualquer exercício em máquina, um afundo, um hip thrust, e vai mais uma renca de movimento, do que barra fixa. Maioria que chega pra treinar tem o controle corporal de uma criança de 3 anos.

Então o que eu quero dizer é que, se um cara com alguns meses de treino faz, sei lá, 5 séries de 7 barras com o peso do corpo com a execução medíocre mas não ruim, com certeza ele é capaz de fazer pelo menos uma com a execução perfeita.

Outra coisa. Eu não tô dizendo que eu sou muito avançado, eu entendi que nessa tabela pra tu "passar de nível" é necessário bater todos os requisitos daquele nivel. O que eu tô dizendo é que pra mim não faz sentido eu estar dentro do intermediário em tudo nessa tabela, menos na barra fixa que eu tô explodindo pra muito avançado. Muito avançado de barra é você, não eu. Daí que eu acho que a tabela está errada na barra fixa.

Todo mundo tem algum movimento que se sobressai por N motivos. No caso da barra fixa pode simplesmente ser pelo fato de tu ser leve, já que é um movimento onde tu move a tua massa. Todavia, todos temos algum movimento que se destaca mais. Poucos são os balanceados.

Então, mas daí entra a questão do peso corporal. O intermediário faria 14 reps, se o peso corporal dele for 70kg. Levando em consideração que o teu peso é 82kg (acabei de consultar no seu diário, o qual eu acompanho quando posso), intermediário faria 12. Se for levar em consideração que para o intermediário não é requisito a execução perfeita, eu acho que tá dentro.

Pra mim, do mesmo jeito que a barra fixa na tabela deste tópico está errada para menos, eu acho que o strengthlevel.com talvez esteja errado para mais, porque ele cria esses padrões e médias de acordo com os dados dos usuários (eu acho que é isso, posso estar enganado), daí a gente poderia dizer que nem todo mundo que diz lá pro site que faz 14 barras faz as repetições com a execução correta.

E quando mais ativa a população do local onde tiram os dados, mais fora da curva pro restante vai ficar.

Postado
Em 03/01/2022 em 11:40, debew disse:

Por padrão, é utilizado supino e barra fixa por ser mais fácil de se manter um padrão aceitável entre indivíduos. Remada curvada é muito mais fácil de se roubar do que uma barra, assim como OHP já foi até tirado de esporte por não ter como controlar a execução padrão.

O principal ponto que tu não ta conseguindo entender é que, a capacidade individual de alguém para um determinado movimento, não diz absolutamente em nada sobre a capacidade para o restante da população. Como comentamos, MUITO dificilmente se vê alguém fazendo uma repetição de barra fixa, quando a faz, logo, a capacidade individual de alguém, por exemplo a tua, para esse movimento, não faz com que o parâmetro utilizado esteja errado.

Da mesma forma, pode chegar alguém aqui com uma habilidade inata de agachar, proporção corporal incrível para e falar que os números para agachamento estão errado porque ele em menor tempo já faz tudo aquilo ali então é avançado, não pode. Claro que pode, tu ter parâmetro em um determinado movimento, não faz com que o todo te encaixe lá, a unica coisa que mostra é que possivelmente tu tens uma habilidade a mais para esse movimento, seja ela por algo relacionado a estrutura corporal, seja em algo relacionado a distribuição do treino, e por ai vai.

E de novo, é um modelo de população geral, eu não concordo com ela em vários parâmetros de força não só de barra, porém, para a população geral, todos os níveis ali condizem e muito com eles.

E isso daí faz muito sentido. Com execução correta, como o @Alex_83 bem descreveu ali, eu faço 3-4 barras e me fodendo todo. Num dia mágico saem 5, e não tenho vergonha nenhuma de dizer, e nem desisto do exercício.

Ninguém eh supra sumo em tudo, genética, individualidades, etc etc contam muito. Mesmo pq, de boa, avançado mesmo, usando ou não a tabela eu conto nos dedos nesse fórum, e eu certamente não sou um deles, tanto pela minha percepção quanto pela tabela.

Postado (editado)

é utilizado supino e barra fixa por ser mais fácil de se manter um padrão aceitável entre indivíduos. Remada curvada é muito mais fácil de se roubar do que uma barra, assim como OHP já foi até tirado de esporte por não ter como controlar a execução padrão

Entendi, faz sentido.

O principal ponto que tu não ta conseguindo entender é que, a capacidade individual de alguém para um determinado movimento, não diz absolutamente em nada sobre a capacidade para o restante da população

Tem razão.

Em 03/01/2022 em 11:45, debew disse:

Milhões de vezes mais fácil corrigir um supino, um OHP, qualquer exercício em máquina, um afundo, um hip thrust, e vai mais uma renca de movimento, do que barra fixa. Maioria que chega pra treinar tem o controle corporal de uma criança de 3 anos

Ah cara, talvez seja por particularidades minhas, mas eu não sei se concordo totalmente com o que vc disse aqui.

Exercício em máquina realmente se corrige em segundos e depois de alguns dias o cara já tá fazendo certinho mesmo pra quem é estabanado.

Mas pra mim o OHP, o supino e talvez até uma elevação lateral são movimentos que parecem besta de tão simples mas que tem tantos detalhes para se observar, e esses detalhes são coisas que podem variar tanto de uma pessoa pra outra sobre como é certo ou errado, que pra mim são exercícios que acabam sendo complexos, e isto também pode afetar bastante o que é o desempenho QUANTITATIVO do exercício. Tipo assim, as vezes o jeito que eu faço supino que é certo pra mim, eu faço assim porque para o meu corpo em específico é menos potencialmente lesivo e porque pra mim treina os músculos com mais eficiência, mas não é necessariamente o melhor movimento no sentido de ser eficiente na geração de força, sacou? 

Reitero, talvez seja coisa minha, mas barra eu acho um bagulho muito natural. Realmente as pessoas entram na academia sem consciência corporal, sem saber ativar os músculos, sem coordenação motora, mas pra mim são coisas que alguém me falou, ou me mostrou, ou descreveu, ou que eu senti e na mesma hora eu já entendi, daí é só praticar e dar tempo ao tempo. Cê vai sentindo se o bagulho tá pegando a dorsal ou não e vai ajustando o movimento conforme o seu objetivo (as vezes o cara tá querendo dar um foco maior no braço memo, sei lá).

Tipo, o movimento do braço na articulação do ombro separado do movimento do cotovelo, o movimento da escápula, vc mexer na inclinação do tronco pra mudar o centro de gravidade e a direção do movimento pra pegar mais um músculo ou o outro, ou então pra ter mais tensão em uma parte específica do curso do movimento e tal...

Ou então pode ser que eu tô achando que tô fazendo minhas barras corretamente mas na verdade tá tudo errado kkkkkkkkkkkk existe essa possibilidade também! 

Enfim, acho que já falei demais e até desvirtuei um pouco kkkkkkkkkk mas gostei do papo, acho que vc tem razão mesmo.

obs: não possoais dar reações

Editado por RenanTrz
Postado
Em 03/01/2022 em 12:40, RenanTrz disse:

Ah cara, talvez seja por particularidades minhas, mas eu não sei se concordo totalmente com o que vc disse aqui.

Aqui não foi opinião, foi vivência de sala.

Exercício em máquina realmente se corrige em segundos e depois de alguns dias o cara já tá fazendo certinho mesmo pra quem é estabanado.

Mas pra mim o OHP, o supino e talvez até uma elevação lateral são movimentos que parecem besta de tão simples mas que tem tantos detalhes para se observar, e esses detalhes são coisas que podem variar tanto de uma pessoa pra outra sobre como é certo ou errado, que pra mim são exercícios que acabam sendo complexos, e isto também pode afetar bastante o que é o desempenho QUANTITATIVO do exercício.

Se for pegar os 3 exercícios aí de exemplo então, são alguns dos mais fáceis de se corrigir em um aluno, isso quando precisa corrigir. Quando eles vem de progressões bem desenvolvidas, o aluno só pega a barra e faz o OHP como se sempre tivesse feito. Se for colocar por grau de dificuldade, todo exercício de empurrar convencional é infinitamente mais fácil de ensinar do que qualquer exercício de puxar.

Tipo assim, as vezes o jeito que eu faço supino que é certo pra mim, eu faço assim porque para o meu corpo em específico é menos potencialmente lesivo e porque pra mim treina os músculos com mais eficiência, mas não é necessariamente o melhor movimento no sentido de ser eficiente na geração de força, sacou? 

Normalmente, fora do contexto competitivo - por causa da ponte, a posição mais eficiente do supino pra trabalhar os musculos envolvidos é a mesma que gera a maior força, justamente porque, se os músculos envolvidos consegue ficar em uma posição mais eficiente para serem utilizados, eles produziram mais força e com isso, irão movimentar mais peso.

Mas entendi o que quis dizer, porém de novo, todo "padrão" de execução, é individual.

Reitero, talvez seja coisa minha, mas barra eu acho um bagulho muito natural.

Com certeza é coisa tua. Como comentei, todos nós temos algum movimento ou movimentos, onde a nossa performance é MUITO superior ao restante.

Realmente as pessoas entram na academia sem consciência corporal, sem saber ativar os músculos, sem coordenação motora, mas pra mim são coisas que alguém me falou, ou me mostrou, ou descreveu, ou que eu senti e na mesma hora eu já entendi, daí é só praticar e dar tempo ao tempo. Cê vai sentindo se o bagulho tá pegando a dorsal ou não e vai ajustando o movimento conforme o seu objetivo (as vezes o cara tá querendo dar um foco maior no braço memo, sei lá).

Tipo, o movimento do braço na articulação do ombro separado do movimento do cotovelo, o movimento da escápula, vc mexer na inclinação do tronco pra mudar o centro de gravidade e a direção do movimento pra pegar mais um músculo ou o outro, ou então pra ter mais tensão em uma parte específica do curso do movimento e tal...

Enfim, acho que já falei demais e até desvirtuei um pouco kkkkkkkkkk mas gostei do papo, acho que vc tem razão mesmo.

obs: não possoais dar reações

Melhor coisa é papear sobre os assuntos e construir linhas de pensamento sobre.

Postado

Cheguei de paraquedas aqui e li toda a discussão. É muito bacana ver todos os pontos de vista de pessoas civilizadas conversando. Dando minha opinião pessoal, acho muito mais fácil executar um exercício de empurrar do que puxar. O motivo? Para mim o controle das escápulas é algo muito difícil, tanto por não estar vendo o que está acontecendo lá nas costas quanto por não ter ainda uma boa mobilidade escapular. Novamente, obrigado pelo tópico com tantas discussões legais.

Postado
Em 03/01/2022 em 12:57, gustavooliver71 disse:

Cheguei de paraquedas aqui e li toda a discussão. É muito bacana ver todos os pontos de vista de pessoas civilizadas conversando. Dando minha opinião pessoal, acho muito mais fácil executar um exercício de empurrar do que puxar. O motivo? Para mim o controle das escápulas é algo muito difícil, tanto por não estar vendo o que está acontecendo lá nas costas quanto por não ter ainda uma boa mobilidade escapular. Novamente, obrigado pelo tópico com tantas discussões legais.

Posso estar falando besteira, mas isso é aprendizado neuromuscular. Se tivéssemos uma educação física com mais recursos nas escolas eu creio que muitos teriam capacidade de recrutar bem melhor em diversos exercícios.

Postado
Em 03/01/2022 em 14:24, Verdura disse:

Posso estar falando besteira, mas isso é aprendizado neuromuscular. Se tivéssemos uma educação física com mais recursos nas escolas eu creio que muitos teriam capacidade de recrutar bem melhor em diversos exercícios.

Com certeza. 

Educação física escolar aqui é ridicula, excelente trabalho da pedagogia estragando todas as possibilidades de melhora de trabalho.

• 5 meses depois...
Postado (editado)

Não tinha visto que vc fez esse post , o Dr.jonato prestes usa ela nas aulas e só vc usar todos os parâmetros descritos nela vai perceber que é muito próximo da realidade , depois que comecei a usá-la na consultoria sei até quando o cliente dá migué no treino 

Editado por sdmnogueira123
Postado
Em 02/07/2022 em 07:29, sdmnogueira123 disse:

Não tinha visto que vc fez esse post , o Dr.jonato prestes usa ela nas aulas e só vc usar todos os parâmetros descritos nela vai perceber que é muito próximo da realidade , depois que comecei a usá-la na consultoria sei até quando o cliente dá migué no treino 

Eu não chego a usar ela pra atendimento, só se o aluno pergunta algo referente a, ou vejo que ele já passou de um nível em algum aí comento com ele.

É um referencial muito bom.

Postado

Eu uso junto com outros parâmetros , por ex se o cara é iniciante e chegou no nível de tempo intermediário sem estar pelo menos perto das carga eu já acendo um alerta 

Postado (editado)

E sobre memória muscular o que a ciência diz hoje em dia? Eu fui zuado por amigos quando dizia que voltando após 10 anos sem treinar eu não ia começar do 0 pois já tinha experiência prévia de como fazer os movimentos etc e certamente ia ter um avanço mais rápido e batata.

em 3 meses evoluiu mais que conhecido que malha a anos (certamente agora imagino que malhe fofo)

E se alguém tiver, manda um vídeo do que seria a tal execução perfeita de uma barra fixa. Fiquei curioso quantas eu conseguiria fazer mesmo com meus quase 120kg de peso.

Editado:. Bom, eu estar hormonizado deve certamente também facilitar isso mas imagino que um iniciante que nunca treinou não teria os mesmos benefícios 

Editado por Pacote-san
Postado
Em 02/07/2022 em 20:09, sdmnogueira123 disse:

Eu uso junto com outros parâmetros , por ex se o cara é iniciante e chegou no nível de tempo intermediário sem estar pelo menos perto das carga eu já acendo um alerta 

Eu só levo isso em consideração no tempo que ele ta comigo.

Tipo, se o cara treina a 5 anos mas começou comigo ontem e não tem parâmetros altos, azar os 5 anos, ele começou comigo ontem.

Postado
Em 02/07/2022 em 22:48, Pacote-san disse:

E sobre memória muscular o que a ciência diz hoje em dia? Eu fui zuado por amigos quando dizia que voltando após 10 anos sem treinar eu não ia começar do 0 pois já tinha experiência prévia de como fazer os movimentos etc e certamente ia ter um avanço mais rápido e batata.

em 3 meses evoluiu mais que conhecido que malha a anos (certamente agora imagino que malhe fofo)

Memória muscular tem a ver com células satélite, que são responsáveis pelo aumento da síntese protéica e a aprendizagem motora dos movimentos.

Tu para de treinar, perde massa muscular mas quase não perde celulas satelites, logo, tem uma sintese protéica melhor do que alguém que nunca treinou e sabendo treinar.

Resumidamente é isso.

E se alguém tiver, manda um vídeo do que seria a tal execução perfeita de uma barra fixa. Fiquei curioso quantas eu conseguiria fazer mesmo com meus quase 120kg de peso.

É só passar o queixo da barra, não tem que ficar inventando de perfeição 

Editado:. Bom, eu estar hormonizado deve certamente também facilitar isso mas imagino que um iniciante que nunca treinou não teria os mesmos benefícios 

🤦🏽‍♂️

Tem nem que falar de memoria muscular usando droga

Postado
Em 03/07/2022 em 01:20, debew disse:

Memória muscular tem a ver com células satélite, que são responsáveis pelo aumento da síntese protéica e a aprendizagem motora dos movimentos.

Tu para de treinar, perde massa muscular mas quase não perde celulas satelites, logo, tem uma sintese protéica melhor do que alguém que nunca treinou e sabendo treinar.

Resumidamente é isso.

É só passar o queixo da barra, não tem que ficar inventando de perfeição 

🤦🏽‍♂️

Tem nem que falar de memoria muscular usando droga

Não? Me parece que uma pessoa que já treinou teria mto maior aproveitamento de um ciclo comparado a um iniciante sem nunca ter pisado em uma academia ou feito uma dieta.

Postado
Em 03/07/2022 em 02:47, Pacote-san disse:

Não? Me parece que uma pessoa que já treinou teria mto maior aproveitamento de um ciclo comparado a um iniciante sem nunca ter pisado em uma academia ou feito uma dieta.

Claro que tem aproveitamento maior, mas ta usando bagulho, pra que se preocupar com memoria muscular ahauhau

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...