Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ABC2x versus ABCDEF com intensidade moderada. Qual melhor?

Posts Recomendados

Postado
Em 28/07/2021 em 23:33, Pimpolhoman disse:

Não entendi seu apontamento. Faz diferença se são 2, 6 ou 10 movimentos? Se eu fizer 6 movimentos no total na mesma sessão, os 3 últimos vão ter cargas menores do que se eu fizesse 3 movimentos em 2 sessões cada.

Do segundo movimento pra baixo o rendimento sempre vai ser menor independente da divisão. A não ser que não dê o necessário no primeiro movimento do dia.

Tu comendo sobre isso ser uma vantagem do ABCx2 pois é possível dividir melhor os movimentos, mas esse argumento só fica ok quando o rendimento em determinado movimento é importante. Pra hipertrofia isso é praticamente irrelevante.

Em 28/07/2021 em 23:33, Pimpolhoman disse:

Eu não disse isso. Eu disse que o problema é treinar muitos músculos na mesma sessão. Quando eu divido o mesmo volume em FB6x ou em ABC2x, no ABC2x é muito mais tolerável pro SNC

Novamente, a frequência de estímulos não é o real problema e sim o volume empregado.

Um FBx6 pode ser totalmente tranquilo quando bem dimensionado, diferente de um ABCx2 e principalmente de um ABCDEF.

É a magnitude de estímulo/sessão que vai tende ou não a ter um potencial de fadiga elevado, e magnitude de estímulo não tem relação direta com divisão de treino.

Postado
Em 28/07/2021 em 23:30, Vecchio disse:

Querer estimular 2x eu quero. A treta é o véio aguentar.

Acho que eu vou aplicar uma (até duas se for preciso) estratégia preliminar pra garantir a adesão. Em seguida... quem sabe...

É tudo questão de dimensionamento.

Possivelmente se tu for uma pessoa que pra se sentir satisfeita com um treino, achando que ele foi bom, precisa sair destruído da academia, vomitado e etc, não é uma pessoa que tem cabeça pra fazer um treino com frequência média/alta

Postado (editado)
Em 29/07/2021 em 00:08, debew disse:

Do segundo movimento pra baixo o rendimento sempre vai ser menor independente da divisão

Sim, mas a perda de rendimento é progressivamente maior pro terceiro, pro quarto, pro quinto exercício, e assim por diante.

mas esse argumento só fica ok quando o rendimento em determinado movimento é importante. Pra hipertrofia isso é praticamente irrelevante.

Eu disse rendimento no sentido de carga, então faz diferença

Um FBx6 pode ser totalmente tranquilo quando bem dimensionado

Óbvio, mas o que eu to dizendo é que para volume equalizado, o FB6x tende a fadigar mais. Eu já fiz esse tipo de teste várias vezes e sempre dá diferença. Se eu tiver que dimensionar o FB6x pra um volume menor para que ele seja totalmente tranquilo, aí não é mais volume equalizado né

Editado por Pimpolhoman
Postado
Em 29/07/2021 em 00:13, Pimpolhoman disse:

Sim, mas a perda de rendimento é progressivamente maior pro terceiro, pro quarto, pro quinto exercício, e assim por diante.

Não que faça diferença para hipertrofia

Eu disse rendimento no sentido de carga, então faz diferença

Não para hipertrofia.

O teu rendimento cair não significa que a magnitude de estímulo celular caia junto, pois os mesmos mecanismos que fazem com que teu rendimento caia, mantém os níveis de mecanotransducao altos.

Óbvio, mas o que eu to dizendo é que para volume equalizado, o FB6x tende a fadigar mais. Eu já fiz esse tipo de teste várias vezes e sempre dá diferença. Se eu tiver que dimensionar o FB6x pra um volume menor para que ele seja totalmente tranquilo, aí não é mais volume equalizado né

Dimensionamento errado.

É um cálculo óbvio. Se pegarmos um número X de séries, a maior fadiga vai ser sempre gerada quando utilizamos a totalidade do calor em um dia.

Em um ABCDEF, isso é feito todos os dias, A é 100%, B é 100%, e por ai vai, é sempre 100% pois a falta de frequência precisa ser compensada com estímulo no talo. Em um ABCx2, isso se dilui em várias possibilidades, como A1 e A2 com 50% do volume cada por exemplo. Em um FBx6 em várias outras possibilidades, onde essas % de estímulo vão variando de acordo com o foco de cada dia, como para com a magnitude de estímulo dentro de cada volume.

É tudo distribuição.

Postado
Em 29/07/2021 em 00:41, debew disse:

Não que faça diferença para hipertrofia

E por que não? Mais carga pro mesmo número de reps = mais hipertrofia. Tá errado?

Em 29/07/2021 em 00:41, debew disse:

Dimensionamento errado.

É um cálculo óbvio. Se pegarmos um número X de séries, a maior fadiga vai ser sempre gerada quando utilizamos a totalidade do calor em um dia.

Em um ABCDEF, isso é feito todos os dias, A é 100%, B é 100%, e por ai vai, é sempre 100% pois a falta de frequência precisa ser compensada com estímulo no talo. Em um ABCx2, isso se dilui em várias possibilidades, como A1 e A2 com 50% do volume cada por exemplo. Em um FBx6 em várias outras possibilidades, onde essas % de estímulo vão variando de acordo com o foco de cada dia, como para com a magnitude de estímulo dentro de cada volume.

É tudo distribuição.

Aí não são mais as mesmas variáveis. O meu apontamento foi simples: mantido todo o resto igual, treinar mais músculos por sessão sobrecarrega mais o SNC. Eu testei isso várias vezes já, e o mesmo foi observado por vários amigos que quiseram testar os meus treinos de alta frequência

Postado
Em 29/07/2021 em 01:05, Pimpolhoman disse:

E por que não? Mais carga pro mesmo número de reps = mais hipertrofia. Tá errado?

Porque o estímulo mecânico que leva a hipertrofia pode ser conseguido de N fatores, um deles é justamente a fadiga fisiológica que a sessão inteira causa.

Não é simplesmente "mais peso melhor". Um menor número de pontes cruzadas podendo ser formadas pela fadiga gerada nos primeiros exercícios, diminui a capacidade de mobilização de peso, e ao mesmo tempo aumenta a magnitude de tensão mecânica em cada uma das pontes cruzadas restantes e com possibilidade de acoplamento, logo, sinal mecânico permanece elevado.

Em 29/07/2021 em 01:05, Pimpolhoman disse:

Aí não são mais as mesmas variáveis. O meu apontamento foi simples: mantido todo o resto igual, treinar mais músculos por sessão sobrecarrega mais o SNC. Eu testei isso várias vezes já, e o mesmo foi observado por vários amigos que quiseram testar os meus treinos de alta frequência

Claro que são ahauhauah

O volume semanal continua sendo o mesmo, logo, equalizado, a única coisa que se modificou foi a distribuição do volume durante as sessões ahsuahuaha

Postado
Em 29/07/2021 em 01:14, debew disse:

Claro que são ahauhauah

O volume semanal continua sendo o mesmo, logo, equalizado, a única coisa que se modificou foi a distribuição do volume durante as sessões ahsuahuaha

Cara. Entendi nada mais do que vc tá falando então. Eu falei que o volume era equalizado desde o início. Aí vc fala que era só dimensionar outras coisas, e eu falo que daí não é mais as mesmas variáveis, e vc me devolve que é sim pq o volume é o mesmo???

Postado
Em 29/07/2021 em 01:14, debew disse:

Um menor número de pontes cruzadas podendo ser formadas pela fadiga gerada nos primeiros exercícios, diminui a capacidade de mobilização de peso, e ao mesmo tempo aumenta a magnitude de tensão mecânica em cada uma das pontes cruzadas restantes e com possibilidade de acoplamento, logo, sinal mecânico permanece elevado.

Porém, em uma sessão prolongada, o dano muscular também vai ser maior. Logo, eu ainda fico com a outra alternativa, que eu só não exploro ao máximo pelo que eu já expliquei de eu sentir maior impacto no SNC

Postado
Em 29/07/2021 em 01:18, Pimpolhoman disse:

Cara. Entendi nada mais do que vc tá falando então. Eu falei que o volume era equalizado desde o início. Aí vc fala que era só dimensionar outras coisas, e eu falo que daí não é mais as mesmas variáveis, e vc me devolve que é sim pq o volume é o mesmo???

Equalização de volume, significa que ao final da semana, o volume de treino foi o mesmo.

O volume da SEMANA de treino ser o mesmo, não significa que tu tenha que distribuir o volume na semana, de igual forma em todos os dias.

Tu podes fazer um dia com volume baixo e magnitude de carga baixa, um dia com volume moderado e magnitude de carga alta, e por ai vai.

A somatória disso, é que vai equalizar ou não o volume.

Postado
Em 28/07/2021 em 22:19, Pimpolhoman disse:

Acho abc2x levemente superior pois a intensidade total na semana vai ser maior do que no abcdef. Pra deixar mais simples, digamos por exemplo que vc só faz 1 série de supino reto e 1 série de  supino inclinado pra treinar peito. Se vc faz abcdef, vc faz no mesmo treino. O segundo exercício sempre vai ter uma carga menor ou um número menor de reps. Mas se vc os faz em dias diferentes, os dois vão ter desempenho maximizados.

A vantagem do abcdef, porém, é o menor impacto no SNC, justamente pelo fato de vc usar cargas menores na média total da semana de treino, e acho que também pelo fato de vc treinar menos músculos por sessão (isso é mais um adivinhamento meu com base no que eu sinto). Logo o abcdef permite uma recuperação melhor nesse sentido.

Por outro lado, o abcdef também se torna contraprodutivo quando vc quer maximizar volume. Vai chegar um ponto em que vc vai causar muito dano muscular se fizer todas as séries no mesmo treino, mas não se as dividir em duas sessões diferentes

Mas n divisão abcdef, seria mais difícil overtraing né? Seu amigo natural, tem notícias dele?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...