Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tudo bem?

Treino a alguns anos porém nunca fiz uma periodização de treino, sempre vou alternando de acordo com o que acho necessário, mas nunca é algo programado.

Acontece que venho seguindo um treino híbrido desde o início do ano, com boas progressões de carga, e bons resultados no quesito hipertrofia, porém acredito que minhas pernas estão um pouco sobrecarregadas, recentemente comecei a sentir algumas dores no joelho em momentos aleatórios do dia, não chega nem a incomodar, mas eu sinto que tem algo errado, e normalmente quando acontece eu dou uma alongada e logo passa, acontece que juntamente a essas dores, não estou mais conseguindo progredir as cargas nos membros inferiores, em especial no agachamento.

Pensando apenas nos membros inferiores, eu julgaria sim ser o momento de um deload, porém, eu sigo progredimento muito bem nos superiores em geral.

Ai que vem minha dúvida, vale a pena encaixar um deload agora, ou devo esperar sentir sintomas de sobrecarga relacionados aos membros superiores e já fazer um deload focado na recuperação completa de uma vez?

Obrigado.

Postado

Depende da intensidade do seu treino. Se for muito intenso, dá pra fazer um deload de uma semana a cada ~2 meses.

Normalmente basta vc fazer um deload quando chegar a um platô. Ou já incorporar o deload com a alteração da sua série (é bom mudar tanto os exercicios como o rep range com certa frequencia; pode ser 3~4 meses). Aí já vai acostumando o corpo com os novos exercícios usando pesos menores.

Postado

Mano não sei se foi oq vc dizer dizer com "progressões de carga" com o peso(kgs) em si, mas cuidado ao fazer isso pois vc pode ir progredindo até chegar o ponto que suas articulações irão reclamar. Eu já fiz isso e não é o ideal. o ideal seria vc fazer realmente um deload, treinar mais cadeira extensora e flexora etc.. por 1 ou 2 semanas e depois ir progredindo as séries ao longo do mês e não a carga! Eu faço por exemplo 1° semana 10 series, 2° 15 series, 3° 20 séries, 4° 30 séries, 5° deload. agora se quer aumentar a força faça umas 2-3 semana focando nisso e volte ao treino de hipertrofia!

Postado

Não precisa complicar. Mantenha o treinamento simples. Se o problema está em sobrecarga articular de joelho e em platô no agachamento, faz deload só no treino de membros inferiores e bola pra frente.

Postado

Seguinte, quando trabalhando com bastante carga nas series, realmente é bom fazer deload de vez em quando, dependendo da intensidade 1 semana a cada 3.

Se você estiver agachando muito em com muita frequencia, vc precisa fazer volume compensatorio no posterior de coxa, isoquitibiais.
Ai você pode usar flexão de joelho(maquina/cabo/elastico), flexão nordica

Se vcê está usando o exato mesmo movimento de agachamento com muita frequencia pode gerar lesões de esforço repetitivo.
Varie tipos de agachamento e espace mais o agachamento pesado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...