Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glicemia elevada (102) mesmo com exercícios e dieta


magnifrozen

Posts Recomendados

Em 06/08/2021 em 08:06, Verdura disse:

Pessoal dando assessoria de alto nível, legal.

Mas vou dar um pitaco já que vi que ninguém falou isso: faz cardio que ajuda bastante também.

pois é, agradeço demais por isso.

aumentei pra 2x/semana ~3km em 12min, mas o problema é que gasto muita kcal e pra repor é foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 06/08/2021 em 12:26, Vecchio disse:

 

Veja bem,

 

   Você tinha um peso x (você disse que era gordinho), baixou pra 57, depois subiu com 3500 kcal com hipercalórico pra 72, daí largou e baixou pra 63 kg. Tudo com 18 anos e em um ano e poucos pelo jeito.

 

   É inevitável que o corpo receba também estes abalos. Por isso converse com o endócrino pra saber o motivo de você se encontrar no limite superior que alguém saudável deva apresentar em termos de hemoglobina glicada (5.7% já é a faixa do pré-diabético). Veja com ele também se foi por causa dessa zoeira de sobe e desce de peso com hipercalórico, que fez a sua reserva de pep-c ficar em 1,5 (a faixa é de 1,1 a 4.4 ng/dL). Sonde com ele isso.

 

   A glicemia é uma foto. A depender da hora, pela manhã, você pode estar com o cortisol mais alto e ela bate um valor mais alto.  Por isso a curva glicêmica é boa. Veja com ele se dá pra ele te passar esse exame.

 

   Nesse meio tempo: dê um reset geral nessa coisa de bulk/cutt. Coma limpo, cresça seco, continue treinando, certifique-se de que aqueles 20 minutos de saideira de cardio sejam feitos (isso estimula um mecanismo de sinalização para a melhor absorção de glicose pelo organismo... mas, de novo, é papo de diabético essa coisa... nem sei porque estou comentando. Não era pra você precisar disso).

Certamente conversarei com ele sobre. Encontro-me nessa fase de reset atualmente e creio que isso ajudou a melhorar alguns índices. Vou continuar comendo limpo e volto a atualizar após retornar no médico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2021 em 13:20, magnifrozen disse:

Certamente conversarei com ele sobre. Encontro-me nessa fase de reset atualmente e creio que isso ajudou a melhorar alguns índices. Vou continuar comendo limpo e volto a atualizar após retornar no médico.

 

Não há de ser nada, ok? Comento isso por causa dessa insulina em 10.

Seu corpo estaria "gritando" se estivesse com essa glicada alta e uma insulina lá por 25-30.

Desejável é manter-se com uma insulina na casa das unidades.

 

220 g de carbo, pra você ter uma comparação, é o que talvez hoje eu - diabético - vá bater no fim do dia (em deficit, que fique claro). É um bom teto, na minha opinião, pra que vocẽ regularize essas leituras pra que fiquem mais ajustadinhas em valores de guri novo.

 

800 de testo, natural, estão ótimos. Esqueça TRT. Valores mais altos que você possa ver aqui no fórum, 1500-2000, etc, são pra pessoas que estão utilizando ergogênicos, na maioria dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2021 em 13:35, Vecchio disse:

 

Não há de ser nada, ok? Comento isso por causa dessa insulina em 10.

Seu corpo estaria "gritando" se estivesse com essa glicada alta e uma insulina lá por 25-30.

Desejável é manter-se com uma insulina na casa das unidades.

 

220 g de carbo, pra você ter uma comparação, é o que talvez hoje eu - diabético - vá bater no fim do dia (em deficit, que fique claro). É um bom teto, na minha opinião, pra que vocẽ regularize essas leituras pra que fiquem mais ajustadinhas em valores de guri novo.

 

800 de testo, natural, estão ótimos. Esqueça TRT. Valores mais altos que você possa ver aqui no fórum, 1500-2000, etc, são pra pessoas que estão utilizando ergogênicos, na maioria dos casos.

Quanto à TRT, foi ironia, uma vez que está no quase no teto do fisiológico.

Estou com um pouco mais de 220g de carbo, gordura 60 a 70g e prot 130g. Minha vontade era voltar a crescer, todavia ser aprovado na inspeção de saúde é mais importante.

Mais uma vez, muito obrigado pelas infos fornecidas e pelo conhecimento que agregou.

Força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kct, testosterona está boa demais. Tem gente que faz TRT (não estou falando que é errado!) pra ficar nessa faixa, mas com HDL e triglicerídeos zoados. No seu caso, está tudo ok e com testo natural.

 

Quanto à questão da sensibilidade à insulina, já estive em situação parecida. Jejum intermitente (pela questão da facilidade) e adição de aeróbicos consertou muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE FINAL

Voltei ao endócrino e, segundo ele, todos exames estão perfeitos. Questionei sobre os índices e ele disse que a hemoglobina glicada está dentro do normal e o peptídeo C também está normal. Também, disse que eu podia voltar a tomar o hiper se quisesse e que estava tranquilo.

Bom, fiquei com um pé atrás. Claramente, não vou tomar nem ferrando e vou continuar comendo limpo e com maior frequência de cárdio, mesmo que isso me custe massa magra. 

Com esse problema todo-que na verdade não é um problema segundo o doutor- fiquei, de certa forma, ''traumatizado'' com alimentação e isso foi bom. Esporadicamente e junto com proteína/gordura, vou comer alguma besteira, uma vez que é impossível evitar 100% e não necessário.

Enfim, muito obrigado a todos que ajudaram.

Força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera, há uns tempos tô comendo meio mal, eu diria que minha alimentação é 70% limpa e 30% besteira. Até almoço e janto bem (arroz, feijão, muita salada, azeite), antes comia bastante aveia, mas ultimamente taquei o balde. Hamburguer artesanal, fritas e palha italiana 3x na semana (sim, esse é meu pós-treino kkk), nescau todo dia e algumas coisas mais.. 

Enfim, minha mãe enchendo o saco pra fazer exame falando que vou ficar diabético e não sei o quê (meu pai tinha diabetes tipo 2), e eu falando que o que causa diabetes são vários fatores de risco associados e não comer açúcar. 

 

Fiz o exame hoje, e deu:      (ps: fiz jejum de 10 horas.. e não sei se interfere - pra melhor ou pior -, mas não estou em casa, então ontem nem jantei e comi menos que o normal, mas comi o que tinha a noite, que era bolo, biscoito, salgado e suco).

 

Glicose: 89 mg/dl

Colesterol total: 175,0

Triglicerídios: 90,0

 

Estranhei o triglicerídios baixo af, sendo que tô comendo há meses igual um javali. A glicose, aparentemente, também está boa, né? tenho 24 anos. Engraçado que meu IMC me dá como obeso. kkk

 

Sei que pré-diabetes é só acima de 100, mas não sei se 89 é algo a se preocupar. 

 

Cheguei a conclusão que treino pesado compensa alimentação merda. Eu tô comendo lanche  3x na semana, doce todo dia, mas treinando tipo 7 a 10h semanalmente há um ano e deu tudo normal. E olha que não tô fazendo cárdio há 8 meses.

 

Also, pra não dizer que tudo está perfeito, minha hemoglobina e hematócrito deram um pouco abaixo. 

 

A hemoglobina: 12,6. O valor de referência é 13 a 18. Posso estar com anemia? Pesquisei no google e não fala nada a partir de quantos é preocupante. 

 

@Vecchio@surf

Editado por Zyzzfodase
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2022 em 15:36, Zyzzfodase disse:

Galera, há uns tempos tô comendo meio mal, eu diria que minha alimentação é 70% limpa e 30% besteira. Até almoço e janto bem (arroz, feijão, muita salada, azeite), antes comia bastante aveia, mas ultimamente taquei o balde. Hamburguer artesanal, fritas e palha italiana 3x na semana (sim, esse é meu pós-treino kkk), nescau todo dia e algumas coisas mais.. 

Enfim, minha mãe enchendo o saco pra fazer exame falando que vou ficar diabético e não sei o quê (meu pai tinha diabetes tipo 2), e eu falando que o que causa diabetes são vários fatores de risco associados e não comer açúcar. 

 

Fiz o exame hoje, e deu:      (ps: fiz jejum de 10 horas.. e não sei se interfere - pra melhor ou pior -, mas não estou em casa, então ontem nem jantei e comi menos que o normal, mas comi o que tinha a noite, que era bolo, biscoito, salgado e suco).

 

Glicose: 89 mg/dl

Colesterol total: 175,0

Triglicerídios: 90,0

 

Estranhei o triglicerídios baixo af, sendo que tô comendo há meses igual um javali. A glicose, aparentemente, também está boa, né? tenho 24 anos. Engraçado que meu IMC me dá como obeso. kkk

 

Sei que pré-diabetes é só acima de 100, mas não sei se 89 é algo a se preocupar. 

 

Cheguei a conclusão que treino pesado compensa alimentação merda. Eu tô comendo lanche  3x na semana, doce todo dia, mas treinando tipo 7 a 10h semanalmente há um ano e deu tudo normal. E olha que não tô fazendo cárdio há 8 meses.

 

Also, pra não dizer que tudo está perfeito, minha hemoglobina e hematócrito deram um pouco abaixo. 

 

A hemoglobina: 12,6. O valor de referência é 13 a 18. Posso estar com anemia? Pesquisei no google e não fala nada a partir de quantos é preocupante. 

 

@Vecchio@surf

 

Meu mano, a glicemia em jejum funciona como uma espécie de "fotografia".

Para você eliminar suspeitas do impacto do lifestyle "lanche3x" (lembrei das séries FB3x kkk), melhor seria você fazer dois outros exames, que são a hemoglobina glicada e a insulina em jejum.

 

A hemoglobina glicada HbA1c é a mais foda e acusa, sem dó, a quantas anda o seu metabolismo de glicose. Se estiver dentro dos valores padrão (abaixo de 5.7%), esqueça essas preocupações, pois você tem só 21 anos e estes excessos de comidinhas delicinhas acabam sendo resolvidos com treino pesado e um cardio lazarento.

 

A insulina em jejum, embora funcione um pouco também como uma "fotografia" sua daquele estado, já dá uma noção de quanto o seu corpo está precisando trabalhar pra manter sua glicemia nesses 89 mg/dl.

 

Exemplo 1: você, com essa glicemia de 89 mg/dl e uma insulina de 9 uUI/ml, tá tranquilo, ou seja, sua sensibilidade à insulina tá boazinha e essas guloseimas andam sendo processadas pelo seu corpo de piá jovem sem problemas.

 

Exemplo 2: você, com essa glicemia de 89 mg/dl e uma insulina de 25 uUI/ml, embora leia do ladinho do exame que ainda é um valor de insulina considerado normal, saiba que seu corpo tá liberando bastante insulina para processar a glicose proveniente dessas iguarias que você anda curtindo aí. Sem mudar a conduta de treino e dieta, a situação costuma evoluir para um valor maior ainda de insulina e, quando o corpo já não dá mais conta de processar a glicose, ela começa a aumentar. E aí fica glicose e insulina altas. Daí, pra glicose passar de 99 pra 105, 110 mg/dl é um pulo. Porém, os fiadaputas falam assim: "nofffa... tá vendo...? sua glicose tá alta... gente... vamo entrar com metformina porque você tá pré-diabétiquinho...". E aí eu te pergunto: custava o cara pedir lá atrás um exame de insulina pra ser feito junto com o exame de glicose? É por isso que eu fico indignado.

 

Enfim, fazendo HbA1c e insulina, ambos em jejum, você poderá ter um panorama geral de sua situação.

 

Minhas apostas: num vai dar nada. E nem precisa vir me xingar aqui porque esses exames são baratinhos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...