Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ABC2x versus ABCDEF com intensidade moderada. Qual melhor?

Posts Recomendados

Postado

Deu tela azul, confesso. E faz tanto tempo que não treino séries split que sequer faço ideia acerca de qual a resposta à seguinte pergunta:

Há estudo confrontando ABC2x com ABCDEF com mesmo volume, mas com intensidade moderada?

Ou, caso não conheçam estudos, pela vossa percepção, qual destes dois modelos - ABC2x ou ABCDEF, ambos com mesmo volume e intensidade moderada - vocês acreditam ser o mais eficaz?

Twin assegura que dá no mesmo. Mas, o que vocês acham?

Publicidade

Postado
Em 28/07/2021 em 20:49, Vecchio disse:

Deu tela azul, confesso. E faz tanto tempo que não treino séries split que sequer faço ideia acerca de qual a resposta à seguinte pergunta:

Há estudo confrontando ABC2x com ABCDEF com mesmo volume, mas com intensidade moderada?

Ou, caso não conheçam estudos, pela vossa percepção, qual destes dois modelos - ABC2x ou ABCDEF, ambos com mesmo volume e intensidade moderada - vocês acreditam ser o mais eficaz?

Cara, acho difícil eu poder responder ou discutir algo contigo, de qualquer maneira vou explicar oque eu busco fazer.

Tento programar meus blasts pra quando tenho mais tempo livre em relação ao trabalho, e pq? Gosto de no blast fazer abc2x, mas para trabalhar todos os músculos que quero e gosto o treino fica bastante extenso.

Passo pro cruise, e não chego a fazer um abcdef, fica mais um abcd com pernas 2x.

Nessa parte creio que os hormonios peguem bastante nas minhas escolhas, errando ou acertando, já testei abcdef em blast e não gostei, senti que sobrava, recuperação mais rápida, mesmo saindo judiado do treino.

Pensando em treino de natural, já aos 40 anos talvez eu optasse pelo abcdef, considerando a intensidade de ambos igual, por entender e sentir que a minha recuperação não eh mais igual a de um cara de 20-30 anos.

Quando voltei a malhar, natural ainda me serviu muito bem.

Concluindo, pra mim a variável mais importante a notar aí eh o seu tempo de recuperação pós treino, se abc fatiga demais e no próximo treino da semana do mesmo grupo muscular está entregando muito menos, não vejo pq não alongar.

Postado

Sinceramente da no mesmo, se o volume for igual dá no mesmo.

Porém, se formos olhar para outros fatores como recuperação, performance e intensidade de treino, a divisão de treino pode influenciar.

Sinceramente, acho mais interessante dar mais intensidade para o músculo em um dia e deixar descansar mais tempo, só coloco duas vezes na semana o mesmo músculo em casos específicos.

Abc 2x é interessante mas se não tiver volume e intensidade controlado se torna cansativo e até contra produtivo. Intensidade moderada é uma opção válida para essa divisão.

Abcdef bem distribuído dá pra colocar intensidade e mais volume. Intensidade moderada aqui não me parece inteligente, mais também é válido.

Mais no geral... Se o volume for igual dá no mesmo, vai dá disponibilidade, experiência e objetivo a escolha de um ou outro.

Postado (editado)

Acho abc2x levemente superior pois a intensidade total na semana vai ser maior do que no abcdef. Pra deixar mais simples, digamos por exemplo que vc só faz 1 série de supino reto e 1 série de  supino inclinado pra treinar peito. Se vc faz abcdef, vc faz no mesmo treino. O segundo exercício sempre vai ter uma carga menor ou um número menor de reps. Mas se vc os faz em dias diferentes, os dois vão ter desempenho maximizados.

A vantagem do abcdef, porém, é o menor impacto no SNC, justamente pelo fato de vc usar cargas menores na média total da semana de treino, e acho que também pelo fato de vc treinar menos músculos por sessão (isso é mais um adivinhamento meu com base no que eu sinto). Logo o abcdef permite uma recuperação melhor nesse sentido.

Por outro lado, o abcdef também se torna contraprodutivo quando vc quer maximizar volume. Vai chegar um ponto em que vc vai causar muito dano muscular se fizer todas as séries no mesmo treino, mas não se as dividir em duas sessões diferentes

Editado por Pimpolhoman
Postado

Tendo a puxar um pouco pro ABCDEF por conta do tempo de recuperação. O mindset ajuda também, tipo "amanhã é perna karai". Em contrapartida, dia de upper é quase "descanso" pra mim. Desse jeito dá pra espaçar terra de agachamento e pensar neles na noite que os antecede.

Postado
Em 28/07/2021 em 20:49, Vecchio disse:

De certa forma, esse "intensidade moderada" nem precisa ser levado em consideração pois os estudos que equalizam o volume praticamente sempre o fazem com sets até a falha.

Em sua maioria é mostrado que com a equalização, para fins de hipertrofia, tanto faz como tanto fez. Com uma leve superioridade do ABCx2 pela menor fadiga/sessão que auxilia no melhor rendimento a longo prazo. 

Eu nunca trabalho com frequência de estímulos menor que 2x semana pelos pontos fadiga/sessão, performance por exercício, curva de aprendizagem motora.

Postado
Em 28/07/2021 em 22:19, Pimpolhoman disse:

Acho abc2x levemente superior pois a intensidade total na semana vai ser maior do que no abcdef. Pra deixar mais simples, digamos por exemplo que vc só faz 1 série de supino reto e 1 série de  supino inclinado pra treinar peito. Se vc faz abcdef, vc faz no mesmo treino. O segundo exercício sempre vai ter uma carga menor ou um número menor de reps. Mas se vc os faz em dias diferentes, os dois vão ter desempenho maximizados.

Isso só vira argumento em alguns casos e para alguns movimentos pois tanto no ABCx2 como no ABCDEF, não se faz somente 1 ou 2 movimentos.

A vantagem do abcdef, porém, é o menor impacto no SNC, justamente pelo fato de vc usar cargas menores na média total da semana de treino, e acho que também pelo fato de vc treinar menos músculos por sessão (isso é mais um adivinhamento meu com base no que eu sinto). Logo o abcdef permite uma recuperação melhor nesse sentido.

A linha de raciocínio ta um pouco errada. A fadiga do SNC não se da somente pela exposição constante a um movimento X e sim ao treinamento constante.

Por mais que no ABCDEF tu "não repita estímulos" para a mesma musculatura, ainda estará sobrecarregando o SNC na realização do volume alto e fadiga alta por sessão.

Na recuperação a mesma coisa. Justamente pela fadiga/sessão no ABCDEF ser maior, a recuperação total leva mais tempo do que em um ABCx2, onde a fadiga necessita ser menor pela frequência de estímulos.

Por outro lado, o abcdef também se torna contraprodutivo quando vc quer maximizar volume. Vai chegar um ponto em que vc vai causar muito dano muscular se fizer todas as séries no mesmo treino, mas não se as dividir em duas sessões diferentes

Postado
Em 28/07/2021 em 23:13, debew disse:

Eu nunca trabalho com frequência de estímulos menor que 2x semana pelos pontos fadiga/sessão, performance por exercício, curva de aprendizagem motora.

Querer estimular 2x eu quero. A treta é o véio aguentar.

Acho que eu vou aplicar uma (até duas se for preciso) estratégia preliminar pra garantir a adesão. Em seguida... quem sabe...

Postado (editado)
Em 28/07/2021 em 23:18, debew disse:

Isso só vira argumento em alguns casos e para alguns movimentos pois tanto no ABCx2 como no ABCDEF, não se faz somente 1 ou 2 movimentos.

Não entendi seu apontamento. Faz diferença se são 2, 6 ou 10 movimentos? Se eu fizer 6 movimentos no total na mesma sessão, os 3 últimos vão ter cargas menores do que se eu fizesse 3 movimentos em 2 sessões cada.

Em 28/07/2021 em 23:18, debew disse:

A linha de raciocínio ta um pouco errada. A fadiga do SNC não se da somente pela exposição constante a um movimento X

Eu não disse isso. Eu disse que o problema é treinar muitos músculos na mesma sessão. Quando eu divido o mesmo volume em FB6x ou em ABC2x, no ABC2x é muito mais tolerável pro SNC

Editado por Pimpolhoman

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...