Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como crescer seco sem ganhar gordura?

MateusSemH

Posts Recomendados

Introdução:

Olá, tenho 1,85 de altura, peso 70 kg e tenho 19% de gordura, ou seja, sou um falso magro! Um cara que não tem músculo e tem gordura, atualmente sinto MUITA vergonha do meu corpo, tanto que me isolei da sociedade. Não venha com papo de auto ajuda, eu não quero ajuda psicológica do tipo "ame seu corpo do jeito que é", eu apenas quero mudar minha vida a partir de agora!

Sempre entrei e me afastei da academia. Ultimamente percebi que tenho que dar um basta nisso e finalmente começar a mudar!

Como não sobra dinheiro para eu ir em uma nutricionista, resolvi estudar por conta própria,  venho lendo muito e pesquisando no youtube há alguns meses sobre nutrição. Vejo bastante, Renato Cariani, Paulo Muzy, Leandro Twin, Will Detily e etc.

Porém, existe algumas dúvidas que não consigo achar vídeos para respondê-las. São as seguintes:

Dúvidas:

1 - Meu metabolismo basal é de 1900, ele é lento, normal ou rápido?

2 - Tendo 1900 de metabolismo basal, se eu ficar o dia inteiro sem comer e deitado de repouso, porém no finalsinho do dia, eu vou lá e como 1000 calorias de qualquer fonte calórica, eu não teria chegado nos 1900 de calorias, e meu dia terminaria em "déficit", pois 1900 - 1000 = 900. Porém, eu realmente não teria ganho gorduras?

Motivo do porquê estou com a 2° dúvida(por favor, leia):

Sempre que vejo qualquer coisa relacionada a dieta, sempre vem aquela frase; "Caso você coma mais do que seu gasto calórico diário, você irá ganhar gordura, caso menos, você irá perder gordura"

Porém sempre que penso nisso, sinto-me com raiva, pois penso que por ingerir muita comida de uma vez, meu corpo iria acabar transformando em gordura a maior parte dessas 1000 calorias, mesmo que eu tenha comido apenas 1000 calorias no dia e precisava de 1900.

O motivo de eu pensar nisso é porque se eu dividir 1900 para cada hora (24), daria 79 calorias que meu corpo precisa por hora, então, acredito que se eu ingerisse 1000 calorias em 1 hora, meu corpo iria criar gordura(pois ultrapassaria 79). Caso sim ou não, por favor, explique minuciosamente!

E também penso que; Depende do tempo de digestão, pois se um carboidrato leva em torno de 2 a 4 horas para ser digerido, então eu deveria comer no mínimo 2 vezes(caso coma de 2 em 2 horas) o que eu preciso por hora, ou 4 vezes (caso eu coma de 4 em 4 horas), para aí sim, eu não ganhar gordura.

Lembrando que isso é só pira da minha cabeça, nunca vi em nenhum lugar, só estou expondo aqui para entendedores me ajudarem!

3- Como eu sei exatamente o tempo de uma certa comida demora para ser digerida? E se eu adicionar água no meio do caminho, pois estava com sede, ou se adicionar fibras... Como que posso calcular tudo? Estou disposto a isso! 

4- Se aquela teoria da segunda dúvida estiver certa e eu gastasse 79 calorias por hora, eu teria que aumentar o meu consumo de comida após o exercício, não? Ou seja, meu metabolismo basal que é 79 calorias por hora + 400 calorias que eu gastei naquela hora de exercício, então o ideal não seria comer antes da musculação as 400 calorias, só que de um jeito que elas sejam consumidas em no máximo 1 hora??? Que aí, eu não ficaria em déficit no exercício.

é tanta dúvida que não sei o que fazer...

Editado por MateusSemH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara , vc ta procurando pelo em ovo.Eu li esse seu "raciocínio" ,mas confesso que no meio dele comecei a ter preguiça.

Se vc é falso magro,treina forte e faz uma dieta normocalórica ou com um leve déficit calorico.Quando seu bf chegar nos 12~13%

vc faz um bullking e tentar controlar seu bf ao máximo,tentando não passar dos 15%.

Esquece essas teorias e faz o simples,divide seus macros numa quantidade de refeições que dê pra encaixar na sua rotina e pronto.

Essa idéia de crescer seco sinceramente,pra naturais é bem difícil( a depender do que seja seco pra você),mas é bem possível se manter entre 12~14% facilmente se tiver o minimo de disciplina.

Como vc mesmo disse,em déficit se propicia a queima de gordura ,no superavit a massa muscular ou gordura (normalmente ambos) e PONTO.

Pro seu objetivo,não precisa viajar nessa onda Cinética Digestiva,só vai servir pra te atrapalhar.😒

Link para o comentário

Em 31/07/2021 em 06:22, MateusSemH disse:

2 - Tendo 1900 de metabolismo basal, se eu ficar o dia inteiro sem comer e deitado de repouso, porém no finalsinho do dia, eu vou lá e como 1000 calorias de qualquer fonte calórica, eu não teria chegado nos 1900 de calorias, e meu dia terminaria em "déficit", pois 1900 - 1000 = 900. Porém, eu realmente não teria ganho gorduras?

Obvio que vai ganhar gordura, mas existe um ponto. Imagina:

Dia 1 Queimou 1900 calorias e comeu 2200 = Ganhou 300kcal

Dia 2 Queimou 1900 calorias e comeu 3000 = Ganhou 1100kcal

Qual desses dias parece ter sido mais provável ganhar gordura? No segundo dia né? Porque o saldo calórico foi muito maior. No primeiro dia é mais provável que tenha ganho mais massa muscular do que gordura. Quanto menor o saldo calórico mais provável é de ganhar mais massa que gordura, mas tem que ter um equílibrio.

3- Como eu sei exatamente o tempo de uma certa comida demora para ser digerida? E se eu adicionar água no meio do caminho, pois estava com sede, ou se adicionar fibras... Como que posso calcular tudo? Estou disposto a isso! 

Esquece isso, não precisa de saber o tempo que a comida precisa de ser ingerida. A unica coisa que importa no final do dia é o que comeu, para iniciantes comer determinadas coisas em diferentes horários não vai mudar nada.

4- Se aquela teoria da segunda dúvida estiver certa e eu gastasse 79 calorias por hora, eu teria que aumentar o meu consumo de comida após o exercício, não? Ou seja, meu metabolismo basal que é 79 calorias por hora + 400 calorias que eu gastei naquela hora de exercício, então o ideal não seria comer antes da musculação as 400 calorias, só que de um jeito que elas sejam consumidas em no máximo 1 hora??? Que aí, eu não ficaria em déficit no exercício.

Não dificulte. Siga esses passos:

1º Treine pesado. Treine sempre no limite, não é simplesmente fazer 10 repetições, é a 10ª repetição ser quase impossível de terminar.

2º Beba água. O recomendado são 50ml de água por kg corporal (3,5L no seu caso).

3º Adicione 300-500kcal a mais que a sua taxa metabólica basal.

4º Segue a dieta com disciplina. Não coma porcaria, come no horário certo e come o que planejou comer.

Link para o comentário

Primeiramente seu treino tem que ser bom , carga suficientemente alta e boa técnica , segundo a dieta tem que ser limpa e com um pequeno superávit calórico.E o principal é ter paciência , pq crescer seco demora muito

Edit: ñ precisa dessa teoria toda aí irmão , vai testando e vendo oq se adequar a vc

Editado por sdmnogueira123
Link para o comentário

Em 31/07/2021 em 04:13, Rashid28 disse:

Cara , vc ta procurando pelo em ovo.Eu li esse seu "raciocínio" ,mas confesso que no meio dele comecei a ter preguiça.

Se vc é falso magro,treina forte e faz uma dieta normocalórica ou com um leve déficit calorico.Quando seu bf chegar nos 12~13%

vc faz um bullking e tentar controlar seu bf ao máximo,tentando não passar dos 15%.

Esquece essas teorias e faz o simples,divide seus macros numa quantidade de refeições que dê pra encaixar na sua rotina e pronto.

Essa idéia de crescer seco sinceramente,pra naturais é bem difícil( a depender do que seja seco pra você),mas é bem possível se manter entre 12~14% facilmente se tiver o minimo de disciplina.

Como vc mesmo disse,em déficit se propicia a queima de gordura ,no superavit a massa muscular ou gordura (normalmente ambos) e PONTO.

Pro seu objetivo,não precisa viajar nessa onda Cinética Digestiva,só vai servir pra te atrapalhar.😒

O complicado que eu fiz o simples há alguns anos, eu tinha 15/16 anos com 1,80 de altura na época e tinha 47 kilos, eu era um semi desnutrido. Fiz um bulking por conta própria e depois de 5 meses, eu consegui chegar nos 70kg. Porém ganhei muita gordura, eu tinha 8% de gordura na época, e fui direto para uns 22%... Meus músculos não eram bonitos, eram todos inchados e sei lá. Eu desisti de malhar e voltei para 60 kg. Então, com 17 anos, por causa de uma viagem e eu ter me isolado de todo mundo, resolvi voltar com força total. Fui de 59/60 kg para 70 de novo, estava me sentindo bem, porém, de novo, ganhei muita gordura no processo, então na viagem eu não tirei a camisa, mesmo sendo uma pré formatura, onde havia praia e piscina. Então, no final do ano, ainda com 18, depois da viagem, foquei de novo, por uns 5 meses, cheguei em 84 Kg, porém, estava com muita gordura de novo. E não quis fazer cutting, pois meus músculos nunca ficam grandes o suficiente e por isso tenho medo de perder músculo no cutting e não gordura. E agora, dia 31/07/2021 eu quero voltar, mas agora é sério, quero fazer tudo certinho, crescer ganhando o mínimo de gordura possível.

Porém, como estou frustrado com a porra da gordura, eu queria primeiro chegar em uns 10% de gordura para aí sim começar a ficar grande, mas ta complicado cara, eu tenho a meta de ter um shape de praia até o final do próximo ano, mas não sei o que fazer. Não posso perder tempo fazer coisas que não vão render, como das últimas vezes, entendeu o porquê de eu estar tão noiado?

Link para o comentário

Em 31/07/2021 em 06:04, sdmnogueira123 disse:

Primeiramente seu treino tem que ser bom , carga suficientemente alta e boa técnica , segundo a dieta tem que ser limpa e com um pequeno superávit calórico.E o principal é ter paciência , pq crescer seco demora muito

Edit: ñ precisa dessa teoria toda aí irmão , vai testando e vendo oq se adequar a vc

O foda é que não tenho tempo de ficar testando, entendeu ? Eu preciso de algo que funcione 100% das vezes. Eu sou um cara muito dedicado no treino, sempre chego até a falha, o meu problema é a dieta apenas.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...