Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glicemia elevada (102) mesmo com exercícios e dieta

magnifrozen

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal!

Tenho 18 anos e treino há 1 ano e meio. Inicialmente, comecei "gordinho" e fui para os 57kg com 2 meses de academia e dieta limpa. Com 6 meses de acad, cheguei aos 72kg e estagnei. Tinha um bf de 14% mais ou menos e estava comendo quase 3500cal. Dei uma parada nos treinos para focar em outras coisas, mas continuei comendo limpo(não as mesmas 3500cal) e cai para 63kg em 4 meses. Fiz exames de rotina e perfil lipídico/glicemia estavam excelentes, sendo que glicemia estava na casa dos 91 em jejum.

Voltei a treinar em dezembro e resolvi mandar hipercalórico por não conseguir comer mais a mesma quantidade de comida para não estressar nas contas de casa. Cheguei a tomar 2x ao dia o hiper da integral e, após fazer exames, vi que minha glicemia deu 102 em jejum, mas o resto estava excelente e sem quaisquer alterações.

Estudo para concurso e não posso ter glicemia alterada, mas não vejo motivo para tal... Cessei o hipercalórico e diminui bem os carboidratos/aumentei cardio.

Resultado: acabei perdendo um pouco da massa magra que eu já não tinha e agora, 2 meses depois do exame, fiz um teste de glicemia em jejum no posto perto de casa e bateu 99. Estava há 14h em jejum e o enfermeiro disse que estava ótima e brigou comigo falando para eu comer. Estou preocupado com esse valor, mas como limpo e estou querendo voltar aos 72kg, mas com medo de aumentar o carbo(220g atualmente) e alterar mais ainda a glicemia... Alguém tem alguma suposição do que pode ser? Seria melhor ir a um endócrino para dar uma avaliada? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Talvez tenha ocorrido alteração devido as 14h de jejum, mesmo que você não coma nada o seu corpo vai transformar gordura/proteina em glicogênio após 14h.

Para glicemia se não me engano é entre 8h~14h de jejum a média seria 12h de jejum.

Da mesma forma que também pode ocorrer alterações se no dia anterior você for em um rodizio e comer 52 fatias de pizza, mesmo respeitando o tempo em jejum. A refeição tem que ser leve a moderada.

Editado por Mr Nobody
Link para o comentário

1 hora atrás, Vecchio disse:

Sugiro fazer dois exames: hemoglobina glicada e insulina, ambas em jejum.

Difícil de se deduzir mais coisas com um resultado de glicose em jejum somente. Porém 102 e 99 mg/dL não são leituras boas. Na realidade é o limiar entre alguém normal e alguém pré-diabético.

No entanto é preciso ler em conjunto com os outros dois exames que citei.

Ideal a ser perseguido: insulina em jejum na casa das unidades, hemoglobina glicada abaixo de 5.0% e glicose em jejum no máximo em 85 mg/dL.

Consulte um endócrino pra dar uma olhada nisso. Estranho você ter esse volume de atividade, ter somente 18 anos e estar apresentando perebice de tiozão.

show! consultá-lo-ei para fazer esses exames e verificar. Fico angustiado e toda hora que vou comer penso em colocar mais proteína/gordura que o necessário a fim de diminuir o pico de insulina e tal. Valeu!

Link para o comentário

17 minutos atrás, magnifrozen disse:

show! consultá-lo-ei para fazer esses exames e verificar. Fico angustiado e toda hora que vou comer penso em colocar mais proteína/gordura que o necessário a fim de diminuir o pico de insulina e tal. Valeu!

Mano, cê tem 18 aninhos, meu velho! Você precisa de picos de insulina!

Compre um aparelhinho chamado Contour Plus e um jogo de umas 50 tirinhas. Pique a ponta de seus dedos antes de comer e duas horas após e monte uma planilha. Todas as leituras após você comer o que for, tipo três quilos de donnuts, deverão produzir, na sua idade, após duas horas, algo abaixo de 110 mg/dL, no máximo.

Em uma semana você esquece essas coisas.

Mas não deixe de ir ao endócrino pra desencanar. Se fosse diabetes tipo 1, já deveria ter dado problema até uns 10, 11 anos, bem criança ainda. Tem um outro tipo estranho, chamado diabetes tipo LADA, também chamado de diabetes tipo 1,5 onde a degeneração das células beta pancreáticas vai progressivamente ocorrendo, fazendo que ao longo de anos, a pessoa entre em um quadro de diabetes tipo 1.

Se eu deixei você meio cagado de medo, cumpri minha missão. Não brinque jamais com taxa de açúcar no corpo. Porém esqueça essa neura de pico de insulina.

Editado por Vecchio
Link para o comentário

1 hora atrás, Vecchio disse:

Mano, cê tem 18 aninhos, meu velho! Você precisa de picos de insulina!

Compre um aparelhinho chamado Contour Plus e um jogo de umas 50 tirinhas. Pique a ponta de seus dedos antes de comer e duas horas após e monte uma planilha. Todas as leituras após você comer o que for, tipo três quilos de donnuts, deverão produzir, na sua idade, após duas horas, algo abaixo de 110 mg/dL, no máximo.

Em uma semana você esquece essas coisas.

Mas não deixe de ir ao endócrino pra desencanar. Se fosse diabetes tipo 1, já deveria ter dado problema até uns 10, 11 anos, bem criança ainda. Tem um outro tipo estranho, chamado diabetes tipo LADA, também chamado de diabetes tipo 1,5 onde a degeneração das células beta pancreáticas vai progressivamente ocorrendo, fazendo que ao longo de anos, a pessoa entre em um quadro de diabetes tipo 1.

Se eu deixei você meio cagado de medo, cumpri minha missão. Não brinque jamais com taxa de açúcar no corpo. Porém esqueça essa neura de pico de insulina.

excelente! obrigado demais pela explicação. A tipo 1 é quase impossível mesmo, mas morro de medo de desenvolver a tipo 2 e não conseguir assumir o cargo... Vou procurar comer mais limpo ainda e melhorar nos cardios até ir ao endócrino mostrar os exames. Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário

É bem provável que você tenha algum grau de resistência à insulina já, mas por volta de 100 ainda está 'sob controle'.

'Comer limpo' e peso corporal infelizmente não dizem muita coisa.

Você tem gordura abdominal? Seja realista.

Pança - qualquer nível de pança acima do normal - é sinônimo de algum grau de resistência a insulina e pode dar glicemia elevada. Mesmo estando BEM longe de ser obeso.

Nesse caso, tua dieta ainda está errada. Independente de peso corporal ou quão limpo come (comer limpo é subjetivo demais).

Tirando isso eu cuidaria com uso de estimulantes (desde café até coisas mais fortes) de forma ininterrupta, por conta do cortisol.

Cortisol constantemente elevado = glicose caindo na corrente sanguínea toda hora = Inflamação, pança, resistencia a insulina, tudo isso mesmo sem ser obeso.

Link para o comentário

• Hipertrofia.org mudou o título para Glicemia elevada (102) mesmo com exercícios e dieta
11 horas atrás, Vecchio disse:

Sugiro fazer dois exames: hemoglobina glicada e insulina, ambas em jejum.

Difícil de se deduzir mais coisas com um resultado de glicose em jejum somente. Porém 102 e 99 mg/dL não são leituras boas. Na realidade é o limiar entre alguém normal e alguém pré-diabético.

No entanto é preciso ler em conjunto com os outros dois exames que citei.

Ideal a ser perseguido: insulina em jejum na casa das unidades, hemoglobina glicada abaixo de 5.0% e glicose em jejum no máximo em 85 mg/dL.

Consulte um endócrino pra dar uma olhada nisso. Estranho você ter esse volume de atividade, ter somente 18 anos e estar apresentando perebice de tiozão.

Me perdoe o amigo criador do tópico por usa-lo para tirar também as minhas dúvidas, mas me interessei no que o Vecchio disse.

Bom dia Vecchio, tudo bom?

Tenho exames recentes que indicam o seguinte:

Hemoglobina A1C (HbA1c)
Valores de Referência Hb A1c:: 5,2 %

INSULINA
Valores de referência: Resultado....: 2,0 µUI/mL   1,9 a 23,0 µUI/mL

GLICEMIA
Valores de Referência Resultado: 86,0 mg/dL Glicemia de jejum 65 a 99 mg/dL

Estes valores estão "aceitáveis"? Tenho 31 anos, 86 kg e algo próximo dos 15% de gordura corporal (É dai para menos)

Sei que é uma pergunta meio vaga, mas que meios eu usaria para conseguir chegar aos valores ideais? Ajuste mais preciso na dieta e mais treino aeróbico e musculação?

Melhorar esses marcadores, melhoraria no quê a minha saúde e qualidade de vida?

Obs: Treino aproximadamente 1 hora por dia de 6 a 7 x na semana, sendo um treino de musculação e outro de aeróbico. E meu consumo de açúcar é quase zero.

Editado por Luiz Menegheti
Add infos e correções
Link para o comentário

27 minutos atrás, Luiz Menegheti disse:

Me perdoe o amigo criador do tópico por usa-lo para tirar também as minhas dúvidas, mas me interessei no que o Vecchio disse.

Bom dia Vecchio, tudo bom?

Tenho exames recentes que indicam o seguinte:

Hemoglobina A1C (HbA1c)
Valores de Referência Hb A1c:: 5,2 %

INSULINA
Valores de referência: Resultado....: 2,0 µUI/mL   1,9 a 23,0 µUI/mL

GLICEMIA
Valores de Referência Resultado: 86,0 mg/dL Glicemia de jejum 65 a 99 mg/dL

Estes valores estão "aceitáveis"? Tenho 31 anos, 86 kg e algo próximo dos 15% de gordura corporal (É dai para menos)

Sei que é uma pergunta meio vaga, mas que meios eu usaria para conseguir chegar aos valores ideais? Ajuste mais preciso na dieta e mais treino aeróbico e musculação?

Melhorar esses marcadores, melhoraria no quê a minha saúde e qualidade de vida?

Obs: Treino aproximadamente 1 hora por dia de 6 a 7 x na semana, sendo um treino de musculação e outro de aeróbico. E meu consumo de açúcar é quase zero.

Você está na faixa de valores ideais!

Insulina de 2,0 uUI/dL faz de você uma máquina de assimilação de energia.

Seu HOMA-IR (glicose x insulina / 405) está em 0,4. Impecável!

Só continue fazendo o que você faz que tá bom demais.

hemoglobina em 5.2 também está ótima, pois o conjunto das três leituras demonstram isto. Por isso que é bom fazer os três exames.

Só repare uma coisa: não há a necessidade de se ter um consumo de açúcar próximo do zero, ok? Tudo o que ingerimos em termos de fontes de carboidratos vira - em pouco tempo ou com mais tempo - após seu processamento em: glicose, frutose e lactose. Logo, não é o fato de você ingerir o açúcar de mesa (sacarose = glicose + frutose) e sim os períodos de deficit, superavit e de manutenção.

Editado por Vecchio
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...