Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Estou retornando agora aos ferros, depois de uns bons meses parado. Por conta do tempo curto estou treinando em superséries, mas gostaria de saber se esse tipo de treino é adequado para quem tá começando.

Antigamente, treinava superserie ou fazia um HIIT pesado na bike ergométrica. Gostava muito. Otimizava tempo e o cardio ficava PICA.

Segue meu treino ABCD:

TREINO (ABCD)
A B C* D
PEITO COSTA PERNA BICEPS
OMBRO PANTURRILHA CORE TRICEPS
CORE      

Publicidade

Postado

Não há problema nenhum em treino com superséries para iniciantes, já que, durante o período de (re)adaptação, o indicado é usar pesos mais baixos para acostumar as articulações e tendões; e praticar o exercício com a execução mais perfeita possível. Conforme vc vai progredindo, vc pode notar que o superset vai tirar um pouco da sua força nos exercícios subsequentes, possivelmente prejudicando sua evolução. (Cada forma de treinar tem seus pros e contras, o superset economiza tempo e é mais cardiovascular)

Respondida a pergunta, gostaria de adicionar alguns comentários:

- Para iniciantes, é melhor fazer treinos de corpo inteiro, focando nos exercícios compostos e deixando os exercícios de isolamento um pouco mais de lado. No caso, não haveria necessidade de um dia só pra biceps/triceps. Poderia até ser um treino AB, pra diminuir a quantidade de exercicios por músculo em cada treino, pq o corpo do iniciante não aguenta 20 sets de uma musculatura só em 1 dia. Pode causar lesões, e não apresenta resultados para compensar o risco.

- Supersets podem ser feitos imediatamente após o término do exercício para focar a parte cardiovascular (exemplo: Supino > Remada > Descansa 2 min > Repete), mas também podem ser feitos com ~1 minuto de descanso pra não prejudicar muito o segundo exercicio (exemplo: Supino > Descansa 1min > Remada > Descansa 1 min > Supino...)

- Não ignore seus objetivos e preferências! Por mais que existam pesquisas indicando as formas de maximizar seus resultados, não adianta nada se vc desistir ou não der o máximo de si. Quando estamos fazendo algo que gostamos e com propósito (objetivo), temos a tendência de inconscientemente nos esforçar mais. Então precisa encontrar um equilíbrio do que vc gosta com o que é eficiente. Quanto mais estudamos, melhor conseguimos fazer essa avaliação.

Postado

Cara, eu acho que todo iniciante deveria começar pelos exercícios de base (agachamento, supino, remada curvada, desenvolvimento militar e terra). Criando uma boa base nesses e maturando um pouco o físico tu pode pensar em superset lá na frente...

Postado
4 horas atrás, João Outis disse:

Cara, eu acho que todo iniciante deveria começar pelos exercícios de base (agachamento, supino, remada curvada, desenvolvimento militar e terra). Criando uma boa base nesses e maturando um pouco o físico tu pode pensar em superset lá na frente...

Não existe imcompatibilidade alguma em fazer um superset com supino e remada curvada, por exemplo.

Postado
14 horas atrás, joethebeast disse:

- Para iniciantes, é melhor fazer treinos de corpo inteiro, focando nos exercícios compostos e deixando os exercícios de isolamento um pouco mais de lado. No caso, não haveria necessidade de um dia só pra biceps/triceps. Poderia até ser um treino AB,

Quanto tempo você indica seguir este treino AB, ou seja, qual o período de adaptação?

Estou pesquisando mais sobre essa divisão de treino. Mais tarde eu posto o que eu achei e o que vou fazer. Caso queira, eu aceito e até desejo algum conselho.

Não ignore seus objetivos e preferências! Por mais que existam pesquisas indicando as formas de maximizar seus resultados, não adianta nada se vc desistir ou não der o máximo de si.

Isso é verdade. Às vezes, a gente se coloca em situações difíceis, as quais ficam insustentáveis. Além do trabalho o dia todo e da minha rotina de estudos à noite, estou indo treinar pela parte da manhã. Não mudei muita coisa da minha rotina, apenas acordei 1h30min mais cedo.

Não há problema nenhum em treino com superséries para iniciantes, já que, durante o período de (re)adaptação, o indicado é usar pesos mais baixos para acostumar as articulações e tendões; e praticar o exercício com a execução mais perfeita possível. Conforme vc vai progredindo, vc pode notar que o superset vai tirar um pouco da sua força nos exercícios subsequentes, possivelmente prejudicando sua evolução. (Cada forma de treinar tem seus pros e contras, o superset economiza tempo e é mais cardiovascular)

Obrigado pela observação, sobretudo a parte de adaptação dos tendões e articulações.

Postado
14 horas atrás, João Outis disse:

Puts, cara. Eu queria. Infelizmente, estou lesionado da costa. Um haste que segura minha vertebra L5-S1 rompeu, e o osso escorregou para frente. Estou retornando aos treinos só agora. Fiquei uns 4 meses de fisioterapia. Então não posso fazer todo tipo de exercício, neste primeiro momento, é claro. 

Eu amo agachamento com barra e barra-fixa, mas não acrescentarei estes exercícos agora.

Como não estou com a ajuda de nenhum profissional, por questões financeiras, vou fazer só os exercícios os quais não forçem quase nada da região lombar e focar mais no CORE.

Com 2 dias de treino já me sinto muito mais forte e com a coluna estabilizada.

Postado

Como iniciantes não devem priorizar cargas, e sim a técnica, acho interessante montar as superséries (se optar por isso) entre os grupos convergentes:

Peito - ombros - tríceps

Costas - posterior de ombros - bíceps

Pernas e panturrilhas

Um dia só pra braços é desperdício. Treino bom é treino com exercícios básicos. Em quatro treinos semanais, tu pode adotar: ABCA BCAB CABC e assim por diante (repetiria sempre o primeiro treino da semana).

Postado
15 minutos atrás, Alex_83 disse:

Peito - ombros - tríceps

Costas - posterior de ombros - bíceps

Pernas e panturrilhas

Gostei dessa sua divisão. Acho que vou adotá-la.

Você aconselha utilizá-lo durante quanto tempo?

Quantos exercícios por grupo muscular?

Postado
4 minutos atrás, burntflowersfalllen disse:

Gostei dessa sua divisão. Acho que vou adotá-la.

Você aconselha utilizá-lo durante quanto tempo?

Quantos exercícios por grupo muscular?

Enquanto tu tiver evoluindo (em cargas e/ou repetições), pode seguir.

O volume (quantidade de exercícios e séries) é individual, não tenho como adivinhar. Vai ter que testar. A grosso modo, 6 a 9 exercícios, 3 a 4 séries cada, por treino.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...