Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Fala ae pessoal! Baum? Será meio longo devido a quantidade de informações, tentei resumir ao máximo!

Recentemente resolvi fazer um teste de dna pela curiosidade, e fiz completo, fit, nutri, ancestralidade, etc. (Eu entendo que a genética não influencia tanto a pessoas comuns, mas sim em um atleta de alto nível, e que o ambiente externo influencia muito mais do que genética, mas ainda sim são bons padrões de analise para talvez personalizar treinos e alimentações)

Fiquei intrigado com os resultados e no momento não tenho condições de procurar aquele profissional top que poderia tirar proveito dos resultados, aí lembrei daqui.

Segundo minha genética, eu seria então um mesomorfo com endomorfo? O que vocês poderiam dizer sobre esse mix de informações para eu tentar elencar o meu conhecimento com o de vocês, e tirar proveito desse teste, hehe.

Para ajudar, eu treinei já treinei muita musculação com outros esportes, dos meus 16 anos aos 24 anos, natural. 

- Cheguei a ter 93-95kg com 12-10% de BF com 1,83 de altura. (Sã estimativas pq sempre fiz em balança de bioimpedância, então não é 100% preciso, por isso dei essas variáveis no bf);

- Atualmente estou com 105kg e 34% de BF (dos 24 até atualmente 29 anos me tornei sedentário devido a vida, trabalho, estudos, etc e estou retomando o estilo de vida fitness agora que finalmente estabilizei na vida)

Fiz a bioimpedância e minha genética me ajudou muito, mesmo sedentário e obeso a mais de 5 anos, chegando a 34% de gordura corporal mantive muita massa muscular que atualmente está em 33%. Segundo minha nutri (esposa) que é pesquisadora de obesidade em seu mestrado, eu tenho aí uns 12-14 quilos de músculo que não deveriam existir, para alguém com obesidade como eu.

Chega de falar e vamos aos resultados! kkk

Segundo os exames de dna e os principais pontos para não ficar muito longo;

Resistência física elevada;

Performance atlética: melhor em força e explosão;

Estresse oxidativo induzido pelo exercício: Menor Proteção;

Risco de obesidade: 1,25x maior;

Resposta ao exercício: Menor redução do colesterol após o exercício;

Ganho de massa muscular: Facilidade para ganho de massa muscular;

Índice de Massa Corporal (IMC): Maior predisposição para IMC elevado;

Força muscular: Padrão;

Tendinopatia de Aquiles: Risco reduzido

Ossos fortes: Ossos menos densos

Capacidade cardiorrespiratória: Menor capacidade cardiorrespiratória

Resistência muscular: Maior resistência muscular

Recuperação da frequência cardíaca após exercício: Recuperação mais rápida

Dor muscular pós-exercício: Maior dor muscular

Agora para quem quiser saber mais continue lendo abaixo. E de toda forma muito obrigado pela sua participação! Caso queira mais informações que eu não coloquei, só pedir. TMJ!

1- Resistência física elevada:

Entendendo seu resultado
O gene NFIA é responsável pela ativação da produção de eritrócitos (eritropoiese) e supressão da produção de glóbulos brancos (granulopoiese). A expressão de NFIA é regulada pelo gene NFIA-AS2. Variantes alélicas de NFIA-AS2 resultam em diferentes capacidades de assimilação de oxigênio e, consequentemente, em diferentes níveis de resistência física.

Sugestões
O seu genótipo está relacionado a alta resistência física. Indivíduos portadores desse genótipo, em geral, apresentam melhor performance em atividades que exigem alta capacidade aeróbica. Para um treino personalizado, procure um profissional de educação física.

2- Melhor em força e explosão:

Entendendo seu resultado
Uma variante genética capaz de desativar o gene ACTN3 influencia a habilidade de um indivíduo para ser um velocista ou um maratonista. Indivíduos portadores do alelo C possuem a proteína alfa-actina 3 funcional em fibras musculares rápidas (FMR), e tendem a ter melhor desempenho em atividades que requerem força e contrações musculares rápidas, como é o caso de velocistas e jogadores profissionais de futebol. Em contrapartida, os indivíduos portadores do alelo T não possuem essa proteína nas FMR e apresentam melhor desempenho em atividades de longa duração, como maratonas.

Sugestões
O seu genótipo favorece o desempenho em atividades que requerem força e contrações musculares rápidas. Entretanto, outros fatores podem influenciar a performance atlética. Para um treino personalizado procure um profissional de educação física.

3- Facilidade para ganho de massa muscular

Entendendo seu resultado

Dentro das células, diferentes partes do DNA são lidas em diferentes situações, sendo que os fatores de transcrição são os elementos responsáveis por determinar quais trechos são lidos em cada momento. O gene PPARD codifica um desses fatores de transcrição e uma variante (A) no SNP rs2267668 foi associada a um maior ganho de massa muscular no pós-exercício.

Sugestões

Você apresenta um genótipo de predisposição para o ganho de massa muscular. O consumo excedente de calorias e a ingestão de alimentos ricos em proteínas são necessários para o crescimento muscular. Além disso, a prática de exercícios físicos e uma rotina adequada de sono também são essenciais para a hipertrofia.

4- Maior resistência muscular

Entendendo seu resultado
As fibras musculares do tipo I são mais favoráveis para exercícios de longa duração devido a sua capacidade de utilizar lipídios como fonte de energia. O gene PPARA é responsável pela regulação da homeostase energética e metabolismo de ácidos graxos nas fibras musculares. A variante G desse gene está ligada a um aumento da proporção de fibras do tipo I e maior eficiência no consumo energético celular, permitindo uma performance física de maior durabilidade.

Sugestões
Você apresenta um genótipo relacionado a maior resistência muscular em exercícios físicos de alta intensidade. Indivíduos com esse genótipo costumam apresentar bons resultados em atividades de intensidade elevada e longa duração, como maratona, natação e ciclismo. Para uma avaliação mais detalhada ou um treino personalizado, procure um profissional de educação física.

5- Maior predisposição para IMC elevado

Entendendo seu resultado
O gene FTO codifica uma enzima encontrada nos tecidos do sistema nervoso central. Expresso no hipotálamo, esse gene pode estar associado à função de controle do balanço energético que essa região cerebral desempenha. Uma variante do gene FTO (A) foi relacionada a uma maior predisposição para IMC elevado. Cada cópia do alelo A para o SNP rs9939609 foi associada a um aumento de 0,4 kg/m² no IMC e 1,3 vezes mais chances de desenvolvimento de obesidade.

Sugestões
Você apresenta um genótipo de maior predisposição para IMC elevado. Uma dieta balanceada, rica em vegetais, frutas e grãos, e a prática de exercícios físicos são grandes aliadas na diminuição do IMC e do risco para obesidade.

6- Menor redução do colesterol após o exercício

Entendendo seu resultado

Dentro das células, diferentes partes do DNA são lidas em diferentes situações, sendo que os fatores de transcrição são os elementos responsáveis por determinar quais trechos são lidos em cada momento. O gene PPARD codifica um desses fatores de transcrição e uma variante (G) no SNP rs2267668 foi associada a uma redução do colesterol total e ligeiro aumento da sensibilidade à insulina em resposta ao exercício.

Sugestões

Indivíduos com o seu genótipo podem apresentar dificuldade para reduzir o nível de colesterol total em resposta ao exercício, mas costumam apresentar melhora significativa da sensibilidade à insulina no pós-exercício. A prática regular de exercícios e uma dieta balanceada, que dê preferência para vegetais e alimentos com baixo teor de gordura saturada, são recomendadas para manter os níveis ideais de colesterol e para regular a sensibilidade à insulina.

Editado por fmarquesd
  • Supermoderador
Postado

E importa saber biotipo? Essas classificações não possuem base científica alguma e muito menos as "dicas" de dieta e treino para biotipo

Acho que vc perdeu dinheiro com o tal exame para saber uma informação furada/inutil

Postado
11 minutos atrás, krebz disse:

E importa saber biotipo? Essas classificações não possuem base científica alguma e muito menos as "dicas" de dieta e treino para biotipo

Acho que vc perdeu dinheiro com o tal exame para saber uma informação furada/inutil

Não foi perca de dinheiro, meu intuito principalmente é pela curiosidade e conhecimento, como disse no próprio post eu entendo muito bem que fatores externos tem mais influência do que genética, pois não busquei a carreira de atleta.

O principal deste exame foram os testes de nutrição, para questão de nutrientes, efeitos farmacológicos que mostram quais funcionam melhor, quais não funcionam, quais se tem q tomar cuidado. Propensões a doenças, onde eu posso tomar certos cuidados e fazer acompanhamentos preventivos e claro, o ancestral, onde eu tinha curiosidade de entender linhagem.

Então não é dinheiro jogado fora, quando fiz meu objetivo não teve nada haver com treinos e dietas, isso foram bônus, hehe.

Postado

A parte nutricional é até bacana, agora isso que você postou é a mesma coisa que nada, tanto que as sugestões que lhe deram são o básico que todas pessoas e animais deveriam seguir: exercícios físicos e dieta balanceada. Não pague alguém e não tire nenhum conclusão sobre seu corpo usando isso dai como base, isso sim seria perda de tempo e dinheiro.

Eu realmente gostaria de saber como é essa parte nutricional do exame, se ele indica com exatidão a quantidade necessária de cada nutriente para o indivíduo. Vi um médico falar sobre isso e achei muito foda mas ainda fico com o pé atrás porque nunca vi ninguém falar sobre esse assunto, na minha visão todo mundo em todos os esportes fariam esses exames caso eles fossem precisos.

• Supermoderador
Postado (editado)
12 minutos atrás, Bruuninho disse:

A parte nutricional é até bacana, agora isso que você postou é a mesma coisa que nada, tanto que as sugestões que lhe deram são o básico que todas pessoas e animais deveriam seguir: exercícios físicos e dieta balanceada. Não pague alguém e não tire nenhum conclusão sobre seu corpo usando isso dai como base, isso sim seria perda de tempo e dinheiro.

Eu realmente gostaria de saber como é essa parte nutricional do exame, se ele indica com exatidão a quantidade necessária de cada nutriente para o indivíduo. Vi um médico falar sobre isso e achei muito foda mas ainda fico com o pé atrás porque nunca vi ninguém falar sobre esse assunto, na minha visão todo mundo em todos os esportes fariam esses exames caso eles fossem precisos.

https://www.scientificamerican.com/article/personalized-nutrition-the-latest-on-dna-based-diets/

Resumindo: mais furado que minha meia de treinar

Editado por krebz
Postado
15 minutos atrás, Bruuninho disse:

Com certeza, a regra básica para qualquer individuo saudável é, atividade física e alimentação limpa e balanceada. Mas os resultados são dos exames interessantes, mas com o acompanhamento, por exemplo, minha esposa que é nutricionista e atuou na área clínica e hospitalar por muitos anos e agora está na pesquisa científica no seu mestrado. Ela sim, consegue extrair muitas informações úteis nesses resultados, para melhor aproveitamento de macro e micronutrientes, tanto quanto a prevenção de sintomas, doenças e assim mais saúde com muito mais precisão.

Como por exemplo o tratamento para disbiose intestinal, que tem como resultado um processo inflamatório que acaba por influenciar em vários fatores em todo corpo, e o tratamento é necessário meses, com esses resultados, ela conseguiu filtrar muito melhor, qualificar e diminuir o tempo de tratamento, com muito mais eficácia.

E claro, ajuda na otimização de resultados para estética, o que é bom, mas o real efeito de pequenos detalhes assim, é visto em atletas já de alto nível, onde talvez 1 grama de algo tem um peso muito maior em resultados. Agora para nós meros mortais, é mais um saldo positivo na qualidade de vida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...